segunda-feira, 2 de julho de 2012

Com muita emoção, é inaugurada a Capela São Francisco de Assis, no bairro Cônego Walter, em Camaquã

No sábado (30/06), às 15h30, foi inaugurada a Capela São Francisco de Assis, localizada na esquina das ruas Ivan Alcides Dias com Darci Cardoso Verli, no bairro Cônego Walter, em Camaquã.

A construção da capela, que era um sonho dos organizadores idealizadores desde a posse do terreno em 2003, foi feita aos poucos com muito trabalho e dedicação através de campanhas, ações entre amigos e promoções de eventos e algumas doações.

A comunidade dos bairros Cônego Walter e ouro Verde estava muito feliz em receber um local próprio para a prática das missas e outros eventos católicos.

Na abertura do evento, Mara Ollerman da Silva, uma das idealizadoras, muito emocionada, falou sobre a concretização do sonho. Izaldo José laquiman com a voz embargada leu o histórico da capela.

A missa inaugural foi realizada pelo padre José Inácio Sant’anna Messa que com vibração e motivação a conduziu com muita emoção, tendo um bom público presente, inclusive com fiéis de outros bairros. No final da missa os organizadores serviram à comunidade e demais presentes, salgadinhos, doces, refrigerante e chá.

histórico da Capela

Tudo começou, em 1999, por ocasião das Missões Populares, onde recebemos uma Cruz, que dizia: Todo o batizado é missionário. Um grupo de pessoas da Igreja católica que veio até ao nosso bairro, entre eles a Sra. Florentina Castro Alves, que é uma árdua incentivadora, juntamente com o casal Flori e Vilma Rodembusch. Grupo de missionários que visitou famílias, nos reuniram, conversamos e fizemos o propósito de construirmos uma igreja. Um local, onde pudéssemos nos reunir, fazer os encontros de catequese, missas, eventos. Enfim, um lugar nosso.

Em julho de 2002, foi formada a primeira coordenação composta pela Sra. Ieda Santos Pereira, Márcia Mesquita (in memória), Inês Santos, Katiana de Freitas da Rocha, Mara Núbia Pereira Pacheco, Marlize Mesquita, Adriana Copes Tamborim, Marizete Magalhães Deganne, Elenita Sampaio e Eliane Martins.

Em 2003, esta coordenação liderada pela Sra. Ieda Santos Pereira e orientada pelo Padre Eduardo, conseguiram a doação do terreno.

Naquela época, tínhamos entre nós a dona Ivone Pereira Barbosa (in memória), pessoa muito católica que fazia parte da Ordem Franciscana Secular, ela deu a ideia de colocarmos São Francisco de Assis como nosso padroeiro, este que todos gostamos muito.

No inicio, tínhamos uma imagem pequena de São Francisco de Assis, doada por uma família, mas depois ganhamos uma maior, presente este de Dom Liro Vendelino Meurer, que usamos em nossas missas.

Em julho de 2004 foi composta uma nova coordenação que continuou realizando eventos com o propósito de continuar com os ideais da primeira coordenação, que sempre foi a construção da nossa igreja.

Inicialmente, fazíamos nossas missas no CIEP, após passamos a realizá-las na Associação do Bairro, que se tornou CRAS.

No transcorrer do tempo, nós da coordenação, tivemos muita dificuldade para chegarmos até este grande momento. Após a primeira coordenação conseguir o terreno, o próximo passo foi conseguir a planta, passo esse que nos deu muito trabalho. Foram idas e vindas na Secretaria da Infraestrutura de Camaquã, idas e vindas na Mitra em Porto Alegre e com muita dedicação e esforço, Paulo Sérgio Cardoso da Silva, na época coordenador, disponibilizou seu tempo indo à Porto Alegre para resolver esses trâmites. Já que estava difícil de conseguirmos a liberação para construirmos a nossa igreja, pedimos então que liberassem para fazer um salão de eventos em vez de uma igreja. Este salão que estamos reunidos e a partir de hoje usaremos como igreja, lugar de encontro com Deus.

Em janeiro de 2007, assumiu a coordenação que permanece até hoje, dando continuidade aos eventos em busca da construção da nossa igreja.

No final do ano de 2007, construímos a fundação da nossa igreja.

No dia 04 de outubro de 2008, dia de São Francisco de Assis, tivemos uma Missa Campal. 

No inverno de 2011 foram erguidas as colunas, as paredes e o contra piso. 

Neste ano de 2012, a entrada de luz, o telhado e as aberturas.

Alegramo-nos, pois a nossa igreja, mesmo inacabada, permite-nos que possamos usá-la a partir do dia de hoje.

Meus irmãos, para arrecadar fundos, foram feitos vários eventos, ação entre amigos, festa em honra a São Francisco de Assis onde elegemos a boneca e a Vovó São Francisco de Assis, realizamos campanhas para conseguirmos tijolos, cimentos, entre outros materiais de construção, tivemos a ajuda de pessoas que contribuíram com dinheiro e outros com materiais.

 As comunidades, São João Batista, Imaculada Conceição e a São José do Bairro Carvalho Bastos nos concederam o espaço para realizar nossos eventos, bem como São João Batista e a Imaculada Conceição nos ajudaram também com dinheiro. A comunidade São José, da Chuvisca, trocou os bancos da sua igreja e nos doou os usados que foram reformados e nos servirão por um bom tempo. Também, ganhamos da comunidade Menino Jesus de Praga, bairro Getulio Vargas, classes para Catequese.

 E agora, com a graça de Deus, estamos reunidos neste grande momento, com a missa inaugural da nossa igreja católica, nosso Padroeiro São Francisco de Assis.

Agradecemos primeiramente a Deus que nunca nos permitiu desistir desse sonho, aumentando a nossa fé a cada dia e ajudando-nos a vencer as barreiras que existiram no caminho. 

Agradecemos também, ao Padre José Inácio Sant’Anna Messa, que nos ajudou a concretizar este sonho e a todos que participaram dele. Pedimos a Deus que nos conceda sempre a graça da união, para que juntos possamos terminar e manter a nossa igreja.

Para que este sonho possa ser realizado plenamente, e consigamos ter a nossa igreja em melhores condições, peço a todos que continuem nos ajudando, participando das missas e da nossa festa que será realizada no dia catorze de outubro deste ano, onde faremos um galeto em Honra a São Francisco de Assis, nosso padroeiro.

Agradece a coordenação da igreja São Francisco de Assis.

Camaquã, RS, 30 de junho de 2012.

IZALDO JOSE LAQUIMAN

mais fotos do evento 













O uso das fotos produzidas pelo Blog do Juares é livre, mas de acordo com a legislação em vigor, é obrigatório registrar o crédito da foto. Juares da Luz / Blog do Juares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário