quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

1º de fevereiro – 70 anos do Grupo CEEE

Amanhã, o Grupo CEEE completa 70 anos. Criada em 1º de fevereiro de 1943, a Companhia Estadual de Energia Elétrica tinha o objetivo de iniciar a expansão dos serviços de energia elétrica para o Rio Grande do Sul. Ao seu fundador, Noé de Mello Freitas, foi dada a missão de implantar fontes de energia mais próximas aos grandes centros como Porto Alegre e Canoas. No dia 03 julho de 1973, o Governo do Estado, homenageia os eletricitários trabalhadores da Companhia Estadual de Energia Elétrica criando o Dia do Eletricitário Gaúcho, através do decreto estadual nº 22.508.

Muitas foram as alterações que a Empresa passou, muitos foram os trabalhadores que ajudaram a tornar o Grupo CEEE uma das maiores empresas gaúchas. Hoje é formada por 4.550 empregados que atuam nas empresas CEEE Geração e Transmissão e CEEE Distribuição levando energia para todo o Rio Grande através de um parque energético constituído por 15 usinas hidrelétricas, o que totaliza uma potência instalada de 910,6 Megawatts (MW).

O escoamento da energia dessas usinas e da energia recebida do Sistema Interligado Nacional é feito por 62 subestações com capacidade de 8.044 megavolts-ampère (MVA) e mais de seis mil quilômetros de linhas de transmissão em todo Rio Grande do Sul. Na distribuição, a empresa CEEE-D atende diretamente 1,5 milhão de clientes em 72 municípios das regiões Sul e Sudeste do Estado, incluindo a capital, maior mercado da Companhia. Parabéns a todos que fizeram e fazem parte desta história.

ATENÇÃO: Devido ao aniversário da companhia, a CEEE não abrirá amanhã, dia 1º de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário