RBS Tv visitou propriedade dos Estanieski
A família Estanieski recebeu em sua propriedade, no dia 04 de janeiro, a jornalista Sabrina Ongaratto e o cinegrafista Leonardo Silva da RBS TV. A equipe de reportagem queria informações sobre a diversificação de culturas em Dom Feliciano/RS.
A Prefeitura soma cinco programas e inúmeras ações, buscando possibilitar alternativas de renda aos produtores de tabaco do município. Os investimentos nessa área chegarão a R$ 1 milhão, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário.
“Existe uma tendência internacional para a redução do fumo”, explicou o prefeito Clênio Boeira da Silva. ”Preocupamo-nos em implementar políticas sérias para que Dom Feliciano não dependa apenas da fumicultura”.
O patriarca dos Estanieski, Isauro - que divide o trabalho da lavoura com dois filhos casados, Juarez e Jairo - pretende gradualmente parar com o cultivo de fumo e se dedicar ao plantio de beterraba, tomate, ervilha, milho, pimentão, pepino, uva, criação de peixe, entre outros.
Ainda conforme o prefeito Clenio, há 2,5 mil produtores de fumo no município, sendo que 150 já participam de algum programa de diversificação. Em conjunto com a COOPACS- Cooperativa Agropecuária Centro-Sul, a Prefeitura constrói estruturas para beneficiamento das produções e adquire transporte apropriado. A meta é abrir mercados fora do município. ”Estimamos que, em cinco anos, teremos mil famílias, produzindo alimento”, disse o prefeito.
Prefeitura de Dom Feliciano
Belíssima iniciativa do sr. prefeito de Dom Feliciano. Na realidade ele está se adiantando a uma situação que em breve muitos municipios do RS terão de se adaptar.É sabido que a tendencia mundial é a diminuição do consumo do cigarro,portanto cai o platio do tabaco.E em Camaquã o que o sr. prefeito está fazendo a respeito? Não esta na hora de iniciar algum trabalho de concientização ao menos com nosso colono?
ResponderExcluirMais uma bela postagem do amigo Juares. Parabens garoto.Abração.
ResponderExcluirMais uma prefeitura que o Partido dos trabalhadores administra na região e da certo , 1ª foi São Lourenço do Sul agora Dom Feliciano. Quando é que vai chegar a vez de camaquã??
ResponderExcluirParabens pelo belo trabalho a toda familia.
ResponderExcluirParabens pelo belo trabalho a toda familia.
ResponderExcluir