A PARTIR DE 30 DE JANEIRO DE 2014 VOCÊ ACOMPANHA TODAS NOTÍCIAS NO SITE BLOG DO JUARES. www.blogdojuares.com.br
domingo, 25 de agosto de 2013
Pelotão Ambiental de Camaquã forma 1ª turma do Projeto Patrulheiro Ambiental Mirim
Crianças radiantes e felizes: são estes dois principais adjetivos que se pode usar para expressar os sentimentos das 18 crianças que receberam na tarde de sábado (24/08), no auditório da ACIC, em Camaquã, o certificado de Patrulheiro Ambiental Mirim, projeto desenvolvido no Colégio Estadual Sete de Setembro pelo 3º Pelotão Ambiental de Camaquã, tendo como instrutores os soldados Márcio Del'Olmo e Carmem Rejane Lobato Laroque.
A formatura, que teve a presença de pais, parentes, amigos e convidados dos formandos, contou ainda com as presenças do comandante do 3º Pelotão Ambiental, 1º tenente Waldosan Junqueira Carvalho e da supervisora do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Sete de Setembro, Cândida Peres Westphal, que compuseram a mesa de honra.
Durante a solenidade - que foi conduzida pela soldado Carmem Rejane -, foi feita a apresentação das crianças pelo soldado Del'Olmo ao tenente Junqueira, e, logo em seguida foi entoado o Hino Nacional Brasileiro. Dando continuidade na cerimônia, as crianças prestaram o juramento do patrulheiro mirim e receberam os diplomas. Ainda teve a mensagem aos educadores ambientais lida pela aluna Gisely Medeiros Fonseca, apresentação em slides do projeto desenvolvido em Camaquã e a entrega dos troféus às três crianças que foram escolhidas pelos melhores desenhos elaborados, sendo elas:
1º lugar: Bianca Veige Stifft; 2º lugar: Ana Brenda da Fonseca Almeida; 3º lugar: Kailani Brasil Medeiros.
Para concluir o evento, teve a fala da supervisora do Colégio Sete de Setembro e a entoação do Hino Rio-Grandense.
O projeto iniciou no dia 14 de abril do corrente ano, com 20 alunos do 4º ano, depois, com a transferência de um aluno para outra escola, encerrou na semana passada com 19 alunos - um não esteve presente na formatura -, num total de 24 aulas, onde foram aplicadas lições sobre conscientização e respeito ao meio ambiente, com os temas: fauna, flora, reciclagem, ecossistema, entre outras aulas teóricas e práticas.
"Trabalhamos muito bem com estas crianças no 1º semestre e já estamos projetando desenvolver este trabalho com duas turmas para o 2º semestre", destacou a soldado Carmem Rejane.
"É um processo de recíproco conhecimento adquirido, onde a gente tanto ensinou quanto aprendeu com estas crianças. Elas foram especiais para nós, e acredito que nós também fomos especiais para elas, é uma coisa que a gente leva por toda vida. É muito gratificante", disse o soldado Del'Olmo.
"Fiquei surpreso com o trabalho que eles fizeram, porque foi a primeira turma e todo a vez que se inicia um trabalho tem aquele desafio, aquele receio de como vai sair, e saiu melhor do que esperávamos. Estão todos de parabéns. Foi muito gratificante, e a tendência é que os próximos tornem-se cada vez melhores, onde vamos buscar mais apoio de entidades e empresas para continuar com este belo trabalho", finalizou o tenente Junqueira.
O que é o Projeto?
O Projeto “Patrulheiro Ambiental Mirim”, é uma proposta preventiva na área do Policiamento Ambiental, seguindo o viés da Educação Ambiental, não formal.
Além do aspecto preventivo e educativo com o intuito de formar multiplicadores de educação ambiental soma-se a esta iniciativa, o foco institucional da corporação (Brigada Militar); um modo de aproximar o Policial Militar da Comunidade, interagindo com esta, divulgando a importância da ação da Polícia Ostensiva na área ambiental, suas atribuições legais e, o mais importante, desmistificar a figura Policial Militar, estreitando laços de respeito e cooperação da Comunidade para com o serviço da Instituição Brigada Militar.
O Projeto tem como principal objetivo sensibilizar crianças e adolescentes para a adoção de um comportamento preventivo, a partir da sua realidade social, onde possam praticar atitudes que contribuam para o desenvolvimento de ações de preservação do meio ambiente, contribuindo na melhoria da qualidade de vida da Comunidade Gaúcha.
Acredita-se que é através da educação ambiental a principal forma de conseguir mudanças de comportamento das pessoas, criando uma consciência prevencionista. (Fotos: Juares da Luz/BJ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário