sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Citadino de Futsal de Camaquã inicia dia 11 de setembro

Inicia no dia 11 de setembro o Citadino de Futsal, categorias Força Livre, Feminino, Veterano e Sub-17. A competição é promovida pela Prefeitura Municipal de Camaquã, através da Secretaria Municipal de Desporto e Juventude. 15 equipes já estão inscritas, restando uma vaga na chave B para a primeira equipe que procurar. 
 
Os jogos acontecerão dentro da chave classificando-se os quatro primeiros colocados para as quartas de final da 1ª divisão e os classificados entre 5º e 6º lugar de cada chave cruzam disputando as semifinais da 2ª divisão.

Conforme os organizadores, ainda restam poucas vagas paras as categorias veterano e sub-17. Estão abertas também as inscrições para o Citadino Aberto na categoria feminino mais informações na Secretaria de Desporto e Juventude ou pelo telefone 3692-1804.

Categoria Força Livre:

Chave A

1 – Chelsea
2- Grêmio Camaquense
3- Fênix/Manchester
4-Liverpol
5-Barcelona
6-Arce Oriental
7-Porto 
8-Estrela Vermelha
 
Chave B

1-Juve
2-Construtora Gama
3-Atlético
4-Celtic
5- Arsenal
6-Parma
7- Ouro Branco
8- (vaga em aberto)

1ª Rodada dia 11/09 – terça-feira

19h – Chelsea x Grêmio Camaquense
20h – Fênix/Manchester X Liverpol
21h – Mercado Backaus/Amigos Veteranos X Revendasdaqui.com

Veterano

22h – Barcelona X Arce Oriental
23h – Porto X Estrela Vermelha

Projeto Reciclando Ideias

O projeto Reciclando Ideias, desenvolvido pela EMEF João Goulart de Camaquã, encerrou uma das suas etapas, no dia 22 de agosto, com uma atividade educativa no Jardim Botânico e no Museu de Ciências Naturais de Porto Alegre. Na ocasião, os alunos realizaram uma trilha ecológica e uma visitação ao acervo natural do Parque, podendo visualizar e conhecer mostras da flora nativa e dos ecossistemas da nossa região.

A atividade realizada pela professora de Ciências da Escola, Silvana Longarai, vem ao encontro de um dos temas desenvolvido durante o projeto ambiental, que foi conscientizar os alunos da importância da conservação da Biodiversidade Regional. 
 
Foto: Silvana Longarai

Prefeitura de Camaquã inaugura ampliações na escola Santo Antônio

Foi com grande felicidade que a comunidade escolar da EMEF Santo Antônio recebeu na quarta-feira (29/08), a inauguração das ampliações que trouxe melhores condições de ensino e aprendizado a professores e alunos. A solenidade marcou a entrega de duas novas salas de aula, refeitório e almoxarifado que juntos somam uma área de 163,97m², além da reforma e pintura geral da escola que atende a cerca de 180 alunos da localidade Capelinha Santo Antônio – 11º distrito de Camaquã. O investimento total na obra foi de R$ 108.695,63.

Participaram da cerimônia a secretária de Educação de Camaquã, Marisa Chaves de Albuquerque, a diretora da escola Janaína Hanel Rodrigues, o presidente do Círculo de Pais e Mestres da escola, Ederaldo Peter, além de educadores, alunos e pais. O padre Tiago Francesco Escouto realizou um momento de reflexão e a bênção da escola. Representando os demais estudantes, os alunos do 1º ano realizaram uma bonita apresentação artística. De acordo com a secretária de Educação, o sentimento é de missão cumprida uma vez que a escola recebeu melhorias físicas, profissionais chamados através do concurso público vieram reforçar a equipe e um projeto de implantação de pré-escola também está encaminhado. “Desejamos que esta comunidade siga trabalhando unida”. Em seu pronunciamento, a diretora agradeceu à Prefeitura pelas melhorias: “A realização deste sonho permitirá que ofereçamos uma educação ainda melhor aos nossos alunos”.

Na ocasião, a ex-diretora Niléudia Rodrigues Bilhalva foi homenageada ao emprestar seu nome à biblioteca da escola. Grande incentivadora da leitura, ela dedicou 33 anos do seu trabalho à escola e conta que foi um desafio enriquecedor: “Lembro que comecei trazendo uma caixinha com livros que vinham emprestados da Secretaria de educação e eram trocados de tempos em tempos, a sala em que hoje é a biblioteca foi onde eu dei aula pela primeira vez”, lembra. Além dela, as demais ex-diretoras também foram homenageadas com a inclusão de suas fotos na galeria. 
 
Prefeitura de Camaquã
Foto: Gabriela Brito

Programa de Qualidade e melhoria de gestão implanta 5S na Secretaria da Fazenda de Camaquã

Depois da Secretaria Municipal da Infraestrutura, foi a vez do Comitê do Programa de Qualidade e Melhoria de Gestão implantar o Programa 5S na Secretaria Municipal da Fazenda de Camaquã. O Dia D ocorreu na quarta-feira (29/08), e movimentou a secretaria que foi a segunda a implantar o programa de origem japonesa que prevê a aplicação dos cinco sensos: utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina na organização do ambiente de trabalho trazendo inúmeros benefícios e melhorias.

Participaram do evento os secretários municipais de Administração, Nelson Geiger Filho, e o da Fazenda, Leonardo Lorenzet, além de representantes do Comitê e servidores municipais. Na ocasião, o secretário da Administração destacou que o objetivo é deixar sementes para que a qualidade e a melhoria de gestão façam parte do dia a dia do servidor. “Quando implantamos este programa na Prefeitura não esperávamos obter resultados tão significativos em um espaço tão curto de tempo”, salientou Geiger que atua como coordenador do PGQP na Prefeitura.

Para Lorenzet, estas conquistas que o servidor vem alcançando são merecidas e advém do espírito empreendedor e fortalecem o trabalho em equipe: “Diversas melhorias foram implantadas e outras ainda estão por acontecer, é gratificante poder presenciar estas mudanças que hoje já estão sendo percebidas pelo nosso público, o contribuinte está mais satisfeito”, revela.

Erlenes Moraes, uma das representantes do Comitê, apresentou o trabalho desenvolvido na Secretaria de Infraestrutura a fim de ilustrar e nortear os servidores da Fazenda. Na oportunidade, os servidores da Fazenda, Igor Duarte e Marcelo Boeira, que integram o Comitê da Qualidade destacaram a importância do espírito de equipe e da implantação do 5S para a organização do ambiente de trabalho. “Esta é uma ação que irá beneficiar a todos”, salientam.

Na sequência, o 5S será implantado gradualmente nas demais secretarias que integram o projeto piloto do Programa de Qualidade e Melhoria de Gestão da Prefeitura de Camaquã. A previsão é que até o fim do ano esta etapa esteja concluída. 
 
Prefeitura de Camaquã
Foto: Gabriela Brito

Prefeitura de Camaquã presente na Expointer

Uma comitiva de Camaquã prestigiou as atrações da Expointer, visitando o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no dia 29 de agosto. O prefeito Ernesto Molon, viajou acompanhado da secretária municipal de Meio Ambiente, Ilca Cristiane Devantier, e do secretário municipal de Agricultura Abastecimento, Mauricio Buchhorn.
 
Na oportunidade, eles participaram do pré-lançamento da Expoagro Afubra 2013, além de visitarem o estande da Prefeitura Municipal de Camaquã e o estande da agricultura familiar. “É importante participar de eventos desta grandeza que trazem novidades do setor agrícola e também de práticas ligadas ao meio ambiente”, reflete.

Prefeitura de Camaquã
Foto: Divulgação

Homem morre ao dar entrada no Pronto Socorro após ser atropelado na vila São Pedro, em Camaquã

Foto: L. E. A. M/BJ
Nesta sexta-feira (31/08), por volta das 11h10min, na rua do Engenho I, vila São Pedro, em Camaquã, um homem foi atropelado por uma patrola da Prefeitura de Camaquã. O homem estava de bicicleta e Segundo informações de testemunha aparentava estar alcoolizado e ao parar para apoiar-se em um caminhão, foi pego pela patrola.

A vítima, identificada como José Cândido Braga Bueno, 48, foi socorrida pelo SAMU e deu entrada já em óbito no Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora Aparecida de Camaquã.

Brigada Militar e Polícia Civil compareceram no local para levantamento e perícia do cenário da ocorrência.

CEEE informa desligamento de Luz - Camaquã/RS

CRCS/ -2012

Dia: 01/09/2012

Horário: 13:00 h às 18:00 h

Município: Camaquã/RS

Localidade(s): Banhado do Colégio; Pacheca; Areal; Charqueadas e Ilha Santo Antônio

Motivo: Manutenção no alimentador 14

Obs: Poderão ser atingidas áreas próximas a estes locais

Hoje também é o Dia do Blog

Dia 31 de agosto é o “BlogDay”!
Comemora-se o Dia do Blog que foi instituido com a finalidade de divulgar blogs pelo mundo todo.
Este foi o dia escolhido porque 3108 — 31 de agosto — é o número que mais se asselha à palabra BLOG, conforme você pode constatar no logotipo BlogDay.

6º BPM conduz mulher por violação de direito autoral

Na quinta-feira (30/08), às 11h, na rua Almirante Barroso, no Centro, em Rio Grande, uma guarnição do 6º Batalhão de Polícia Militar, foi acionada a comparecer no local onde havia uma denúncia de que na feira livre havia venda de CDs e DVDs. No local a guarnição apreendeu com uma mulher de iniciais J.C.N., de 20 anos, 1.298 mídias de CDs diversos e 4.100 mídias de DVDs diversos.

Datas Comemorativas

Hoje (31 de agosto) é Dia do Nutricionista.


Em um País de obesos e famintos, o nutricionista exerce papel estratégico. É ele o responsável pela promoção da alimentação saudável.

No dia 31 de agosto, data desta profissão, o Conselho Federal dos Nutricionistas (CFN) reconhece que a categoria vem ganhando destaque na sociedade brasileira pelos serviços prestados.

Para a nutricionista Christina Maia, o profissional da área “atua como orientador e educador no que diz respeito à alimentação adequada para prevenir e tratar as doenças”. Com esse objetivo, as cerca de 280 universidades de nutrição ensinam a diferenciar hábitos alimentares, a interpretar fatores culturais e sociais na formação de cardápios. Enfim, a promover a saúde alimentar da sociedade.

A profissão no Brasil está estruturada. Tem Conselho Federal dos Nutricionistas (CFN) e código de ética. Essa é uma realidade que vem sendo construída nas últimas seis décadas.

Nos anos 40, sugiram as primeiras universidades da área. A importância do nutricionista poderia ser resumida num provérbio antigo: "Nós somos o que comemos".

Hoje, a atuação do nutricionista é tão abrangente que é necessário, além dos conhecimentos acadêmicos, ter habilidades extras, como a capacidade de enfrentar situações aflitivas e conflitantes; lidar de forma positiva com as adversidades; manter a perseverança; e ainda desenvolver uma grande resistência às frustrações.

www.fomezero.gov.br

Mensagem de Reflexão

Seja menos crítico e aja mais.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Policiais militares recolhem arma de fogo em Rio Grande

Na quarta-feira (29/08), às 13h, na rua Ernani Formari, no bairro Navegantes, em Rio Grande, uma guarnição do 6º Batalhão de Polícia Militar foi acionada a comparecer onde segundo informações havia uma pessoa baleada com um tiro no pescoço. 
 
No local constataram que a vítima de 18 anos, já havia sido socorrida. No HPS, o pai do adolescente de 17 anos, autor do disparo, informou à guarnição que teria sido um disparo acidental e que a arma estava em sua residência. Os policiais apreenderam o revólver calibre 22 com um cartucho deflagrado e outro intacto e conduziram o adolescente juntamente com seu pai à DPPA, para o registro da ocorrência.
 
Foto: Divulgação

Triplo xXx faz uma excelente apresentação no Gauchão de Cross Country de Ciclismo

No último domingo (26/08), na cidade de São Marcos//RS foi realizada mais uma etapa do Campeonato Gaúcho de Cross Country (modalidade do ciclismo realizado em trilhas).

Representando a cidade de Camaquã como tradição, a Equipe TRIPLO xXx de Ciclismo se fez presente com apenas quatro atletas, mas guerreiros atletas diga-se de passagem.

Em uma pista muito técnica onde a perícia precisou ser um dos pontos de equilíbrio, o sucesso e a alegria quando os quatro participantes conseguiram o feito das quatro primeiras posições em suas categorias, assim definidos:

Categoria Infanto (até 14 anos): 1° Leonardo Moreira;
Categoria Juvenil (15/16 anos): 1° Guilherme Ferreira;
Categoria Júnior (17/18 anos): 1° Jonathan Scheneider;
Categoria Master C (50/54 anos): 1° João Terres.

Desejamos uma boa viagem ainda aos atletas Nenê Backaus, Allende Bueno, Jorge Shaidauer, Paulo Ribeiro, Manoel Manica, Marcus Elias e Lessandra Elias que no próximo final de semana estarão representando a Equipe TRIPLO xXx e Camaquã no 1° Desafio Internacional de MTB na cidade de Jaguarão, aqui no Rio Grande do Sul.

Com largada prevista para às 09h, a prova deverá reunir mais de 150 atletas do Brasil e Uruguai, visando o fácil acesso desses dois países à cidade de Jaguarão. Como atração aos participantes, uma bicicleta será sorteada no dia do evento. Boa Sorte a todos neste novo desafio.

Foto: Divulgação

Atleta representando o Proerd de Arambaré, participa da Corrida da Sogipa

Rafael santos de Novais, atleta do Esporte Clube Pinheiros de São Paulo correu os 10 km com o tempo de 29min23seg, 2° melhor marca de todos os tempo da corrida da Sogipa, ficando somente atrás do tempo do corredor marílso que representou o brasil nas olimpíadas de Londres que teve no ano passado o tempo de 28min27seg nos 10 km.

Rafael disse que é um prazer correr no Rio Grande do Sul e que marílso é um super atleta e colocar o seu nome como a 2° melhor marca de todos os tempos na Fogipa foi uma honra.

Rafael além de ser um atleta de ponta se mostrou atencioso atendendo todas as pessoas e levando o nome do Clube Pinheiros.

A atleta Carla Oliveira que correu os 5 km pelo Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência de Arambaré, fazendo um percurso que a mesma nunca havia corrido, pois costuma correr as competições de 3 km, disse que foi uma boa prova apesar da subida próximo a chegada no viaduto da Dom Pedro ll que castigou os atletas, teve o seu tempo de 31min08seg.
A prova contou com atletas de ponta, sendo a vencedora nos 5 km, Janete Tedesco, 19min14seg da equipe Gruppen. 2° lugar, Alessandra Cordeiro, 19min25seg da Sogipa. 


Fotos: Divulgação

Citadino de Futsal JP Contabilidade Categorias de Base 2012 começa neste sábado em Camaquã

A Secretaria Municipal do Desporto e Juventude dará início neste sábado (01/09), em Camaquã, no Citadino de Futsal JP Contabilidade Categorias de Base 2012.

O Jogo de Abertura será entre as Escolinhas de Futsal do Craquinho (mandante) e o Guarany (visitante), nas categorias, Sub-15, Sub-13, Sub-11 e Sub-09. Os jogos serão realizados no Ginásio do Clube Camaquense a partir das 09h, com o Sub-15 e as demais categorias na sequência, na ordem decrescente e sem intervalo entre os jogos.

Confira as Escolinhas que participarão - categoria masculina:
Craquinho;
Guarany Futebol CLube;
Contemporâneo;
Projeto Escolinhas Desportivas (PED);
Sport Sul;
Sete/Dohms.
Categoria feminina:
Escola Marina de Godoy Neto;
Manoel da Silva Pacheco;
Sete/Dohms.
Na categoria masculina ainda poderemos ter duas divisões. 

Brigada Militar e Setor de Divisão de Trânsito promovem a 1ª Maratona Municipal de Trânsito em Camaquã

Durante esta semana, de segunda-feira (27/08) a sexta-feira (31/08) está sendo desenvolvida em Camaquã a 1ª Maratona Municipal de Trânsito, realização conjunta entre Brigada Militar e o Setor de Divisão de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes em prol da Educação para o Trânsito.

O evento está sendo realizado no Ginásio Municipal de Esportes nas manhãs e tardes para crianças e durante a noite nas escolas para adolescentes e adultos em geral, para alunos de escolas municipais, estaduais e particulares.

As aulas são através de palestras, apresentações áudio-visuais e escolinhas de trânsito para crianças que tem a participação do personagem Estradinha. A escolinha está montada no Ginásio Municipal de Esportes. O instrutor é o 2º sargento Delmar Azevedo, aposentado que pertence ao quadro do CVMI – Corpo Voluntário de Militar Inativo e está lotado no 2º BPRv - Batalhão de Polícia Rodoviária de Rio Grande.

Em seu trabalho, o sargento Azevedo está recebendo apoio em salas de aula do tenente Milton Aloísio Machado Flores, da 1ª Cia de Camaquã, do diretor do Setor de Divisão de Trânsito, Clayton Luís Dworzecki Soares e de Márcio Scherer, consultor de Segurança de Trânsito da Kopp, empresa responsável pela fabricação do material utilizado nas atividades da Escolinha de Trânsito.

A abertura oficial do evento foi na segunda-feira, contando ainda com a presença do secretário municipal de Transportes, Sergiomar Cardoso. A média de pessoas atingidas por dia vem sendo de 500 alunos.

A Brigada Militar e o Setor de Divisão de Trânsito agradecem o apoio recebido das empresas camaquenses; Rádio Acústica FM, Padaria Tec-Pão, Big Lanches Parada 10 e Afubra. 
















 
 
 
O uso das fotos produzidas pelo Blog do Juares é livre, mas de acordo com a legislação em vigor, é obrigatório registrar o crédito da foto. Juares da Luz / Blog do Juares.

Mensagem de Reflexão

"Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo."

Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ladrões tentam furtar rolos de cabo de cobre em construção de rede elétrica em Camaquã

Marco Rodrigues, registrou na DPPA/Camaquã que na segunda-feira (27/08), por volta da 01h30min, aconteceu uma tentativa de roubo nas instalações da empresa Semi-Massa, localizada no final da RS 350, próximo ao trecho bloqueado que impede o acesso a BR 116, no município de Camaquã. A empresa vai trabalhar na construção de uma rede elétrica que passará por Camaquã, sendo que está construindo seus galpões para armazenar os materiais. Durante a ronda de um dos vigias, este ouviu um barulho vindo da cerca próximo a RS 350 e ao averiguar do que se tratava, foram efetuados disparos de arma de fogo contra o mesmo.

O vigia, que estava armado, conseguiu se proteger e revidou aos disparos, então os autores do roubo fugiram, provavelmente a pé. Foi solicitada a presença da Brigada Militar, que esteve no local e orientou que o registro fosse efetuado junto a Polícia Civil. Após o registro da ocorrência, agentes da DPPA/Camaquã estiveram no local e constataram que alguns rolos de cabos de cobre haviam sido retirados pela cerca e já estavam sendo cortados pelos autores do crime, na intenção de facilitar o transporte, porém a ação do vigia impediu que o grupo concluísse a ação criminosa.

Foi efetuado levantamento fotográfico e a Seção de Investigação da DP/Camaquã já iniciou as diligências para identificar os autores do delito. 
Fotos: Polícia Civil de Camaquã

Policial militar detém assaltante em parada de ônibus em Rio Grande

Um policial militar do Pelotão de Operações Especiais do 6º BPM se deslocava para sua residência em seu veículo, na manhã desta quarta-feira (29/08), às 7h, na avenida Pelotas, no bairro Municipal, em Rio Grande, quando percebeu um indivíduo em atitude suspeita abordando uma mulher numa parada de ônibus.

Então retornou e quando o indivíduo percebeu sua presença fugiu sendo logo após detido pelo policial militar. Com o assaltante foi encontrado o telefone celular da vítima e uma faca utilizada na ação. A vítima reconheceu seu celular e o homem J.W.C.N., de 22 anos, como sendo o autor do roubo. Cabe salientar que o assaltante responde por crimes de roubo a transporte coletivo, roubo a estabelecimento comercial e porte ilegal de arma de fogo.

Jovem é preso com 26 pedras de crack em Rio Grande

Na terça-feira (28/08), às 21h50min, na avenida Principal, na 4ª secção da Barra, em Rio Grande, policiais militares do Pelotão de Operações Especiais do 6º Batalhão de Polícia Militar, abordaram o jovem com iniciais W.D.F., de 20 anos, e encontraram com ele 26 pedras de crack, a quantia de R$ 80,00 e três telefones celulares. Foi dado voz de prisão em flagrante ao indivíduo, conduzido ao HPS, apresentado na DPPA e posterior recolhido à penitenciária do município.

Motoqueiro sem carteira e alcoolizado é preso em Camaquã

Nesta terça-feira (28/08), por volta das 17h30min, a Brigada Militar deslocou em atendimento a uma ocorrência de acidente de trânsito na rua João Beckel, bairro Bom Sucesso, em Camaquã. No local foi constatado a queda de um motoqueiro com a motocicleta Honda/CG 125 Fan, cor preta, sendo que o condutor, um homem de 60 anos, estava ferido e apresentando sinais de embriaguez alcoólica.

Foi realizado o teste de bafômetro, sendo verificada a concentração de 1.29 ml de álcool por litro de ar expelido. O acusado foi preso em flagrante delito por dirigir sob efeito de álcool, encaminhado ao HPS local e apresentado na DPPA/Camaquã para os devido fins. Além de tudo, o acusado não era habilitado. A moto foi recolhida.

Homens de moto furtam bolsa de pedestre em Camaquã

Nesta terça-feira (28/08), por volta das 14h30min, uma senhora de 51 anos, caminhava pela rua Passo Fundo, bairro Viégas, em Camaquã, momento em que passou ao lado dela uma motocicleta tripulada por dois homens, arrancando sua bolsa e fugindo do local. Na bolsa continha seu CPF e um cartão do SUS, além de dois aparelhos celulares. A Brigada Militar realizou buscas e o registro do fato foi formalizado na DPPA/Camaquã.

Seleção camaquense de Futsal vence São Lourenço, soma 06 pontos e mantém 100% de aproveitamento

15ª Taça Zona Sul RBS de Futsal.

Com um público reduzido devido ao frio e a chuva fina que caía, a seleção camaquense de futsal recebeu na noite desta terça-feira (28/08), a seleção de São Lourenço do Sul. Este era o segundo compromisso de Camaquã no 2º turno, e já no inicio da partida Camaquã abria o placar com Tiaguinho. Logo em seguida São Lourenço igualou o placar com Rafinha.

A forte marcação e o bom toque de bola de Camaquã, além da ótima qualidade de alguns jogadores como é o caso de Kaká, foi o fator determinante para a goleada ainda no primeiro tempo pelo placar de 4 a 1.

No segundo tempo, o técnico da seleção lourenciana, Flávio Lopes voltou com uma equipe mais aguerrida e com um forte sistema de marcação, principalmente em cima do jogador Kaká, e neste período venceu por 2 a 1. Mas o placar final foi da seleção camaquense por 5 a 3.

Correção: No primeiro tempo foi 5 a 1 para Camaquã e no segundo tempo 2 a 0 para Sao Lourenço do Sul.

Com este resultado Camaquã soma 06 pontos em dois jogos disputados no 2º turno e mantém 100% de aproveitamento. No jogo de abertura do 2º turno venceu Canguçu por 5 a 1.

Ficha técnica
Camaquã começou jogando com: Éder, Cristian, Waguinho, Tiaguinho e Mário. Entraram depois Junico, Piraque, Pedro, Kaká e Tainã. Técnico: Alessandro Braga, o Japa.

Cartão amarelo: Mário.
Cartão vermelho: Não houve
Gols Camaquã: Tiaguinho, Cristian, Pedro (2x) e Kaká

São Lourenço do Sul começou jogando com: Dela, Geri, Bolinha, Tiago Renosto e Rafinha. Entraram depois Danilo, Gabriel, Nando, Bad, Marlon, Schulz, Jorge Alex e Emerson.. Técnico: Flávio Lopes.

Cartão amarelo: Gabriel e Schulz
Cartão vermelho: Não houve
Gols São Lourenço: Rafinha, Geri e Emerson.

Jogo: Camaquã 5 x 3 São Lourenço do Sul
Dia: 28/08/2012 – terça-feira
Hora: 21:00 h
Local: Ginásio Municipal de Esportes
Cidade: Camaquã/RS

Arbitragem: Éder Pereira e Matheus Oreques
Anotador: Jefferson Bueno Blumberg
Cronometrista: Camila Bauer 





 





 



O uso das fotos produzidas pelo Blog do Juares é livre, mas de acordo com a legislação em vigor, é obrigatório registrar o crédito da foto. Juares da Luz / Blog do Juares.