quarta-feira, 17 de julho de 2013

Vice-governador do Estado participa da reunião do Foro de Cidades e Regiões do Mercosul

O Rio Grande do Sul integrou a XLII Reunião Plenária do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), ocorrida na quinta-feira (11/07), em Montevidéu. O vice-governador Beto Grill participou do encontro, que foi marcado pela posse do governador do estado de Bolívar (Venezuela), Francisco Rangel Gómez, como Presidente Pro Tempore do foro.

Para Grill, ampliar a participação de Estados e municípios qualifica o debate e fortalece o Mercosul . "Existem muitos pontos onde podemos evoluir e isso só será possível através da cooperação e do diálogo. A contribuição dos atores locais e regionais é imprescindível para o crescimento e a estruturação do bloco", disse.  
 
Entre as propostas apresentadas e aprovadas na reunião está a criação de uma secretaria executiva permanente, composta por representantes de todos os países membros do foro, que será oficializada nos próximos dias com a indicação de seus representantes. Para o novo presidente do FCCR, a estrutura irá agilizar processos e reduzir a burocracia, visando aprofundar a integração das regiões fronteiriças. "A secretaria permanente se encarregará principalmente do registro e encaminhamento das propostas e da divulgação do material através dos canais de comunicação, aproximando as comunidades do debate", disse Francisco Rangel.  
 
Presente à posse, o presidente do Uruguai, José Mujica, ressaltou a importância da governança local e regional. "Muitos dizem que o mundo irá girar em torno de tratados internacionais e que os governos nacionais como conhecemos desaparecerão. Porém, os governos locais se manterão, pois o homem vem de um lugar e em um lugar se manterá. Por essa razão os repeito muito, pois eles refletem sobre o que as pessoas realmente precisam".

A Declaração de Montevidéu foi apresentada na XLV Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum do Mercosul (CMC). O documento prevê a necessidade da realização de estudos sobre o atual cenário no processo de integração regional e uma nova política para as regiões de fronteira.

Beto Grill destacou a importância da carta com relação ao atual cenário no continente. "Precisamos de ações efetivas que apresentem uma definição mais clara das competências legais de estados, municípios e nações. As regiões de fronteira são essenciais para o sucesso da integração entre os países do bloco", salientou o vice-governador.

O encontro também definiu a indicação do governador Tarso Genro como o próximo coordenador do Comitê de Governadores do FCCR, com a posse prevista para o último trimestre de 2013.

O FCCR

Criado em 2004, o FCCR ampliar o espaço para que os governos estaduais e municipais dos Estados membros do Mercosul possam participar das discussões do bloco de forma qualificada, trazendo suas contribuições e reivindicações. Além dos governadores, intendentes e prefeitos, o foro reúne também representantes de associações, consórcios públicos e foros representativos das instâncias regionais e locais do bloco, bem como funcionários de órgãos federais, embaixadas, consulados e agências internacionais. (Texto e fotos: Claiton Silva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário