quarta-feira, 27 de junho de 2012

Equipes de Saúde realizam bloqueio vacinal antirrábico em Camaquã

Em virtude da crescente confirmação laboratorial de casos de raiva em bovinos e equinos não somente em nosso município, mas em todo o Estado, o Ministério da Saúde liberou vacina gratuita para a realização de bloqueios vacinais antirrábicos em cães e gatos nas áreas afetadas.

Em Camaquã, de 18 a 21 de junho, a equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde - CEVS juntamente com a equipe do Departamento de Vigilância Sanitária Municipal, realizou a vacinação de 431 cães e 114 gatos nas localidades da Ilha Santo Antônio (6º Distrito) e Caititu (11º Distrito), onde os últimos casos foram confirmados.

Os técnicos esclarecem que não é uma campanha de vacinação em massa, e que novos bloqueios serão realizados somente após avaliação técnica do CEVS, contudo fica a recomendação para que os proprietários de animais de produção (bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos, etc.) bem como cães e gatos mantenham a vacina dos mesmos em dia a fim de evitar novos focos da doença.

O Departamento de Vigilância Sanitária solicita que casos suspeitos da doença em animais de produção sejam comunicados à Inspetoria Veterinária ou diretamente pelo telefone (51) 3671 8665 no caso de cães e gatos bem como informa que em caso de agressão ou acidente, a pessoa ferida deve procurar imediatamente o Posto de Saúde Dr. José Telmo Marder, em frente ao hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário