quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Projeto “Arte é Vida. A Arteterapia na Qualidade de Vida” no Museu Divino Alziro Beckel

Durante essa semana, o Museu de Camaquã Divino Alziro Beckel, está recebendo a exposição do projeto “Arte é Vida. A Arteterapia na Qualidade de Vida”. O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cristal na Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Becker, situada no 4º distrito do município de Cristal, e foi desenvolvido com 33 alunos do sexto ano da escola no período de junho a novembro de 2011, com a coordenação da professora de Educação Artística, Eloísa Caldasso Becker.

O primeiro passo do projeto foram passeios pelos pontos turísticos do município. Após, foram desenvolvidos desenhos em papel A4, finalizando com a pintura em uma tela de 30 cm x 40 cm, com o tema Cristal em Luzes e Cores utilizando a técnica de luz e sombra e a montagem com mais de uma imagem.

A coordenadora salientou que a arte é um processo terapêutico e enriquecedor, possuindo uma conexão com Deus. E ainda que, durante o desenvolvimento do projeto, foram observados acentuados valores de coleguismo, amizade, colaboração, gentileza, fé, doação e gratidão, entre outros. “A minha função como educadora em artes converte-se em desenvolver a descoberta do eu e a profundidade da expressão de meus alunos, utilizando práticas e vivências para trabalhar os bloqueios, utilizando a expressão artística para estimulá-lo a exprimir, sem receios, sem censuras, sem se importar com o talento ou capacidade criativa, seus sentimentos e emoções. A arte está profundamente ligada ao desenvolvimento mental e criativo do aluno, isso lhe dá prazer”, afirmou.

Para a aluna Rafaela Lacerda, a experiência foi muito válida, pela colaboração de um com o outro e a superação. Já, Fábio Podewils Dame destacou que não imaginava que iria conseguir realizar a pintura. “Nós não tínhamos noção de como fazer uma pintura e hoje tenho orgulho de minha tela”, ressaltou. E João Pedro Lacerda Machado destacou a emoção de ver pronta e exposta sua obra. “Sinto-me muito orgulhoso e emocionado vendo meu trabalho sendo reconhecido”, salientou.

A Exposição é composta por 33 telas que retratam a cidade de Cristal, folder explicativo do projeto, calendário e um vídeo. As pessoas que tiverem interesse podem visitar a exposição até o dia 5 de outubro, das 8h30min às 16h, no Forte Zeca Netto, as escolas podem agendar pelo telefone 3671-5288.

Foto: Jossana Fehlberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário