O programa de computador para o preenchimento da declaração do Imposto de Renta (IR) será liberado mais cedo pela Receita Federal e estará disponível às 18h desta sexta-feira (24/02).
Os contribuintes pessoas físicas que pretender obter a restituição nos primeiros lotes devem preenher e enviar o formulário eletrônico logo no início do prazo.
As pessoas com idade acima de 65 anos terão prioridade. No entanto, se forem constatadas inconsistências ou pendências na declaração a regra é invalidada.
Teste
A Receita Federal resolveu testar a liberação antecipada do programa gerador da declaração neste ano. Se der certo, a medida será mantida nos próximos anos. A intenção é tornar a declaração mais fácil para o contribuinte.
Apesar do processo de preenchimento do formulário ter sido adiantado, o contribuinte só poderá entregar os documentos a partir de 1º de março. O prazo vai até 30 de abril pela internet ou em disquetes nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
Já o prazo para as empresas entregarem a declaração com a relação de rendimentos pagos aos trabalhadores (o total do recolhimento em impostos e os descontos) termina no dia 29 de fevereiro.
A Receita espera receber este ano mais de 25 milhões de declarações.
A Receita espera receber este ano mais de 25 milhões de declarações.
A Tribuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário