Na quinta-feira (20/06), mais de 180 policiais militares do 4º BPM foram empregados durante as manifestações que ocorreram em Pelotas e reuniram cerca de 11 mil pessoas que foram às ruas em apoio aos atos realizados em outros estados que, além dos valores de passagens, apresentou pedidos de melhorias nas áreas de saúde, educação, entre outras reivindicações.
Os policiais, desde as primeiras horas da tarde, reuniram-se no 4º BPM. Houve a orientação da maneira que deveriam atuar a fim de manter a ordem, garantindo o direito de ir e vir e a liberdade de expressão àqueles que estivessem ou não participando do movimento. Logo em seguida deslocaram para o Centro, onde - por volta das 17h - começaria a manifestação.
O Largo Edmar Fetter foi o ponto de concentração. Os manifestantes foram recebidos pelo prefeito Eduardo Leite na Prefeitura Municipal, sem registro de qualquer anormalidade.
Foram percorridas as ruas centrais da cidade, sendo feita uma caminhada até a avenida Bento Gonçalves, com o retorno ao Largo Edmar Fetter. Por volta das 21h30min - se encerrou o ato.
Durante a manifestação foi registrada uma prisão. Um homem que estava junto a um grupo de manifestantes, encobriu o rosto e passou a atirar pedras contra outras pessoas que estavam próximo. Os policiais observaram a cena e impediram-no que prosseguisse a desordem. Ele resistiu a prisão mas foi detido, preso e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Um episódio inusitado marcou a atuação da BM. Um grupo pichava um prédio, quando policiais do 4º BPM os flagraram agindo. Os policiais se dirigiram aos jovens que faziam o dano e
passaram a conversar com eles, informando da conduta ilegal e do prejuízo que causava ao ato. Outros manifestantes se solidarizam aos PMs, indignaram-se com aquela ação e – por vontade própria – passaram a limpar a pichação, demonstrando que aquele era um fato isolado e que não retratava a vontade da maioria.
Seguindo as orientações do Comando Geral da Corporação e do CRPO/Sul, o Comando do 4º BPM empregou seus efetivos de maneira integrada, seguindo o planejamento realizado e cumprindo as estratégias adotadas com o uso da técnica e da tática, garantindo o sucesso da operação e a segurança da população em Pelotas. (Fonte: Ass Com Soc 4º BPM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário