quarta-feira, 31 de julho de 2013

Emoção na inauguração da Sala de Música Everton Peter

Nostalgia, orgulho pelo legado e alegria pelo que o futuro proporcionará. Foi assim, sob um mosaico de emoções que foi inaugurada na última terça-feira (30/07) a Escola de Música Everton Peter, o Tom, músico camaquense tragicamente falecido em maio de 2011, aos 29 anos.

O espaço, que a partir de agora servirá como local para que crianças e adolescente de famílias de baixa renda aprendam a tocar, cantar e compor, está instalado junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Getúlio Vargas. O bairro empresta o nome a um dos orgulhos camaquenses – a Orquestra de Câmara, formada por meninos e meninas de famílias também carentes da comunidade.  
 
Na inauguração, tendo como fundo a música da orquestra que Tom regeu e foi seu professor, foram descerradas duas placas. Na que batiza a sala, logo abaixo do nome do professor, a frase sintetiza o reconhecimento: “Em homenagem ao inesquecível Maestro e Professor de Nossas Vidas”. Na outra está um agradecimento à ex-presidente do Movimento Assistencial de Camaquã (Macam), Sônia Ribeiro: “Companheira e incentivadora do nosso grande sonho: a música, a nossa eterna paixão”, está gravado na placa. A sala foi o resultado do trabalho conjunto entre Macam e Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social de Camaquã.  
 
Diante da primeira dama e atual presidente do Macam, Jussara Machado – que deu início à orquestra em 2003 quando era ela a titular da SMTAS -, de Tereza e Evaldo Peter, pais de Tom, e dos irmãos Arilei, Marli, Marnilda e Marlene, o prefeito João Carlos fez uma fala carregada de emoção, agradecendo a contribuição social do músico. Ao ver alunos de Tom indo às lágrimas enquanto falava, o prefeito embargou a voz e encerrou o discurso.

A cerimônia, conduzida pela coordenadora do Cras GV, Vera Farias, teve a participação da titular da SMTAS, Josiane Longaray, dos secretários Deoclécio Giongo (Secretaria Geral), de Elizete Peters (Administração) e de Marla Crespo (Cultura), além do presidente da Associação dos Moradores do GV, José Antônio Toledo.

Quem era?

Tom Everton, o Tom, músico camaquense que morreu aos 29 anos num acidente de carro, na BR-116, quando voltava para casa após assistir a um jogo do seu time, o Grêmio. Ele foi professor e mastro da Orquestra de Câmara Getúlio Vargas. (Fonte: Por Alex Soares / Ass Imp Prefeitura de Camaquã).

Polícia Civil identifica quadrilha de assaltantes de joalheria de Camaquã

O crime aconteceu no dia 04 de maio do corrente ano, por volta das 10h25min, ocasião em que três homens entraram numa joalheria, no centro da cidade de Camaquã, todos de cara limpa, com mochilas tipo escolar, dominando os funcionários e um vigia, anunciando o assalto e roubando joias e relógios que eram colocados nas mochilas.

O grupo permaneceu no interior do estabelecimento por apenas 3 minutos e fugiu em um veículo Ford/Fiesta, placas ITF 2270. Tudo indica que o grupo seria composto por quatro indivíduos, sendo que o motorista permaneceu dentro do veículo Fiesta aguardando os demais.

Durante a fuga, pela BR-116, o condutor acabou perdendo o controle do veículo, derrapando na pista e capotando o automóvel, já no município de Guaíba, porém, quando o socorro chegou, os tripulantes haviam abandonado o veículo, mas levaram o produto do roubo.

A Polícia Civil identificou o veículo, o qual foi roubado no dia 1º de maio em Porto Alegre. A Seção de Investigação da DP/Camaquã, supervisionada pela delegada Vivian Sander Duarte, iniciou as diligências para identificar os autores do roubo, passando a analisar as imagens do sistema de vídeo do estabelecimento comercial, repassando os dados para Delegacias de Porto Alegre, onde a 11ª DP passou informações apontando suspeitos de terem cometido o crime.

Testemunhas foram ouvidas e após uma série de reconhecimentos por fotografia, a delegada Vivian Sander Duarte representou junto ao Poder Judiciário pelos Mandados de Busca nas residências dos suspeitos, bem como pela prisão dos mesmos.

Na terça-feira (30/07), policiais civis da DP/Camaquã, com apoio da 11ª DP de Porto Alegre realizaram os Mandados de Busca, onde conseguiram formalizar a materialidade do crime, ou seja, apreenderam na casa dos suspeitos objetos vinculados diretamente com o roubo ao estabelecimento comercial e, efetuaram a prisão de um dos autores do roubo, a pessoa de Waldir Júnior Bica Martins, de Porto Alegre, o qual admitiu ter praticado, informando também o nome de outros comparsas.

Diante do depoimento de Waldir Júnior a Seção de Investigação da DP/Camaquã vai realizar novas diligências para localizar os demais envolvidos que estão como foragidos da Justiça em virtude dos Mandados de Prisão Expedidos.

A delegada Vivian Sander Duarte determinou que a Seção de Investigação priorize as diligências necessárias para total esclarecimento do crime e pretende remeter o Inquérito Policial para a Justiça, o mais breve possível. Waldir Júnior está recolhido no presídio Estadual de Camaquã. (Foto: divulgação Polícia Civil).

Governo camaquense leva ações ao Bonito nos 25 anos do seu Centro Comunitário

Liderados pelo prefeito de Camaquã, João Carlos, secretários e servidores municipais de cinco pastas prestaram atendimento, nesta terça-feira, no Interior. Foi na localidade de Bonito, 4º Distrito, que neste dia 30 completou 25 anos da fundação de seu Centro Comunitário. Para marcar a data o governo municipal descerrou uma placa em reconhecimento aos diretores – atuais e que ali passaram - e de agradecimento à comunidade.

Durante toda a manhã, servidores das secretarias da Agricultura, do Meio Ambiente, da Educação e dos Transportes realizaram atendimentos no local. O prefeito, o vice-prefeito Paulo Mecca e os secretários de governo também falaram com os moradores, de quem ouviram sugestões e reivindicações. Joao Carlos também realizou visitas aos moradores.  
 
A Secretaria da Saúde foi a que mais enviou servidores ao Bonito– 30 no total. Eles realizaram 57 consultas médicas, 16 procedimentos odontológicos, 10 atendimentos de nutrição, além de pré-câncer, requisição de mamografia, agendamento para especialistas como obstetrícia e ginecologia, ortopedia, cardiologia e urologia. Além disso, foram realizados eletrocardiogramas, aferição de pressão arterial e teste de glicose. Dois micro-ônibus do setor viajaram para localidade.

O Centro de Atendimento Psico Social (Caps) esteve também divulgando suas atividades, bem como o Centro de Atendimento Integrado da Criança e Adolescente (Caica).  
 
No descerramento da placa, o prefeito de Camaquã falou da importância do 4º Distrito para o município e elogiou o “espírito comunitário” sempre demonstrado por seus moradores e lideranças. Atual presidente do Centro Comunitário, o professor Claiton Silva da Silva, acompanhado por sua diretoria, disse que somente pelo trabalho e doação de todos é que as coisas acontecem no Bonito – como a festa anual da comunidade denominada Bonito em Festa, que vai para sua 11ª Edição em 2014.

A solenidade, que marcou o aniversário do Centro comunitário, foi transmitida ao vivo pela Rádio Camaquense e teve a participação dos secretários Paulo dos Santos (Transportes); Zeca Dorneles (Agricultura); Jussara Jaquês (Educação) e da assessora Ilca Devantier (que representou o secretário do Meio Ambiente João Batista Caldasso).

Estradas em ótimo estado

Após o almoço, oferecido pela diretoria do centro, o prefeito João Carlos, Mecca e o secretário dos Transportes fizeram um roteiro pelo interior do município para conferir as estradas. Ao final, o prefeito elogiou a boa qualidade das vias devido ao permanente trabalho de manutenção implementado pela equipe dos Transportes. (Fonte: Por Alex Soares / Ass Com Prefeitura Camaquã).

Show de Ofertas na Avel Veículos - Camaquã/RS


ASCORCAM na Maratona de Caxias do Sul

Ocorreu, no último domingo (28/07), na Estrada do Imigrante, interior da cidade de Caxias do Sul, a 42k Marathon, a maratona de Caxias do Sul. A grande novidade da terceira edição do evento é que ela foi disputada no inverno.  
 
A grande maioria das maratonas no resto da país ocorrem em temperaturas entre 20 e 30 graus centígrados. Por já contar com o terreno acidentado da estrada, a troca de estação foi realizada propositalmente pela organização, buscando atrair mais competidores.
— Transferimos para chamar atenção para o clima da Serra. Esse ano, queremos o frio mesmo, para atrair os corredores para uma prova com diferencial. Pretendemos, com o frio e o terreno acidentado, ter a prova mais difícil do Brasil — explica o diretor geral da prova, Wissthon Rodrigues. 
 
Foram três provas diferentes: maratona, com 42km, meia maratona, 21km e a rústica de 5km. As 350 vagas abertas para os competidores foram todas preenchidas. Participaram atletas de mais de dez estados brasileiros, além de estrangeiros, nas três modalidades de corrida. 
 
As largadas da Maratona, Meia Maratona e Rústica foram às 7h30min, 8h e 8h30min, respectivamente, em Nossa Senhora das Graças, Castelo Del Vêneto. O percurso da competição dependia da distância percorrida por cada atleta, partindo do km 0 da Estrada do Imigrante, em direção ao interior. (Fonte O Pioneiro).
 
A ASCORCAM - Associação dos Corredores de Camaquã teve como sua representante a atleta Angela Nunes que conquistou o 2º lugar na Categoria 40/44 anos na modalidade Meia Maratona, distância de 21 km. (Foto: divulgação).

Projeto Quintais Orgânicos de Frutas é desenvolvido em Cristal

Um projeto muito importante está sendo realizado nas escolas municipais e junto ao produtor rural de Cristal, trata-se do Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, desenvolvido em parceria pela Embrapa e Emater/Cristal.

O Projeto consiste no plantio de árvores frutíferas para que se tenha frutas durante todo o ano e já é aplicado nas escolas Antônio Cúri, Otto Becker e Arlindo Cardoso, além de diversos produtores do interior do município.

As mudas de 16 espécies são cedidas gratuitamente pela Embrapa, bem como insumos, calcário, nutrientes e outros itens necessários para a produção de frutas saudáveis e também mudas de acácia ou eucalipto para que sejam plantadas e utilizadas como quebra vento na proteção do pomar.
Para maiores informações procure a Emater/Cristal. (Fonte: Ass Com Soc Cristal).

Projeto autoriza incentivos à Empresa Danúbio Produtos Florestais em Camaquã

Na segunda-feira (29/07), foi realizada a 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Camaquã. Durante o expediente das correspondências recebidas, foi lido o Ofício nº 461/2013, do Poder Executivo, encaminhando o Projeto de Lei nº 59, de 29 de julho de 2013.

O projeto, com parecer técnico favorável da Procuradoria Geral, autoriza o Município a conceder incentivos à Empresa Danúbio Produtos Florestais Ltda., de acordo com dispositivos da Lei nº 364, de 22 de outubro de 2002, que dispõe sobre a Política de Desenvolvimento Econômico e Social de Camaquã.

Esse projeto baseou-se na solicitação efetuada pela empresa, através de documento protocolado na Prefeitura Municipal, que requereu os seguintes incentivos: execução de serviços de aterro, terraplanagem (50% do valor do serviço), transportes de terras e outros similares e isenção de taxas e tributos municipais. Pelo projeto apresentado pela empresa, está previsto um investimento de quase R$ 4 milhões, criação de 16 empregos diretos e um faturamento bruto, já para 2013, de R$ 2,1 milhões, podendo chegar em R$ 4,3 milhões, em 2018.

Após a leitura, o projeto, que está em regime de urgência, retornou à Secretaria da Câmara, para que o mesmo seja encaminhado para análise e elaboração de parecer da Comissão de Constituição e Justiça. (Fonte: Câmara de Vereadores).

Clique no link abaixo e leia notícias mais antigas...

http://juares69.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-07-28T21:58:00-03:00&max-results=500

Inicia a Copa Colonial de Futsal de Cristal

No sábado (20/07), teve inicio a disputa da Copa Colonial de Futsal de cristal. mesmo com muito frio o público se fez presente para acompanhar os duelos. acompanhe abaixo os resultados da rodada inaugural: 
 
1ª RODADA

19h - CABANHA 03 X 00 JUVENTUDE - A 
 
19h45min - CHIATONE 05 X 05 LOKOMOTIVA - B 
 
20h30min - SANTO ANDRÉ 04 X 09 BOM SERÁ - A

20h15min - BENFICA 05 X 02 ALTO ALEGRE - B
 
(Foto: divulgação)

Realizado o I Seminário de Qualificação do Transporte Escolar em Canguçu

Aconteceu na terça-feira (30/07), no Cine Teatro Qualificar, o 1º Seminário de Qualificação do Transporte Escolar de Canguçu.
 
Realização: Núcleo de Transporte Escolar, Secretaria de Educação e Esportes e Departamento de Trânsito, Secretaria Municipal de Obras Públicas, Trânsito e Serviços Urbanos.

Apoio: FAMURS, Brigada Militar, CETRAN-RS, Detran/RS, Banrisul e CFC – Canguçu. 
(Foto: Andreza Silveira)

Nota de Falecimento (Olávio Lietz Gonçales)

A FUNERÁRIA CAMAQUENSE DIVULGA CONVITE PARA SEPULTAMENTO 
 
Filhos: Cláudia Coratto 
 
Gian e Márcio Gonçales
 
irmã: Célia Litz e netos
 
demais familiares

Convidam para os atos de encomendação e sepultamento do sempre lembrado Olávio Lietz Gonçales, com 66 anos.

O velório esta acontecendo na Capela “A” da Funerária Camaquense e sairá para o sepultamento às 13h desta quarta-feira (31/07) para o cemitério municipal de Cristal.

A Família enlutada antecipa agradecimentos.

A FUNERÁRIA CAMAQUENSE notificou o falecimento de Olávio Lietz Gonçales, com 66 anos.

Fábrica chinesa finalmente abre o jogo e dá detalhes de seu projeto em Camaquã

Depois do silêncio por dois anos após anunciar fábrica de caminhões em Camaquã, no Rio Grande do Sul, a chinesa Shiyan Yunlihong Industrial Trade Company finalmente abre o jogo e dá detalhes de seu projeto no País. Usando o nome Yunlihong Motors do Brasil, a empresa investe com capital próprio R$ 180 milhões para produzir no município gaúcho caminhões leves e médios, com PBT de até 8 toneladas. A previsão é de que os veículos comecem a ser fabricados no final de 2014. Em 2016, 1,5 mil deles poderão ser montados por mês na unidade. O empreendimento no Brasil inclui também investimento adicional para fabricação de implementos rodoviários nos próximos anos.

As informações foram reveladas por Guilherme Roehe, diretor comercial da Yunlihong Motors do Brasil, em entrevista a Automotive Business. O executivo diz que as duas fábricas, a de caminhões e a de implementos, deverão ocupar uma área já definida de 125 hectares no mesmo distrito industrial. Neste momento, o terreno da planta de caminhões já passou por terraplanagem e espera as licenças ambientais para receber o edifício. “Não temos como precisar quando isso ocorrerá. Acreditamos que daqui a 10 meses possamos receber os equipamentos e logo na sequência começar a operar”, afirmou Roehe.

Segundo o diretor, a homologação dos caminhões já começou. “Estamos estudando as adaptações mecânicas dos produtos. Nos próximos 15 dias, importaremos chassis e cabines. Mas ainda não definimos o portfólio de veículos para o Brasil. A adequação dos modelos é o processo mais demorado. Depois, a montagem da fábrica ocorrerá bem mais rápido.”

O executivo tem negociado com fornecedores de autopeças, com a ajuda de outros dois brasileiros - Lúcio Storchi e João Batista Ribeiro, diretores administrativos e jurídico, respectivamente. O único parceiro definido até agora é a Cummins, que já fornece motores para caminhões da marca na China. “A caixa de câmbio deve ser ZF ou Eaton. Também temos conversado com essas duas empresas”, adiantou Roehe.

Uma equipe especializada em recrutamento foi contratada para selecionar os futuros empregados de ambas as plantas. A fábrica de caminhões deverá contar com 250 trabalhadores diretos e mais 500 indiretos.

A rede de concessionárias de caminhões também já começou a ser estruturada. Entre lojas próprias e multimarcas, a Yunlihong espera ser representada através de 15 concessionárias a partir de 2014. O diretor comercial explica que esse é um número definido para início das operações e que deve aumentar com a aceitação da marca chinesa pelo mercado.

IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS

A fábrica de implementos rodoviários, que deve fazer cegonheiras, caminhões-tanque, graneleiros, entre outros, vai demorar um pouco mais para sair do papel, porque não estava nos planos iniciais da Shiyan.

De acordo com Roehe, os chineses já aprovaram o plano por causa da forte tradição do Rio Grande do Sul nesse tipo de segmento, mas só vão definir produtos, volumes de produção e datas a partir do mês de agosto, quando vierem para o Brasil conhecerem o terreno selecionado.

“A Shiyan Yunlihong não tem grande participação no gigante mercado chinês. Fatura cerca de US$ 450 milhões por ano no país. Mas tem ampla experiência na produção de caminhões leves, médios e pesados e ainda é reconhecida por fazer diversos tipos de implementos. Vamos aproveitar para trazer esta expertise para o Brasil”, afirma o diretor.

NACIONALIZAÇÃO

Roehe admite que a Yunlihong Motors não tem se preocupado em ter caminhões com 60% de conteúdo local, pelo menos a princípio, para obter o financiamento pelo BNDES/Finame. “Seria muito difícil no primeiro ano de produção atingir esse grau de nacionalização. Mas dentro de 18 meses de operações trabalharemos para atingir gradativa nacionalização dos componentes e chegar a esse nível.”

A empresa ainda estuda se vai se inscrever no Inovar-Auto, o novo regime automotivo em vigor até 2017, para ter direito a uma cota de importação sem o adicional de 30 pontos no IPI. A questão deverá ser definida até o próximo mês, durante a visita dos chineses.

PAÍS ESTRATÉGICO

Os primeiros contatos da Shiyan Yunlihong com o Rio Grande do Sul ocorreram no início de dezembro de 2011. Foi o próprio Guilherme Roehe, que é gaúcho, quem sugeriu o Brasil para receber a empresa, que até então exportava veículos da China para países da América Latina, como Peru e Venezuela, e também para a África.

Roehe trabalhava na sede da Shiyan, na Província de Hubei, na China, há dois anos e havia sido escalado para encontrar um local ideal para montar uma fábrica no continente africano. A planta serviria para abastecer toda a África e também a América Latina. Mas Roehe não encontrou boas condições de infraestrutura por lá, o que o fez lembrar-se de sua terra natal e principalmente dos benefícios fiscais que o governo do Rio Grande do Sul tem oferecido para fortalecer a cadeia automotiva local.

O executivo convenceu os chineses e logo se uniu aos outros diretores, Lúcio Storchi e João Batista Ribeiro, também gaúchos, para agilizar as negociações. Camaquã, aponta Roehe, foi escolhida pela boa localização. Está próxima da BR 116, que está sendo duplicada, da capital Porto Alegre, e do porto de Rio Grande. “Todos esses fatores, somado aos incentivos fiscais do Estado, que é um importante polo metal-mecânico e muito receptivo, contribuíram”, resume.

Um dos benefícios que a Yunlihong Motors do Brasil conseguiu é a participação no programa Fundopem, podendo postergar o pagamento de parte do ICMS por até oito anos enquanto a fábrica é construída. (Fonte: Automotive Business).

CEEE informa desligamento de energia elétrica em Camaquã (Santa Auta)

GRCS/232-2013

Dia: 01/08/2013 - Quinta-feira

Horário: 13h às 17h30min

Município: Camaquã/RS

Estradas: Santa Auta Erbim; Santa Auta Konflanz; Cerro Negro e Cerro dos Coqueiros; Santa Auta Quiteria

Motivo: Substituição de postes

OBS.: Poderão ser atingidas áreas próximas a estes locais

ATENÇÃO: Os serviços somente serão realizados em condições climáticas adequadas ao serviço. Como medida de segurança, caso este serviço seja concluído antes do tempo previsto, recomendamos que se considere energizada toda sua instalação durante o horário programado.

Datas Comemorativas

Hoje (31 de julho) é Dia do Orgasmo / Dia de Santo Inácio de Loyola / Dia do Anjo Umabel.

Mensagem de Reflexão

"Se o que você esta fazendo for engraçado, não há necessidade de ser engraçado para fazê-lo".
 
Charles Chaplin

terça-feira, 30 de julho de 2013

Brigada Militar apreende moto furtada e prende homem acusado por receptação, em Camaquã

Nesta terça-feira (30/07), por volta das 17h, a Sala de Operações do 30º Batalhão de Polícia Militar recebeu denúncia sobre um indivíduo que teria raspado o chassi de uma motocicleta e naquele momento estava pintando o veículo. O fato ocorria na rua São Valentim, bairro Getúlio Vargas, em Camaquã.

Policiais militares imediatamente deslocaram ao local, e visualizaram uma moto trafegando, momento em que o condutor ao perceber a presença da Brigada Militar, abandonou o veículo e tentou entrar num bar, sendo detido pelos soldados Marcelo, Montanha e Rosana.  A ocorrência ainda contou com o apoio de outra guarnição.

Através de pesquisa no Sistema de Consultas Integradas foi constatado que a motocicleta; uma Honda/CG 125 Titan, placa IGE 1104, cor azul, ano 1997,  estava em ocorrência de furto desde a noite de 19 de julho do corrente ano, ocorrido no mesmo bairro. O tanque e parte da carenagem da moto já estavam pintados de preto.

O acusado, identificado como Jhonata Rangel Gouvêa, de 21 anos, foi preso em flagrante delito, encaminhado ao HPS do município e apresentado com o veículo na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Camaquã, onde foi autuado pela autoridade policial e indiciado pelo crime de receptação. Irá responder o processo em liberdade. (Foto: M. F. S./colaborado BJ).

Confira os resultados da 9ª rodada e os jogos da próxima rodada pelo Municipal de Mini-Snooker de Camaquã

Na última sexta-feira (26/07), foram realizados os jogos pela 9ª rodada do Campeonato Municipal de Mini-Snooker. A competição é promovida pela Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria Municipal do Desporto e Juventude e os resultados foram os seguintes:.









 
 
Na próxima sexta-feira (02/08), será realizada a 10ª rodada do Campeonato Municipal de Mini-Snooker. Confira os jogos:



Marco Aurélio Colvara Pereira (PTB) toma posse na Câmara de Vereadores de Camaquã

Na segunda-feira (29/07), foi realizada a 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Camaquã.

Após a leitura do texto bíblico, realizado pelo vereador Leomar da Costa, o presidente do Poder Legislativo, vereador Fulvio Lessa da Rosa, procedeu à posse do suplente Marco Aurélio Colvara Pereira, do PTB, assumindo a vaga deixada pelo vereador Claiton Luiz Gonçalves Duarte, do PMDB. 
 
Após a posse, o vereador Marco Aurélio participou dos trabalhos da sessão, votou projetos e fez uso do Espaço de Explicação Pessoal e de Líderes.

Sobre a licença do vereador Claiton Luiz Duarte

Na tarde da terça-feira (23/07), após participar de três sessões da Câmara Municipal de Camaquã, o vereador Claiton Luiz Gonçalves Duarte, do PMDB, protocolou na Secretaria da Casa Legislativa, correspondência solicitando à Mesa Diretora licença para assumir o cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, cargo este que ele já ocupava antes. (Fonte: Câmara de Vereadores).

Cinco projetos são aprovados na Câmara de Camaquã, inclusive o contrato da Corsan

Na segunda-feira (29/07), foi realizada a 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Camaquã. Durante a Ordem do Dia, foram aprovados cinco projetos.

O primeiro projeto a ser discutido, foi o Projeto de Lei nº 49 de 2013, que autoriza o Poder Executivo a celebrar Contrato de Programa com a Corsan, cujo prazo será de trinta anos. Está previsto no contrato, o aporte inicial da Corsan, no Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, do valor de R$ 10 milhões, sendo a primeira parcela de R$ 1 milhão, mais vinte e duas parcelas de R$ 400 mil e a última parcela de R$ 200 mil. Esses valores serão utilizados pelo Município para resolver os constantes alagamentos do município. O projeto foi aprovado com 8 votos a favor e 6 contrários. Além disso, o projeto recebeu uma emenda aditiva que foi reprovada.
 
 
Após, foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei nº 58 de 2013, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito de R$ 500,00 junto à Secretaria Municipal da Infraestrutura, em razão da necessidade de ajuste de enquadramento contábil.

Por fim, foram aprovados os Projetos de Lei nº 51, nº 52 e nº 53 de 2013, que, respectivamente, alteram o PPA 2010-2013, a LDO 2013 e abre crédito especial no orçamento do Município, no valor de R$ 20 mil. Esse crédito especial será usado para implantação de leitos de saúde mental.

Os projetos, após a aprovação, retornaram à Secretaria do Poder Legislativo para elaboração dos autógrafos. (Fonte: Câmara de Vereadores) .

Ocorrências atendidas pelo 6º BPM (30.07.2013)

Policiais do 4º BPM prendem dois homens por roubo a pessoa  
 
Na segunda-feira (29/07), às 19h04mim, na rua Aldrovando Lino Iturriet, Navegantes, em Pelotas, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), foram solicitados por uma vítima de roubo a pessoa, onde esta relatou que um homem, que sobre grave ameaça levou sua bolsa, com um celular, um MP3, R$ 60,00 e documentos pessoais. Após estar de posse dos dados a guarnição efetuou buscas nas proximidades e localizou M. S. C., de 26 anos, que foi reconhecido pela vítima como autor, quando perguntado pelos pertences, este informou que estavam com R. R. V, de 26 anos, no interior da casa. Sendo efetuado buscas e confirmado o fato, foram encaminhados ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento) onde foram autuados em flagrante um, por roubo e o outro por receptação.

Policiais do 4º BPM capturam foragido da Justiça


Na terça-feira (30/07), às 10h15mim, rua Três, bairro Três Vendas, em Pelotas, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), em patrulhamento pela localidade abordaram J. A. T, de 24 anos, que no Sistema constava como foragido, sendo encaminhado ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento) onde foi efetuado o registro. (Fonte: Ass Com Soc 4º BPM).

Concorra a Kits de Produtos na Cia do Frango

Faça suas compras na Cia do Frango e concorra a Kits de Produtos para o Dia dos Pais. Não perca tempo, venha já!

Vereadores requerem Moções de Cumprimento aos organizadores da 30ª Festa do Colono, na Santa Auta, em Camaquã

Na segunda-feira (29/07), foi realizada a 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Camaquã.

Durante a leitura do Expediente, foram lidas três moções de cumprimento destinadas à Diretoria e aos organizadores da 30ª Festa do Colono, realizada nos dias 27 e 28 de julho, na Santa Auta – 5º Distrito de Camaquã.

> Moção de Cumprimento nº 61 de 2013 - requerida pelos vereadores Nelson Devantier, Ilson Meireles e Sônia Neubauer, do PP, com adesão das Bancadas do PPS e do PMDB;

> Moção de Cumprimento nº 62 de 2013 - requerida pelo vereador Antônio Altair Puschnerat, do PDT;

> Moção de Cumprimento nº 63 de 2013 - requerida pelos vereadores Alcindo Mendes, Marco Longaray e Marivone Ramos Tavares, do PT.

Após a leitura, as moções retornaram à Secretaria do Poder Legislativo, para elaboração de ofício, encaminhando cópias das mesmas aos homenageados. (Fonte: Câmara de Vereadores).

Parabéns a Você

Parabéns a comunidade do Bonito, 4º distrito do município de Camaquã, pelos 25 anos da Associação Comunitária do Bonito.

Abertas pré-matrículas para os cursos gratuitos do Pronatec, em Camaquã

Trabalhadores interessados em qualificação profissional, informamos que já estão abertas as pré-matrículas para os cursos gratuitos do Pronatec para os seguintes cursos:

> Cuidador infantil;
 
> Eletricista de rede de distribuição de energia elétrica;
 
> Organizador de eventos;
 
> Horticultura;
 
> Agente de combate as endemias.

Maiores informações na Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social de Camaquã das 08h às 11h30min e das 13h30min às 18 h. quarta-feira à tarde expediente interno.

contatos: (51) 3671 5463 e 3671 2747.

Continuam as obras na ponte sobre o Rio Camaquã, em Cristal

A Ecosul informa que nesta terça-feira (30/07) continuam as obras na ponte sobre o Rio Camaquã, na BR-116, km 428, no município de Cristal. O tráfego permanece intercalado na ponte que passa por melhorias.

Datas Comemorativas

Hoje (30 de julho) é Aniversário do poeta Mário Quintana (nasceu em Alegrete/RS no ano de 1906) / Dia de São Pedro Crisólogo / Dia do Anjo Mitzrael.

Mensagem de Reflexão

Pai e Mãe: acordemos enquanto temos tempo...

...Era quarta-feira, 8:00 hs. Cheguei a tempo na escola do meu filho –“Não se esqueçam de vir à reunião de amanhã, é obrigatória” – Foi o que a professora tinha dito no dia anterior.

-“Que é o que essa professora pensa! Acha que podemos dispor facilmente do tempo que ela diz? Se ela soubesse quanto era importante a reunião que eu tinha as 8:30!” Dela dependia uma boa negociação e... tive que cancela-la!

Lá estávamos nós, mães e pais, e a professora.

Começou a tempo, agradeceu nossa presença e começou a falar. Não lembro o que ela dizia, minha mente estava pensando em como iria resolver esse negócio tão importante, já me imaginava comprando aquela televisão nova, com o dinheiro.

“João Rodrigues!” – escutei ao longe – “Não está o pai de João?” – diz a professora.

“Sim, eu estou aqui” – contestei indo para receber o boletim escolar do meu filho.

Voltei pro meu lugar e disse ao abrir o boletim.... –“Para isso foi que eu vim???? Que é isso???” O boletim estava cheio de seis e setes. Guardei rapidamente, para que ninguém pudesse ver como tinha se saído meu filho.

De volta para casa, aumentava ainda mais minha raiva, cada vez que pensava:

“Mas, se eu dou tudo para ele, não tem faltando nada!

Agora ele vai ver!” Cheguei, entrei a casa, fechei a porta de uma batida e gritei: “Vem aqui, João!”

João estava no quintal, correu para abraçar-me. –“Papai!”

– “Nada de papai!” o afastei de mim, tirei o meu cinturão e não lembro quantas vezes bati ao mesmo tempo em que falava o que pensava dele.

– “Agora vai para o teu quarto!”

João foi chorando, sua face estava vermelha e a sua boca tremia.

Minha esposa não falou nada, só mexeu a cabeça num gesto de negação e entrou na cozinha.

Quando fui para cama, já mais tranquilo, minha esposa me entregou o boletim do João, que tinha ficado dentro do meu casaco, e disse:

- “Leia devagar e depois pense numa decisão...”

Bem no começo estava escrito: BOLETIM DO PAPAI.

Pelo tempo que teu pai dedica a conversar contigo antes de dormir: 6

Pelo tempo que teu pai dedica para brincar contigo: 6

Pelo tempo que teu pai dedica para te ajuda com as tarefas: 6

Pelo tempo que teu pai dedica par te levar de passeio com a família: 7

Pelo tempo que teu pai dedica para te ler um livro antes de dormir: 6

Pelo tempo que teu pai dedica para te abraçar e te beijar: 6

Pelo tempo que teu pai dedica para assistir televisão contigo: 7

Pelo tempo que teu pai dedica para escutar tuas dúvidas ou problemas: 6

Pelo tempo que teu pai dedica para te ensinar coisas: 7

Média: 6,22

As crianças tinham qualificado os seus pais. O meu deu para mim 6 e 7 (sinceramente eu tinha merecido 5 ou menos)

Me levantei e corri para o quarto dele, o abracei e chorei.

Queria poder voltar no tempo... mas isso não é possível.

João abriu os olhos, ainda com os olhos inchados pelas lagrimas, sorriu, me abraçou e disse:

- “Eu te amo papai!” Fechou os olhos e dormiu.

Acordemos pais!!! Aprendamos a dar o valor certo aquilo que é mais importante em relação aos nossos filhos, já que disso depende o sucesso ou fracasso na suas vidas.

Já pensou qual seria a 'nota' que seu filho daria para você hoje?

Autor desconhecido

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Espaço de Saúde: cuidados com a postura ao dirigir evita dores nas costas

Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta 
 
Pegar a estrada requer precaução. Além de muita atenção ao volante e a todos os dispositivos de segurança do veículo e da pista, é preciso ter muita cautela com a postura, para evitar uma das principais reclamações de quem passa muito tempo na estrada: as dores nas costas.

Pessoas que ficam horas sentadas na mesma posição podem sofrer sérios danos à saúde. Entre os sintomas mais comuns estão as dores musculares na região cervical, torácica e lombar. É comum também a flexibilidade reduzida, a incapacidade de manter a coluna “reta” e a sensação de “estalo” nas costas.

Com um pouco de cuidado na hora de dirigir, muitas complicações podem ser evitadas. Detalhes como ajustar o banco da maneira correta, manter os dois braços confortáveis (semiflexionados e sempre ao volante) e as pernas a uma distância cômoda dos pedais são capazes de livrar os motoristas das dores no final da viagem. Uma inclinação muito acentuada de encosto, que impeça o condutor de apoiar toda a região lombar, por exemplo, sobrecarrega o pescoço e os ombros. É fundamental que a pessoa não force o pescoço para cima ou para baixo.

Para quem vai pegar estrada, é aconselhável que programe paradas a cada duas horas, a fim de “esticar” as pernas e braços, caminhar um pouco, e se alongar antes de seguir viagem. Outra dica é evitar sentar-se no carro com objetos nos bolsos de trás. Isso pode provocar reações no nervo ciático, causando dores lombares que irradiam para as pernas.

A fisioterapia, a quiropraxia, a massoterapia e a acupuntura são terapias alternativas que tratam as dores nas costas. O método Pilates serve como tratamento preventivo, visto que, as dores nas costas também podem estar relacionadas ao sedentarismo (falta de exercício).
(Fonte: Ecosul maio/Junho 2013).

Ft. Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias. Av. Bento Gonçalves, nº 759, em Camaquã/RS. Também atende a domicílio. Fone: (51) 3671-6843.

Ocorrências atendidas pelo 4º BPM (29.07.2013)

Policiais do 4º BPM recuperam dois veículos no final de semana
 
Na sexta-feira (26/07), às 19h22mim, rua Quatorze, Getúlio Vargas, em Pelotas, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), foram solicitados por populares, para verificarem a situação de uma motocicleta Honda/CG Titan 150, de cor vermelha, que estava abandonada no local. Ao verificar no Sistema a moto constava como roubada/furtada, sendo recolhida à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento) onde foi efetuado o registro.

No sábado (27/07), às 01h36min, na rua 18, Pestano, em Pelotas, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), foram solicitados por populares, para verificarem a situação do veículo VW/Parati GL, de cor preta, que estava abandonada no local, faltando diversos equipamentos e acessórios. Ao verificar no Sistema o veículo constava como furtado/roubado, sendo recolhido à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento) onde foi efetuado o registro.

Policiais do 4º BPM capturam três foragidos no final de semana

Na sexta-feira (26/07), às 23h38mim, rua José de Souza, Fragata, em Pelotas, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), em patrulhamento abordaram N. F. M., de 41 anos, que no Sistema constava como foragido, sendo encaminhado ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento) onde foi efetuado o registro.

No sábado (27/07), às 23h38mim, Avenida Um, Dunas, em Pelotas, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), em patrulhamento abordaram uma motocicleta Yamaha/YBR 125, de cor prata, com o licenciamento vencido e o condutor A. S. M. N., de 23 anos, que no Sistema constava como foragido. Sendo o veículo recolhido e o condutor encaminhado ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento) onde foi efetuado o registro.

Na segunda-feira (29/07), às 02h19mim, rua Doutor Darci Vargas, Porto, em Pelotas, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), em patrulhamento abordaram R. S. O., de 26 anos, que no Sistema constava como foragido. Sendo encaminhado ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento) onde foi efetuado o registro.

Policiais do 4º BPM prendem homem por lesões corporais

No Domingo (28/07), à 01h34mim, rua Frederico Trebi, Fátima, em Pelotas, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), em atendimento a ocorrência de lesões corporais, onde a vítima foi agredida pelo seu ex-namorado. Ao chegar no local a guarnição realizou buscas e encontrou R. H. R., de 23 anos, com uma faca com cabo de madeira e 17 cm de lâmina, que investiu contra o policial, tendo que fazer o uso moderado da força para contê-lo, sendo encontrado ainda em seu bolso um simulacro de pistola. Sendo encaminhado ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento) onde o autor foi autuado em flagrante por lesão corporal consumada.

Policiais do 4º BPM prendem homem por embriaguez ao volante

No Domingo (28/07), às 05h49mim, Avenida Dom Joaquim, Centro, em Pelotas, policiais militares do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar), em atendimento a ocorrência de trânsito na localidade depararam-se com V. I. B. C., de 26 anos, que resistiu a abordagem dos policiais sendo necessário o uso moderado da força para contê-lo, visto estar alterado e com visíveis sinais de embriaguez alcoólica e a motocicleta Honda/CBX 250 Twister, que conduzia apresentava o licenciamento em aberto e não possuía habilitação. Sendo a moto recolhida e o condutor encaminhado ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) e posterior à DPPA (Delegacia de Policia de Pronto Atendimento) onde o autor foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal), onde foi constatada a embriaguez pelo médico de plantão, sendo então autuado em flagrante. (Fonte: Ass Com Soc 4º BPM).