sábado, 26 de março de 2011

A Brigada Militar faz um trabalho importantíssimo nas escolas sobre prevenção às drogas e à violência

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul, denominada Brigada Militar, desde 1998, vem desenvolvendo o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), nas escolas do Estado, através de policiais militares voluntários. O  PROERD é baseado no programa Norte Americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), que foi desenvolvido  em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em mais de 50 países envolvendo mais de 60 mil policiais. Os Estados pioneiros no Brasil foram Rio de Janeiro e São Paulo, sendo iniciado no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 1998, com a formação de duas turmas de alunos da  Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio  Piratini,  em 15 julho do mesmo ano. Atualmente a Brigada Militar  conta com mais de 800 Instrutores Policiais Militares voluntários, que foram preparados para desenvolver o trabalho de prevenção nas escolas e também na comunidade envolvendo pais, professores, alunos e comunidade. Esses Policiais Militares atendem alunos das escolas estaduais, municipais e privadas do Estado.
O programa já foi desenvolvido em mais de 451 municípios,  desde sua implantação em 15 de julho de 1998, o PROERD  já formou mais de 900.000 mil alunos das Escolas da rede pública e privada do Estado.
Os Policiais Militares desenvolvem um trabalho educativo de Prevenção, de forma voluntária, pois além de suas atividades de policiamento, contribuem semanalmente com parte de seu tempo, na busca da construção de um futuro melhor, principalmente, para nossas crianças.

Um comentário:

  1. Oi,Juarez! Meu é Cátia e sou professora na rede municipal aqui em Cachoeirinha -RS. E aqui exerce-se este trabalho PROERD - Brigada Militar com o sargento Silveira.Este,tem obtido grandes resultados em nossa comunidade escolar...nossos alunos estão muito mais comprometidos e "ligados" quanto à assuntos como drogas e violência. Estamos muito felizes!!! Obrigada ao sargento Silveira!!!

    ResponderExcluir