segunda-feira, 18 de março de 2013

“Ficha da Morte” é distribuída no Pronto Socorro de Camaquã

Na segunda-feira (11/03), foi realizada a 6ª Sessão Ordinária da 16ª Legislatura, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Camaquã.

Após a Ordem do Dia, o vereador Diego Garcia, do PPS, usou o seu Espaço da Explicação Pessoal, por cinco minutos, durante o qual protestou contra a má qualidade do atendimento no Pronto Socorro, do Hospital Nossa Senhora Aparecida de Camaquã.

Segundo o vereador, diariamente, dezenas de pessoas são obrigadas a aguardar várias horas por um atendimento no Pronto Socorro. Todos os dias, no saguão, crianças chorando, idosos, pessoas gemendo e outros recebem o que o vereador chamou de a “ficha da morte”, a ficha azul, cujo atendimento ocorre após seis ou sete horas.

Como exemplo, o vereador citou o caso de uma senhora que quebrou o pé, somente depois de cerca de duas horas fizeram o Raio-x. Contudo, a senhora ainda teve de aguardar mais uma hora, para que o médico de plantão se apresentasse no Pronto Socorro para avaliar e cuidar do caso.

Para que a população possa obter um esclarecimento melhor da situação, o vereador Diego Garcia protocolou na Secretaria do Poder Legislativo, o Requerimento com o Apoio do Plenário nº 4 de 2013, para ser discutido e votado pelos demais vereadores, no qual solicita que a Mesa Diretora convide o superintendente do Hospital de Camaquã, Sr. Antônio Omar Machado, para prestar informações acerca dos procedimentos adotados no atendimento do Pronto Socorro.

O requerimento será lido na próxima segunda-feira (18/03), durante o Expediente da 7ª Sessão Ordinária e no dia 25 de março, será incluído na Ordem do Dia da 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Camaquã. (Fonte: Câmara de Vereadores).

22 comentários:

  1. Aprovo a atitude do vereador,parabéns.
    A prefeitura paga algo pra manter esse plantão,então deve fiscalizar e exigir um bom atendimento.O Secretário da Saúde,também deve participar do debate.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, mas a maioria que recebe a ficha azul, poderia consultar no posto de saúde ou em consultórios médicos, ao invés disso, espera terminar o expediente e superlota o pronto socorro.

    ResponderExcluir
  3. O vereador está querendo sensacionalismo! "Ficha da morte"? Ele devia saber que essa ficha (azul) é dada para quem não é caso de urgência ou emergência. Ele devia se informar melhor para não sair falando sobre o que não conhece e não fazer terrorismo como está fazendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que se manifestou me responda qual é a diferença entre urgencia e emergencia? o povo não sabe

      Excluir
    2. Emergência é quando há uma situação crítica com ocorrência de perigo, incidente ou imprevisto.Ex: Hemorragias, paradas respiratórias e parada cardiaca.
      Urgência é uma situação que não pode ser adiada que deve ser resolvida rapidamente caso contrário podendo causar a morte Ex: acidente de transito ou no trabalho, fraturas, torções e dengue.

      Excluir
    3. Se vc vai ao PS com crise de pedra nos rins, o que é? Urgência, Emergência, Turismo, veraneio, viagem de negocios.......???????

      Excluir
    4. O vereador está coberto de razão,É uma falta de respeito o que estão fazendo com as pessoas no PS do nosso hospital, Qualquer hora alguém vai perder a cabeça e vai acontecer uma tragédia ali, e o pior é que quem são chingados e agredidos são os coitados dos funcionários que tem que ficar dando a cara pra bater...

      Excluir
    5. Não estou vendo nada de sensacionalismo nisso! Tu já fostes no Pronto Socorro de Camaquã???? Espero que nunca precise, pq além de ser super mal atendido, por gente desclassificada (sim pq é um momento de fragilidade da pessoa estar em um PS, no mínimo tem que atender com EDUCAÇÃO. Parabenizo este Vereador!

      Excluir
  4. o vereador esta certo.porque eu em dezembro levei minha irma durante o feriado no pronto socorro,passando muito mal,ela estava com infecçao no ouvido,queimava em febre mas nos esperamos durante tres horas e ai começou o problema. me diseram que o caso dela nao era emergencia e que eu deveria,aguardar pela cor da ficha, sendo que, nao nos deram nenhuma ficha.ela estava com um bebe de um mes nos braços,tem que alimentalo ali mesmo.ela chorava e dizia,que nao esta aguentando mais.foi ai que nos atenderam.

    ResponderExcluir
  5. e isso mesmo tem q baixa o pau no pronto socorro minha mae quebrou o braço levou horas ate q o medico chegasse e com a maior cara de pau disse, que devido a demora somente com cirurgia pra consertar o braço

    ResponderExcluir
  6. Gente, o vereador esqueceu de contar a porque esse atendimento é tão deficitário. Eu mesmo já tive experiencias tristes no PS do HNSA, onde vc chega aflito e assina vários documentos sem saber do que se trata, e depois fica horas esperando atendimento até desistir. Trata-se de formação de máfia por parte dos médicos, que fazem de tudo para vc procurar atendimento particular e ai sim entrar pela outra porta do hospital onde tudo é abaixo de dinheiro e mesmo assim nem se compara com o atendimento dos hospitais da capital. Se liguem ai na máfia da saúde em camaquã, onde traumatologistas ficam cozinhando pacientes com trauma para ver se conseguem fazer cirurgias particulares, e se não conseguem mandam para Rio Grande ou outro lugar quando o quadro fica crítico. Ainda tem a questão dos anestesistas, que só trabalham particular e a vista (não adianta IPE, SUS, IPVA, IPTU, ONU, é só a vista "mesmo"), ou seja se o paciente morre durante a anestesia já tá pago, hahahahaha. Poucos são os médicos sérios, mas ainda existem, a exemplo de um grande obstetra que temos na comunidade, tomara que não se corrompa. Tem também a questão de uma clinica particular com porta diretamente para dentro do hospital. O atendimento do nosso PS é um reflexo dessa falcatruagem toda, ou seja, se vc precisar atendimento de urgência tenha sempre em mãos algum dinheiro e já ofereça ao plantonista para atendimento particular, não vá ao PS de mãos abanando, e Boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  7. a atitude do vereador é boa, mas basta saber se isso vai se reverter em soluções ou só vai ficar no blá blá blá.... Camaquã precisa de solução...problemas todos sabemos que existem...

    ResponderExcluir
  8. a atitude do vereador é boa, mas basta saber se isso vai se reverter em soluções ou só vai ficar no blá blá blá.... Camaquã precisa de solução...problemas todos sabemos que existem...

    ResponderExcluir
  9. Uma boa ação para medir e explicitar o atendimento medico na nossa cidade seria uma pagina no facebook ou um blog para que as pessoas relatem suas experiencias. o que acham????

    ResponderExcluir
  10. Certa ocasião um médico estava lendo um LIVRO,a sala lotada de pacientes e quando foi alertado ele respondeu que estava OCUPADO,isso é de causar indgnação.
    Não quer trabalhar,não o faça mas não fique pegando dinheiro,dinheiro esse nosso.

    ResponderExcluir
  11. Vereador Diego,não desista,seja corajoso.Muitos que abraçaram esta causa, pararam no meio do caminho,porque mexe com CACHORRO GRANDE,sou povo e estou do teu lado,povo é anonimo mesmo,tu és a nossa voz.

    ResponderExcluir
  12. O Sr vereador deveria se informar melhor o q quer dizer Triagem Manschester antes de falar sobre ficha da morte (ficha azul)Fui muito bem atendida n ps!Fikei algumas horas ali efikei observando a luta a batalha dos funcionarios q ali estavam ,inclusive a do médico,fikei observando durante algum tempo q pessoas vã ao ps por causa de unha incrada,dor n umbigo ,q teve dor n pé a mais de 1semana ou q bateu o braço a mais de duas semanas ora se vc aguentou 1 ou 2 semanas podes esperar mais mais 6 hras ou mais !!Gente pronto socorro e para caso mais urgentes,acidentes infartos etc... pra quem realmente precisa!!!Agora dor de coluna eh para posto de saude não tire o lugar de quem realmente precisa ,acorde mais cedinho durante a semana e va pegar um ficha n posto e não deixe piorar sua situação ou deixar para ir n final de semana n ps!!!Parabéns ao pessoal do ps q trabalham incansavelmente e ao nobre vereador informe -se melhor antes de sair falando bobagens por ae

    ResponderExcluir
  13. Acho que o amigo não sabe o que tá falando... te proponho o seguinte fica umas duas horas acompanhando o atendimento no pronto socorro chega dá dó das pessoas sofrendo nequele lugar. e isso ai vereador alguem tem que representar o povo

    ResponderExcluir
  14. Também dou parabéns aos funcionários que atendem muito bem , mesmo sendo xingados pelos pacientes e familiares que sempre tem q descontar em alguém...e muitas vezes até resolvem problemas facilitando , ...Meu pai deu entrada após ter caido e batido com a cabeça a médica solicitou vários exames dentre eles tomografia , exame que nós não tínhamos condições de pagar, uma funcionária entrou em contato com o sus e conseguiu autorização pela secretaria de saúde. enquanto esperava o resultado dos exames percebi varias coisas erradas. chegaram muitos acidentados , e todos correndo para dar assistência , mas nao sala de espera os pacientes xingavam a funcionária da recepção por causa da ficha azul, então conversei com um senhora que xingava e dizia q ia na delegacia "dar parte" , ela me disse q a filha estava com uma suspeita de fratura no dedinho da mão. e gente podem acreditar pq dentro do ps , estavam 7 acidentados que chegaram com as ambulancias , como eu estava acompanhando meu pai , percebi toda dificuldade e a correria, pq por mais funcionários que tivesse eles nao davam conta de atender todos ao mesmo tempo. Agora uma dica ao nobre vereador antes de criticar , se informe , se atualize , estude sobre o caso !! e outra ... faça uma campanha para que a secretaria abra uma unidade 24hs p atender as fichas azuis...ou a tão sonhada UPA ....ou os PSFs que nao funcionam enfim ...quem deve fazer alguma coisa é a saúde pública. E tem que melhorar muito o pronto socorro, mas para prestar "SOCORRO" , nao para esse assistencialismo eleitoreiro !

    ResponderExcluir
  15. Este comentário, só pode ser de funcionário que atende mal, querendo arrumar desculpa! Mais uma vez PARABÉNS VEREADOR!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns ao Vereador, pois estive lá e também esperei por várias horas, e pude observar em parte o prcesso de atendimento, onde me inrritei ao ver a chegada da susepe, onde simplismente chegaram e passaram na frente, e nós ali esperando... a questão da brigada até é compreensivél, pois eles estão com os bandididos ali vindos de ocorrencias, e o pm não pode ficar ali esperando com o bandido para receber o atendimento, pois tem de prestar serviço em outras operações, e muitas vezes tem somente 1pm, mas a susepe que se trata dos presidiarios isso é um desrespeito com a população. e a maneira que o Vereador colocou intendo ele, pois se não for com palavras fortes que cousem impacto não vaipra mídia, e a Upa está em processo de licitação, eperamos que pro ano que vem ela esteja ai, para colaborar com a população camaquense, que merece, e desafogar o ps. Parabéns ao Vereador Diego Garcia.

    ResponderExcluir
  17. O ATENDIMENTO NO PRONTO SOCORRO E NOTA ZERO

    ResponderExcluir