quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Nova estrutura para cuidar de animais de rua em Camaquã

A meta da secretaria municipal é intensificar a fiscalização contra maus tratos, aumentar o controle da população de cães e gatos errantes e incentivar a adoção de animais abandonados 
 
Uma série de medidas está sendo adotada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) com o objetivo de controlar a proliferação de animais soltos, fiscalizar e investigar denúncias de maus tratos e incentivar a adoção – principalmente de gatos e cães. Para viabilizar as ações, a Pasta está estruturando o Departamento de Proteção e Fiscalização do Direito Animal (DPFDA), setor que contará com um coordenador, médico veterinário e mais dois funcionários: um para cuidar do Canil Municipal e outro responsável pelas adoções.

No cronograma de trabalho já elaborado está previsto um minucioso levantamento a ser feito em parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs) a fim de se estimar o número de animais que vivem nesta situação na cidade. A partir do estudo, se montará um plano de trabalho, que entre outras ações, contará com a esterilização de animais domésticos pertencentes aos moradores de baixa renda gratuitamente. O serviço também será estendido aos demais nichos da população, com baixo custo.

“Este problema dos animais errantes que vem se agravando nos últimos tempos e nos períodos de férias fica mais crítico ainda”, assinala o secretário do Meio Ambiente, João Batista Caldasso. Errante é o termo usado para designar a população canina e felina sem controle. Por esta condição, acabam disseminando agentes de parasitas e zoonoses e outros animais e também humanos. Caldasso também antecipa que num primeiro momento haverá uma campanha de conscientização sobre os direitos dos animais entre a população. Passada esta etapa, diz ele, “Teremos a intensificação na fiscalização para reprimir os maus tratos”.

Adoção responsável

Já com relação as adoções, elas serão incentivadas, porém condicionadas a um termo de responsabilidade. O objetivo será evitar que os animais voltem a ser soltos nas ruas. Atualmente, o Canil Municipal está com sua lotação máxima de cem animais, entre cães e gatos - adultos e filhotes. Todos recebem tratamento permanente, com atendimento médico veterinário e controle de parasitoses e zoonoses.

O departamento também pretende visitar cidades onde esta política que beneficia os animais vem sendo operada com êxito, além de elaborar projetos no sentido de captar recursos públicos e privados para melhorar a estrutura de atendimento. (AssCom Prefeitura de Camaquã).

Um comentário:

  1. Iniciativa de louvar. Espero que outros sigam o exemplo, pois cuidar de animais é tão importante como de cuidar de humanos. Todos temos que nos convencer disso de uma vez por todas.

    Jogos de Cuidar de Animais

    ResponderExcluir