Abertura oficial do calendário 2013 das escolas do município foi feita nesta quarta-feira (20/02), pela Secretaria Municipal da Educação
Se faltava aos professores da Rede Municipal de Ensino um pouco daquela tão necessária motivação extra na volta das férias, o evento que abriu o ano letivo de 2013, realizado na manhã desta quarta-feira (20/02), pela Secretaria Municipal da Educação, caiu sob medida. Com o auditório do Pastor Dohms lotado, o reencontro dos educadores e funcionários da SME foi, antes demais nada, um tributo ao ensino e aos profissionais que o fazem.
Ao contrário das edições anteriores, as quais geralmente contavam com uma palestra na programação, na abertura de 2013 foi oferecida aos professores uma peça teatral. “A Torre”, uma adaptação do conto do livro “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes”, de Augusto Cury, provocou reflexão e, ao final, exaustivos aplausos. Interpretada por oito atores do grupo Teatro Luz & Cena, a esquete mostra uma disputa entre diferentes profissionais para saber quais das ocupações seria a mais importante para a sociedade. Ao longo do bem humorado roteiro, com duração de uma hora, o papel do educador vai sendo emoldurado como propulsor de todas as demais engrenagens produtivas e sociais. A mensagem fez com que alguns expectadores se emocionassem.
A solenidade foi aberta com os diretores das escolas municipais entrando no auditório com as bandeiras de suas instituições. Primeiro a ingressar no salão o prefeito João Carlos, acompanhado pela primeira dama Jussara Machado, conduziu a Bandeira Nacional, enquanto o seu vice Paulo Mecca carregou o Pavilhão de Camaquã. Já a secretária da Educação, Jussara Jaquês compartilhou a bandeira do órgão com o secretário adjunto da pasta, Gelson Gouvêa.
Ao dar início ao evento, Jussara ressaltou a necessidade de todos estarem sintonizados com vistas ao objeto comum da qualidade. Ela agradeceu a receptividade e a confiança depositada pelos professores na sua chegada à secretaria, além de apresentar os demais secretários de governo aos educadores, referidos por ela como colegas.
Proporções Em seu pronunciamento, o prefeito João Carlos falou da responsabilidade do poder público na condução das políticas voltadas à educação, bem como o seu gerenciamento. “Cada um que está aqui representa um pouco deste grande desafio que é o de fazer um ensino digno”, disse o prefeito, ao também chamar atenção para os números da educação local: “São 7 mil alunos e mil servidores que atuam nesta área na nossa rede; por ai podemos ver o quanto esta área exige de esforço e concentração de todos nós”, refletiu. (AssCom Prefeitura de Camaquã).
Nenhum comentário:
Postar um comentário