sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Gerentes regionais da CEEE e lideranças da Zona Sul reunem-se em São Lourenço para tratar a problemática da energia elétrica na região

O Governo Municipal se empenhou nos últimos anos para aumentar a capacidade de energia no município, fruto disto foi a ampliação da subestação. Porém, o interior ainda enfrenta problemas com o abastecimento de energia elétrica. Preocupado com as faltas constantes de energia na zona rural, o Prefeito em exercício, Daniel Raupp, reuniu-se na tarde desta sexta-feira (10/02), com o presidente da FETRAF-SUL/CUT e vereador, Luiz Weber, o Prefeito de Arroio do Padre, Jaime Starke, Prefeito de Turuçu, Ivan Scherdin, Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Gilmar Lüdtke, o gerente regional da CEEE Sul/Pelotas, Fabrício da Silva Oliveira e o gerente regional da CEEE – Centro Sul, Marco Genaro Wolowski.

Durante a sexta-feira (10/02), agricultores de São Lourenço do Sul realizaram uma manifestação, interrompendo a BR 116 e a RS 265. Os agricultores reivindicaram a disponibilidade de uma maior carga na rede elétrica, assim como um aumento na quantidade de funcionários para atender os casos de urgência, limpeza e manutenção nas redes existentes e um empenho maior da CEEE para substituir as redes que se encontram sucateadas.

A má qualidade e inconstância no fornecimento de energia vêm impossibilitando o funcionamento dos equipamentos, principalmente os resfriadores de leite e estufas elétricas para o armazenamento e secagem de fumo, ocasionando prejuízos à comercialização do produto. A situação tem se agravado na região nos últimos 60 dias. Audiências públicas referentes a essa questão já foram realizadas, e neste momento os agricultores cobram das partes competentes uma solução para o problema.

O gerente regional da CEEE – Centro Sul Marco Genaro Wolowski destaca as dificuldades da companhia para realizar a manutenção em determinadas regiões. Também espera suprir as necessidades do município e prevê um investimento de 25 milhões de reais na região em 2012. A CEEE anunciou ainda que já tem recursos garantidos para a execução de um projeto de recondicionamento de rede, com previsão de início até a metade deste ano. Nesta momento estão sendo realizados os últimos ajustes e adequações no projeto. A CEEE espera normalizar o atendimento ainda durante o primeiro semestre de 2012.

O Prefeito em exercício Daniel Raupp destaca a importância destas melhorias no abastecimento da energia elétrica para o aumento da produção agrícola do município. “O Governo Municipal, sensibilizado com a situação dos agricultores, que acarreta enormes prejuízos para a economia do município, não medirá esforços para batalhar por recursos que possibilitarão uma qualificação na infra-estrutura. São novas tecnologias que incrementam a agricultura familiar, que é muito dinâmica no município, mas que sem energia elétrica ficam impossibilitadas de funcionar. Estamos solidarizados com o movimento na busca de uma solução para este problema.” – declara Daniel Raupp.

O prefeito de Arroio do Padre, Jaime Starke e o Prefeito de Turuçu, Ivan Scherdin salientam a necessidade da união entre os municípios, pois o problema no abastecimento de energia no interior é generalizado, e as consequências atingem toda a região.

Na manhã de terça-feira (14/02), representantes de toda a região estarão reunidos com a Secretária Geral de Governo, Míriam Marroni. Durante a tarde serão recebidos pelo Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque para debater soluções para o problema. 
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Lourenço do Sul 

Nenhum comentário:

Postar um comentário