terça-feira, 24 de julho de 2012

Festa do Colono e Colonização Pomerana em Camaquã movimentou um bom público

Sucesso total. Assim a coordenação da 29ª Festa do Colono e 2ª Festa da Colonização Pomerana resumiu o evento que começou no sábado (21/07), e terminou no domingo (22/07), na sede da Sociedade Agrícola Feliz localizada na Santa Auta 5º Distrito de Camaquã. Foram dois dias de atividades com exposições, gastronomia, culto festivo em pomerano, desfile típico do colono acompanhado da banda Fritz, concursos de choppscop, chopp em metro, traçador e vaca mecânica, além do show com banda Aquarela e domingueira com a banda HM, entre outras atrações. O evento foi prestigiado por mais de oito mil pessoas durante os dois dias de festa.

Durante a abertura oficial, realizada no sábado à tarde, participaram diversas autoridades e convidados. O prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, aproveitou para parabenizar a todos os colonos: “Parabéns a todos os colonos do município pelo seu dia, um país só cresce quando tem uma agricultura forte”, frisou.

Desde o ano passado, o ponto alto da festa é a participação do Projeto da Colonização Pomerana realizado pela Prefeitura de Camaquã, através de atividades como o resgate da história, panfletos informativos, apresentações folclóricas, exposição fotográfica, utensílios, vestimentas típicas, bandeira dos colonizadores pomeranos e gastronomia típica para degustação. Tudo para reviver o passado e destacar a importância da cultura Pomerana no desenvolvimento do município, tanto no setor econômico como cultural. A programação teve como destaque o Culto Festivo em Pomerano com abertura do Coral Sociedade Feliz, a encenação do casamento pomerano e a apresentação do filme “Pomerano a trajetória de um povo”.

A festa foi organizada pela equipe da Sociedade Agrícola Feliz de Santa Auta, com o apoio da Prefeitura de Camaquã, com o objetivo de homenagear os colonos do município e resgatar a cultura pomerana da qual a maioria dos moradores da Santa Auta são descendentes.

Prefeitura de Camaquã
Fotos: Jossana Fehlberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário