João Carlos Machado, prefeito eleito em Camaquã. Foto: Juares da Luz/BJ |
O pedido foi entregue à justiça pelo Ministério Público Eleitoral no fim de semana com o objetivo de cassar a candidatura do Prefeito eleito de Camaquã, João Carlos Machado, do PP, e do vice, Paulo Roberto Mecca, do PMDB. A ação também pede que fiquem inelegíveis o atual Prefeito, Ernesto Molon, e os secretários de Saúde, Reges Kulczynski, e de Trabalho e Ação Social, Marizabel Giacomuzzi. O motivo é o uso da máquina pública em favor de Machado. Entre as acusações está a entrega de certificados de propriedade para famílias que vivem em áreas irregulares, propaganda ilícita por meio de vídeos exibidos em órgãos públicos e compra de votos com a distribuição de cestas básicas. O Promotor Eleitoral de Camaquã, Ricardo Lazzarin, afirma que os fatos são suficientes para a cassação.
- Não tive dúvida de que houve uso da máquina pública favorecendo a coligação a que pertence o candidato João Carlos e o candidato Mecca. Por falta de lisura nesse pleito. A democracia restou maculada.
O Prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, disse que ainda não foi notificado da ação, mas negou todas as irregularidades.
- Três bobagens! Mas faz parte. Quando eu me elegi, muitas acusações me fizeram de uso da máquina. Eu não sou marinheiro de primeira viagem, não estaria favorecendo o candidato. Claro que quem ganhou a eleição era apoiado por mim, mas eu não usaria de maneira nenhuma.
O candidato João Carlos Machado, que já administrou a cidade e foi secretário da Agricultura no governo Yeda Crusius, também repudiou as acusações.
Clicrbs
- Não tive dúvida de que houve uso da máquina pública favorecendo a coligação a que pertence o candidato João Carlos e o candidato Mecca. Por falta de lisura nesse pleito. A democracia restou maculada.
O Prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, disse que ainda não foi notificado da ação, mas negou todas as irregularidades.
- Três bobagens! Mas faz parte. Quando eu me elegi, muitas acusações me fizeram de uso da máquina. Eu não sou marinheiro de primeira viagem, não estaria favorecendo o candidato. Claro que quem ganhou a eleição era apoiado por mim, mas eu não usaria de maneira nenhuma.
O candidato João Carlos Machado, que já administrou a cidade e foi secretário da Agricultura no governo Yeda Crusius, também repudiou as acusações.
Clicrbs
É uma pena que não vai dar em nada, porque se Camaquã e sua comunidade fosse uma cidade séria, seu povo não se venderia como se vende toda eleição. Se essa cassação sair ae acreditarei em uma camaquã melhor.
ResponderExcluirMenina Bonita! o Povo tem o governo que mereçe, não vota em trabalho, projetos, mas vendem a sua consciência por favores no momento eleitoral e não estou falando a nível de prefeito, por favor parem de usar os órgãos públicos para seu próprio interesse!
ExcluirTomara que a Justiça não deixe a desejar.
ResponderExcluirJá começaram a assar a coruja pelada?
ResponderExcluirGOSTARIA DE SABER, SE ISSO ACONTECER COMO FICA?É FEITA NOVAS ELEIÇOES COM NOVOS CANDIDATOS OU ASSUME O CANDIDATO QUE FICOU EM SEGUNDO?
ResponderExcluirComo o candidato eventualmente cassado não obteve mais de 50% dos votos, não acontecerá nova eleição, assumindo o 2º colocado.
ExcluirPerfeito !! É isto mesmo .. Falou e disse o anônimo anterior !!!
ExcluirNos camaquenses estamos com voce joao carlos,se o povo quiz q tu fosse nosso prefeito e assim q vai ser. Boa sorte.
ResponderExcluirNos camaquenses não, pois se juntar a votação do Copes e do Fábio, o sr João Carlos obteve + de 50% de rejeição, fale por ti e não pelo povo camaquense.
ExcluirNos camaquenses não, se analisar os números da eleição sem visão partidária, vera que o João Carlos teve mais de 50% de rejeição(soma dos votos de Copes + Renner) portanto a maioria da população quer mudança,e não aprova a atual maneira de governar.
Excluirnão todos afinal com toda compra referida acima, só 693, pra outra coligaga achas que foi o povo quem decidiu assim? ou a maquina!
Excluirta ai a irregularidade se justiça existe q seja feita eles fizerma a mesma coisa com o ex prefeito josé cândido agora tem q ser feita contra eles.Compra votos é crime eleitoral e tem q ser investigado a fundo vamos ver no q vai da tomara q no fim qem ganhe seja o povo de camaquã
ResponderExcluirbom q bom q a jusitça cassasse mesmo esses compradores de votos isso é crime eleitoral o voto tem q ser expontaneo
ResponderExcluirpelaram a coruja mas nao mataram
ResponderExcluirQuando era o tio Zé que fazia isso eram os primeiros a criticarem,agora fazem a mesma coisa,nada como um dia após o outro,parece cidade de coronéis.Como está á coruja? pelada,assada, torrada, queimada,incinerada ou toda borrada?
ResponderExcluirSe a Coruja caísse na Mao do Joaquim Barbosa ( o Homem da Capa Preta) aí ela estaria assada, mas como não vai ser assim ela vai sair voando...
ResponderExcluirainda tem gente k acha que eles nao comprarao voto aissim, sao cego ou se fazem. se ainda se pode confiar em justiça que seja fita
ResponderExcluirPENSO QUE O SENHOR JOÃO CARLOS NÃO FOI INFORMADO DO SIMBOLO DA CORUJA ,POIS TEM DOIS MOTIVOS:QUE É UMA AVE QUE DEVEMOS CUIDAR. É O SIMBOLO DO RG do SUL E DO MAGISTÉRIO,QUEM SABE É ESTE QUE MAIS FOI ESQUECIDO,POIS ALEM DOS ALUNOS TEREM QUE PASSAR MUITOS SEM SABER LER, OS PROFESSORES COITADOS ESQUECIDOS...MAS VAMOS AGUARDAR .....
ResponderExcluiriiiai!!! queremos ver está coruja torrada no espeto,
ResponderExcluirmas tem que ser de uma vez....kkkkkkkkkkkkkkkkk haaaahahahahahahah heheheheheheh hihihihihi
huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu torra CORUJA
Estou com você João Carlos, INTRIGA da oposição, vão tentar tudo para te tirar, mas és correto, e no final vai dar tudo certo.....
ResponderExcluirPT NAO SEJAM MAUS PERDEDORES, NAO VAMOS NOS ESQUECER QUE O MAIOR JULGAMENTO SOBRE CORRUPÇAO ESTA ACONTECENDO AGORA O VULGO MENSALÃO DO PT.......
ResponderExcluirAté parece que politicos não são todos iguais,visam só seus próprios umbigo.
ExcluirMensalao que graças a Deus, esta sendo julgado e vai punir poderosos pela primeira vez na nossa historia. Mas mensalao do Pt nao, de toda uma classe politica corrupta, facciosa e venal, que inclusive tem como reus varios integrantes de outros partidos que venderam seus votos e sao tao corruptos como os que os compraram. Dentre essses, tem varios inclusive do PP, que a nivel nacional apoiou o governo Lula e seus desmandos. Que sejam punidos todos os corruptos, que nao sao privilegio de nenhum partido. Estao por todo canto, comprando votos e vendendo os interesses do cidadao.
ExcluirAI q falta que faz o tio Zé!!!!
ResponderExcluirBom dia!!! povo de Camaquã, ñ devemos nos preocupar com isso,mas sim com uma Camaquã melhor, com mais educação, saúde, segurança... e ñ com intrigas partidarias, q até agora ñ senti nenhum candidato realmente comprometido!!!! fica a dica!!!!
ResponderExcluirPorque tem comentários que não são divulgados?
ResponderExcluirComentários que ferem a honra e a moral das pessoas em hipótese alguma são publicados e alguns anônimos são publicados, e todos com identificação pessoal (nome completo), bairro e cidade são publicados. veja bem, como pode-se chamar uma classe de "corja", "corruptos", entre outro adjetivos pejorativos, sem nem aos mesmo se identificar. A responsabilidade é do Blog do Juares.
Excluircomo ficou as sextas basica encontradas no veiculo e patio da prefeitura??? se houve comrpa de voto a justiça tem q ser feita... camaqua tem q mudar.... cade a lei da ficha limpa???
ResponderExcluirO que é mais chato? perder a eleição ou ganhar e ter que sair?
ResponderExcluirApós o veredicto, quem assumir terá que fazer uma grande reflexão e promover a mudança que a população Camaquense está solicitando, se analisarmos os números da eleição sem visão partidária, vemos que o João Carlos teve mais de 50% de rejeição(soma dos votos de Copes + Renner) portanto a maioria da população quer mudança,e não aprova a atual maneira de governar.
ResponderExcluirEm vez da busca pelo poder, gostaria de ver a busca por justiça. Moral e etica so sao verdadeiros quando sao capazes de cortar a propria carne. Enquanto nao tivermos a capacidade da imparcialidade, estaremos condenados a miseria moral que caracteriza a nossa politica. Vereadores marcando consultas medicas e uma vergonha imoral, e desmoraliza e humilha a nossa cidade. E isso e de conhecimento publico e ocorre faz tempo. Que esses senhores tenham um minimo de compostura, e saiam da vida publica imediatamente, pela porta dos fundos. E os vereadores nao participantes, porque nao tomaram atitude alguma... Ate os cachorros da rua sabem que isso existe, porque tanto corporativismo... Voces todos maculam a democracia. Precisamos de politicos serios, comprometidos com os interesses da populaçao. Marcar consultas e atribuiçao do executivo, atravez de funcionarios concursados e preparados. E que nos tenhamos a coragem, assuma quem quer que seja, de exercer a nossa cidadania, fiscalizando e cobrando a aplicaçao de um dinheiro que e nosso e deve ser usado de forma imparcial para atender as demandas do bem comum. Pagamos muitos impostos e merecemos mais que essa montanha de sujeira. Nossos direitos nao sao esmolas e nao podem ser usados como moeda de troca. Alternancia no poder e saudavel, desmancha estruturas viciadas e corrompidas. E afasta pessoas que por se acharem donas, passam a confundir, de maneira grosseira e perigosa, oque e publico e oque e privado. Parabens ao ministerio publico e a seu corajoso e competente promotor, e confiança na justiça, ultimo salvaguarda para o cidadao de bem.
ResponderExcluirO mensalao nao e do pt. Ele investiga os desmandos do governo e a compra de apoio parlamentar. Entre os reus tem varios do PP tambem, acusados de vender seus votos e dar apoio ao governo que inclusive, a nivel federal, apoiam e integram. Nao sejam demagogos. Puniçao para todos, corruptores e corrompidos, independente de partido. La e aqui! Etica e moral nao sao favores, sao obrigaçoes. Parabens ao ministerio publico e fe na justiça. A lei e para todos.
ResponderExcluirAs manifestações acima, e todas com as suas devidas propriedades, estão aí para serem refletidas, e consequentemente dirimir as dúvidas de todos os cidadãos, estabelecidas pelos próprios atos de seus praticantes, ou seja, ações estas pensadas,talvez até com um certo cuidado, porém praticados,e isto é o que deve ser medido,isto é o CERNE da quetão, certo ou errado, aconteceu !! Por isto sejamos coerentes, estamos em um estado democrático/republicano/federativo, e isto por sí só terá sua repercussão !! Aguardamos !!
ResponderExcluirCom relaçao ao episodio lamentavel das marcaçoes de consultas na camara municipal: Oque vao fazer os vereadores, vao deixar por isso mesmo, fazendo de conta que nao e com eles... A sociedade merece uma explicaçao, e os senhores vereadores nao participantes devem buscar da-la, com urgencia. Seria vergonhosa a omissao do nosso legislativo. Instalem ja uma CPI, ou seja la oque for, mas se pronunciem sobre o caso, sob pena de serem classificados como corporativistas, omissos ou cumplices. Tenham o devido respeito conosco, que os elegemos e pagamos os seus salarios.
ResponderExcluirSei que os animos estão quente nessa parte do pleito eleitoral, mas sim a justiça será feita, mas digo sim as pessoas que são rancorosas tem que pensar o a ração e não situação, pois falam que o senhor JCM comprou votos, mas ei a questão, o senhor Copes fez um jantar no CTG e nada foi dito, alias deu o jantar onde um cidadão do executivo estadual pediu voto, não é crime tambem ??? Pois bem para a gente jugar os outros tem que olhar primeiro para si mesmo não é ? Fato que o JCM é familia e anda de cabeça erguida.
ResponderExcluirO SR esta muito enganado. Crime e usar dinheiro publico e a maquina publica. Manifestaçoes de apoio, de qualquer pessoa, ocupe o cargo que ocupar, tambem nao e crime, e direito de expressao, garantido por lei a qualquer cidadao. Oque nao pode ser confundido, e aqui se confunde muito, e o que e publico e oque e privado.
ExcluirOque vao dizer os veradores... Que nao marcavam consultas... Desculpem, mas vai soar como deboche a justiça, os fatos sao publicos e um promotor competente e experiente nao faria denuncia sem provas. Vao dizer que faziam para ajudar as pessoas... Estarao confessando crime eleitoral, visto que nao e atribuiçao de vereadores e fere o principio da igualdade. Como ficam as pessoas que buscam atendimento madrugando em filas para conseguir uma ficha, e nao raras vezes voltam para suas casas sem conseguir, pois existem fichas reservadas para vereadores atenderem seus eleitores... Que sinuca de bico, vereadores... A justiça nao vai lhes dar um salvo-conduto para agirem acima da lei. Alem de ilegal, o que aconteceu é imoral. Parabens ao MP. E fé na justiça.
ResponderExcluiracho que tem que caçar pois os ricos de camaqua acha que o machado e um Deus e ninguem toca neles
ResponderExcluirSe tudo que aconteceu aqui nao der em nada, fica dificil acreditar em justiça. Muito perigoso o povo deixar de acreditar nas instituiçoes. Mentiras deslavadas como dizer que as cestas basicas vieram da defesa civil, desmentidas categoricamente, e as fotos do caminhao da prefeitura com os pacotes de um mercado aqui da cidade. E os vereadores da situaçao, que fizeram mais de 5.000 votos, fazendo campanha para o JCM, todo mundo sabe que sempre marcaram consultas na camara. As pessoas iam na secretaria da saude e eram mandadas pra lá. A gente chegava na camara e tinha fila de pessoas. Como fica, vao negar... Soa como confiança na impunidade e deboche a justiça. Nao quero acreditar que a justiça va dar salvo conduto a todas essas aberraçoes. A lei é igual para todos. Justiça, por favor, nao falhe!
ResponderExcluirO meu voto sempre é do João Carlos Machado. Isso é coisa de gente baixa tentando ser como o João, coisa que nunca vão ser...
ResponderExcluirSe o povo escolheu o Machado ,quem sou eu pra descordar
ResponderExcluirDale camaquenses, visita o meu blog aqui O http://dowloadsss.blogspot.com
Eu acho que o povo não escolheu João os otarios se venderam e nesta a gente se ferra junto.
ResponderExcluir