sábado, 26 de março de 2011

As drogas e seus efeitos e alterações sobre o organismo humano


As drogas causam efeitos muitas vezes irreparáveis no organismo humano conforme seu estágio de consumo, atuam principalmente no cérebro, denominamos tais drogas como sendo as psicoativas (aque agem no psiquismo), interferem no funcionamento das células Nervosas, provocando alterações  de comportamento e de capacidade de sentir e perceber a realidade. Pessoas que usam drogas buscam tão somente o prazer imediato, de forma individual, buscando justamente alterações psiquismo.  

Conforme o tipo e qualidade de droga que é usado as alterações serão variáveis no organismo, dependendo muito da capacidade orgânica de cada pessoa.

As Drogas atuam e atingem outros órgão do corpo, não se restringindo somente ao cérebro, atingindo o Coração, os vasos sangüíneos, aparelho digestivo e causando afecções nos pulmões. Conforme os efeitos que as drogas causam no organismo, elas são classificadas em três tipos:
1. DEPRESSORAS
2. ESTIMULANTES
3. PERTURBADORAS

As Depressoras causam a diminuição das atividades cerebral, incluem-se o Álcool, tranquilizantes...
- Morfina, Heroína e os inalantes.
- Drogas lícitas:
- Cigarro e o álcool durante seu consumo causam desinibição e euforia.
- Diazepan e Valium, causam o relaxamento muscular, tranquilidade, como perigo a diminuição dos reflexos e depressão.
Cheirinho de Loló e Lança Perfume, causam tontura, euforia e alucinações, tendo perigo de coma e dependência.

Os Estimulantes
- Cocaína, e seus derivados – Crack e a Merla, causando o efeito e sensação de bem estar e poder, insônia, causando Delírios, hipertensão e taquicardia grave,
 A dependência particularmente do Crack e Merla, é psicológica.

As Perturbadoras como, por exemplo:
 - LSD e ECSTASY, causam a perda da sensação temporal e espacial, euforia, delírios e alucinações, tendo o perigo de surtos psicóticos, causando dependência psicológica.
- Maconha: tem como efeitos o relaxamento, sonolência, perda de memória, delírios e alucinações. Como perigo causa sensação de morte iminente, taquicardia, boca seca e diminuição da taxa sangüínea de hormônios sexuais,
Causa dependência psicológica moderada e serve como porta de entrada para o consumo de outras drogas mais fortes, pois dificilmente uma pessoa começa a usar cocaína ou crack, normalmente começam pelo cigarro vendido normalmente em conjunto com o consumo de bebidas alcoólicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário