quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Incêndio destrói casa noturna em São Lourenço do Sul

Compareceram no início da manhã desta quarta-feira (29/02), duas guarnições da Brigada Militar e o caminhão pipa da prefeitura local, na Av. Nonô Centeno, bairro Avenida, São Lourenço do Sul/RS, em uma casa noturna, onde as dependências do prédio estavam em chamas.
Segundo informações dos PMs o sinistro ocasionou perda total do prédio, mas felizmente ninguém ficou ferido.
O fato foi registrado na Delegacia de Polícia, onde está sendo investigado a causa do incêndio, podendo segundo a vítima se tratar de ato criminoso.

Garota Verão 2012 - Etapa Regional RBS TV/Pelotas

Saem as oito classificadas para a grande final estadual em Capão da Canoa.


Foi realizado no dia 25, às 15 horas na Praia do Laranjal a etapa regional do Garota Verão da RBS TV Pelotas. Participaram do evento 34 candidatas, entre elas duas de Camaquã. Destas, oito foram classificadas para a grande final estadual em Capão da Canoa nos dias 1, 2 e 3 de março. As classificadas são:


1. Garota Verão Praia das Ondinas, VANESSA DE OLIVEIRA CONTREIRA, 18 anos, 1,75 altura, manequim 38.

2. Garota Verão Praia do Laranjal, ÁLICI DE JESUS MEDEIROS, 15 anos, 1,73 altura, manequim 36.

3. Garota Verão Arroio Grande, VANESSA MARTINEZ DA SILVA, 17 anos, 1,66 altura, manequim 38.

4. Garota Verão São Lourenço do Sul, ALÉXIA MONTEZUMA LOPES, 16 anos, 1,74 altura, manequim 36.

5. Garota Verão Praia das Ondinas, DÉBORAH SANTOS DA ROCHA, 17 anos, 1,76 altura, manequim 36.
6. Garota Verão Balneário Valverde, MÔNICA BRUNO FONSECA, 17 anos, 1,74 altura, manequim 38.
7. Garota Verão Santa Vitória do Palmar, JÉSSICA DE ALMEIDA PEREIRA, 17 anos, 1,70 altura, manequim 36.
8. Garota Verão Praia do Hermenegildo, MAYARA PEÑA DE SOUZA, 17 anos, 1,70 altura, manequim 36.

 


Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã com informações do Blog do Juares
Fotos: Divulgação

Plantão da Polícia Civil de Camaquã - 28.02.2012


A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Camaquã registrou durante esta terça-feira (28/02), cerca de 35 ocorrências das quais destacam-se:

Luis Rodrigues registrou que no dia 28, por volta das 16h, constatou que foi furtada sua bicicleta, com a amortecedor dianteiro e traseiro, aro 26 cor preta e amarela, a qual estava no interior da empresa em que trabalha, sendo que não estava cadeada.

Neimo Ribeiro registrou que no dia 28, por volta das 07h30min, constatou que de sua propriedade rural na localidade de Passo do Capitão Jango, foram furtados e carneados um novilho e uma novilha, ficando no local as cabeças e vísceras dos animais. A vítima esclarece que os animais não estavam em condições de serem carneados, pois estavam doentes.

Onildo Longaray registrou que no dia 27, por volta das 20h, constatou que foi furtado de seu estabelecimento comercial na rua Marcilio Dias, o hidrômetro da Corsan, sendo o equipamento retirado através do uso de chaves, pois não ocasionaram dano aos canos.

Jonathan Barão registrou que no dia 27, por volta das 18h, emprestou sua bicicleta a um amigo de pré-nome Alexandre, sendo que quando este passava em frente à entrada da vila Assomuca, foi abordado por um homem, armado com uma espingarda, o qual anunciou o assalto e roubou a bicicleta. A Polícia Civil esta realizando investigações a respeito do fato e já possuiu a identificação do autor do roubo, o qual esta sendo procurado.

Prefeitura de Camaquã inicia obras para construção de campo de futebol onze

Por meio de determinação do prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, a quadra de areia junto ao Ginásio Municipal de Esportes será transformada em um campo de futebol onze, atendendo a uma antiga reivindicação dos atletas desta modalidade que contam hoje apenas com os gramados do Guarany e da Cohab. 

O projeto, previsto para 2012, teve inicio esta semana com a retirada das árvores pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura. “Este projeto proporcionará mais uma opção de lazer à comunidade e quem sabe até o surgimento de um novo campeonato”, cogita o secretário municipal de Desporto e Juventude, Gelson Gouvêa.



Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã com informações do Blog do Juares
Fotos: Mayara Farias

Datas Comemorativas

29 de Fevereiro de 2012 - Dia que caracteriza o Ano Bissexto.


O ano bissexto serve para sincronizar o ano-calendário com o ano solar.

Ano bissexto é aquele que possui um dia a mais do que os convencionais 365 dias. No calendário gregoriano, o dia extra é incluído a cada 4 anos, sendo adicionado no mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias. O ano bissexto ocorre pelo fato de que o ano-calendário convencional possui uma pequena diferença em relação ao ano solar. Enquanto que no primeiro, o ano dura 365 dias para se completar; no segundo, dura 365,25 dias. 

Esses 0,25 corresponde a um quarto de um dia. Portanto, a cada quatro anos existe a diferença de um dia em relação ao calendário convencional e solar. Esse dia é justamente o que caracteriza o ano bissexto. 

Na verdade, o dia extra que serve como sincronismo não é o dia 29 de fevereiro, como a maioria das pessoas pensa, mas sim, o dia 24 do mesmo mês. 

O ano bissexto passou a ser adotado em 238 a.C. no Egito, por Ptolomeu III (246-222 a.C.). O mesmo surgiu a partir da necessidade de sincronizar os dias do ano, uma vez que qualquer discrepância no calendário poderia afetar a agricultura, a base da economia dos povos antigos. 

Alguns pensam que o nome “bissexto” é dado pelo fato de tal ano possuir 366 dias, o que não é correto. Na verdade, Julio César optou pelo mês de fevereiro e escolheu “fazer um bis” ou “duplicar” o dia 24, chamando-o de “antediem bis-sextum Calendas Martii”. Foi assim que surgiu o nome “bissexto”. 


Brasil Escola

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Fotos desfile Apito de Ouro de Tapes - Carnaval Camaquã/RS - 26.02.2012

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 







 

O uso das fotos produzidas pelo Blog do Juares é livre, mas de acordo com a legislação em vigor, é obrigatório registrar o crédito da foto. Juares da Luz / Blog do Juares.

Camaquã entra na disputa pela instalação de montadora de caminhões no Rio Grande do Sul


No dia 1º de fevereiro, em agenda conjunta do vereador José Carlos Copes e o Prefeito de Dom Feliciano, Clênio Boeira,  com o representante da Casa Civil, Inácio Fritzen, e logo em seguida com o coordenador da assessoria superior do governo, João Victor Domingues, reuniram-se para tratarem da vinda da montadora chinesa, que deverá ter uma linha de montagem de caminhões. Segundo as informações do prefeito Ernesto Molon, os representantes da montadora estiveram prospectando uma área onde seriam as futuras instalações. Camaquã disputa com Santa Maria o investimento. 
 










No dia 27 de fevereiro, o vereador José Carlos Copes, apresentou um pedido de que, após ouvir o Plenário, seja encaminhada correspondência ao Governador Tarso, manifestando unidade política da Câmara de Vereadores, no sentido de acumular forças para atrair o investimento. "Tenho fé de que podemos trazer este investimento que mudará nossa realidade e desenvolverá Camaquã em muito. Assim como fizemos todo o esforço para a vinda do Ifsul, passando por cima de todas as diferenças políticas que poderiam haver, neste momento também estamos juntos num só propósito, que é trazer a montadora Chinesa para território camaquense", afirmou Copes.

Na íntegra o pedido de Ouvido do Plenário, aprovado por unanimidade.
                                                                                  
Senhor Presidente: 
 
Ao cumprimentá-lo, o Vereador José Carlos Copes do Partido dos Trabalhadores (PT) solicita que, após Ouvido o Plenário, para manifestar a unidade política desta Casa, seja encaminhada correspondência ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Rio Grande do Sul, nos seguintes termos:

CARTA AO GOVERNADOR                                                      
 
"Senhor Governador Tarso Genro, 
 
Utilizamo-nos deste expediente, para apresentar a Vossa Excelência, em nome do município de Camaquã, o interesse de que o investimento chinês de uma montadora de caminhões, que prospecta instalar-se em nosso estado, possa ocorrer em Camaquã.
 
Há uma unidade de ação administrativa e política se constituindo na Região Centro-sul, para que se viabilize aqui este investimento.
Nós, do Partido dos Trabalhadores, solicitados pelo Prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, já fizemos diversas interlocuções com o vosso Governo.
 
Em 1º de fevereiro, com a Assessoria da Casa Civil e na Assessoria Superior da Coordenação de Governo, com o Secretário João Victor Domingues, apresentamos a demanda e buscamos aconselhamentos. Acompanhou a Executiva do PT de Camaquã, o Prefeito de Dom Feliciano, Clênio Boeira, Presidente da Associação de Municípios da Região Centro-sul, Acensul.
Em 9 de fevereiro de 2012, no Gabinete do Vice-governador Beto Grill, a Prefeitura de Camaquã apresentou o projeto e solicitou o apoio, baseado nas atribuições da vice-governadoria, de agir nas reduções das desigualdades regionais. Estiveram presentes os representantes brasileiros dos investidores, assessores da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Prefeito de Camaquã Ernesto Molon, Vice-prefeito em exercício Nelson Devantier, Presidente da Câmara de Vereadores Renato Dillmann, Secretário de Desenvolvimento de Camaquã Clóvis Rodrigues, Assessor da Prefeitura Marcelo Heiden Monser, além deste vereador.
 
Em 27 de fevereiro, fomos recebidos na Secretaria de Desenvolvimento e Promoção de Investimento pelo Secretário Mauro Kinijnik, onde fomos muito bem recebidos. Fizemos encaminhamentos e recebemos orientações no sentido de avançar na conquista do investimento. Presentes novamente a mesma caravana, agora acrescidos da presença do Prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes.
 
Sabemos das dificuldades e dos interesses que precisam ser contornados, para que nosso Estado obtenha este investimento, mas para além disto temos a expectativa que, em ocorrendo, Camaquã possa estar na disputa, com políticas adequadas para o desenvolvimento da metade sul, que V. Exa. vem coordenando muito bem".    
       .
                                                        Camaquã, 27 de fevereiro de 2012.

                                                        Atenciosamente,
Engº Agron. José Carlos Copes 
Vereador do PT  
 
Fonte e fotos: Copes Camaquã