Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta
Fisioterapeuta
Esta descoberta é importante para o tratamento médico e fisioterapêutico das lesões do joelho.
Apesar de uma bem sucedida cirurgia de reparação do ligamento cruzado anterior (LCA), e sua posterior reabilitação, em alguns pacientes com joelhos em que esse ligamento foi reparado, continuaram a ter os chamados pivot shift, ou episódios em que o joelho se deforma durante a atividade.
Nos os últimos quatro anos, os cirurgiões ortopédicos Dr. Steven Claes e o Professor Dr. Johan Bellemans vêm realizando pesquisas sobre graves lesões do LCA em um esforço para descobrir o porquê a recuperação não é completa. O ponto de partida foi um artigo datado de 1879 escrito por um cirurgião francês que postula a existência de um ligamento adicional localizado na parte anterior do joelho humano. Essa postulação acabou por ser correta, os médicos belgas são os primeiros a identificar o ligamento previamente desconhecido depois de um amplo estudo em cadáveres usando técnicas de dissecação macroscópica.
Sua pesquisa mostra que o ligamento, que recebeu o nome de ligamento ântero-lateral (LAL), está presente em pelo menos 97 por cento de todos os joelhos humanos. Outras investigações descobriram que o pivot shift, uma complicação comum após a reabilitação do LCA, é causada por uma rutura no ligamento LAL. Algumas das conclusões foram publicadas recentemente no Journal of Anatomy. As questões de pesquisa e pensamento médico atual sobre lesões do LCA graves poderiam sinalizar um avanço no tratamento de pacientes com lesões do LCA graves. O Dr. Claes e Professor Bellemans estão atualmente trabalhando em uma técnica cirúrgica para corrigir todas essas lesões. Esses resultados estarão prontos em vários anos.
Rompimentos no LCA são comuns entre os atletas em esportes pesados, tais como futebol, basquete, esqui e vôlei.
(Fonte: www.cienciasetecnologia.com)
Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias - Av. Bento Gonçalves, 759
Atendimento individual, clínico e domiciliar em Camaquã
Fones: (51) 3671 6843 / 9843 3270
Nenhum comentário:
Postar um comentário