terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dá-se início a nova safra de pepinos em Camaquã

No dia 25 de janeiro, sexta-feira, produtores rurais receberam as mudas de pepinos para o plantio do tarde (safrinha). Foram entregues cerca de 30.000 mudas, o transporte foi por conta da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, de Camaquã que teve o acompanhamento do técnico em Agropecuária, Adair Fagundes para orientar e reforçar as técnicas de plantio, já que os produtores adquiriram certa experiência na última safra.

Na última safra em setembro, os produtores utilizaram de técnicas mais simples, para se habituarem a cultura relativamente nova no município para finalidade comercial. Nesta safra os agricultores já fazem uso de tecnologias mais elaboradas, trabalhando com irrigação localizada e fertiirrigação (disponibilizar adubo para as plantas via água), criando uma expectativa de colheita de cerca de 45 toneladas. A produção será vendida a R$ 1,55/Kg para a empresa Bom Princípio, de Tupandi/RS.

O Setor de Fomento Agropecuário - SMAA acredita que cultura do pepino para conserva pode ser uma cultura importante para auxiliar no processo de diversificação da propriedade rural, processo este que deve ser cada vez mais fomentado no município, já que principalmente a cultura do fumo tem se tornado difícil de ser cultivada, em função das frequentes estiagens e pestes sem controle fitossanitário. 
 
Foto: Divulgação SMAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário