quarta-feira, 17 de abril de 2013

Santander lidera reclamações contra bancos

O Santander liderou pelo segundo mês consecutivo o ranking de reclamações contra bancos com mais de um milhão de clientes. O número de queixas contra instituições financeiras aumentou 32,58% em março, segundo dados divulgados na segunda-feira (15/04), pelo Banco Central.

Foram constatadas 2.356 reclamações procedentes no mês passado, maior número de queixas absolutas desde maio de 2009.

Na lista vêm, em seguida, Banco do Brasil, Banrisul, Itaú e HSBC.

"A liderança do Santander não surpreende, uma vez que faltam funcionários na rede de agências, o que foi agravado com o corte de 975 postos de trabalho em dezembro do ano passado, durante o processo de demissões em massa. Além disso, novas dispensas ocorreram nos primeiros meses de 2013, aumentando a sobrecarga de trabalho e piorando o atendimento aos clientes", avalia o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.

"Não foi à toa que o movimento sindical realizou um dia nacional de luta na última quinta-feira (11), com protestos em todo país, cobrando mais contratações, fim da rotatividade e das metas abusivas, combate ao assédio moral e melhores condições de saúde, segurança e trabalho", destaca o dirigente sindical.

Para o diretor da Contraf-CUT, se não houver mudanças na gestão, o banco vai continuar liderando esse ranking. "Queremos que o Santander respeite o Brasil e os brasileiros", conclui. (Fonte: Contraf-CUT com Valor Econômico).

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