quinta-feira, 12 de julho de 2012

Datas Comemorativas

Hoje (12 de julho) é Dia do Engenheiro Florestal.

O engenheiro florestal está diretamente ligado à natureza em seu ofício: é ele quem estuda e planeja a exploração dos recursos florestais, para encontrar o modo adequado e mais racional de aproveitá-los, com o menor risco ambiental possível.

A procura por esse profissional aumentou, no Brasil e no exterior, e continua crescendo, devido ao volume de problemas ambientais causados pela interferência do homem na natureza. O profissional dessa área deve desenvolver uma consciência crítica sobre essas questões. Ele trabalha não só prevenindo, mas consertando o desgaste causado pelo próprio homem, encontrando uma forma de reparar ou mesmo permitir nas florestas atividades predatórias, mas de importância econômica para os países, como por exemplo a extração de madeira (para ser utilizada pelas indústrias).

Como trabalha - O engenheiro florestal tem um vasto campo de atuação. Ele estuda e faz projetos para a preservação dos recursos renováveis e para a conservação de ecossistemas. Além de elaborar relatórios de impacto ambiental das atividades humanas em áreas de florestas, pode planejar e executar obras e serviços técnicos em engenharia rural em construções para fins florestais.

Ele também estuda e faz projetos de aproveitamento racional de florestas e de reflorestamento, fazendo inventário florestal para manejo e melhoramento de florestas naturais e plantadas, pesquisa até a produção de sementes e de mudas para melhorar as características das plantas. Na indústria de móveis, de papel e celulose, por exemplo, ele elabora os projetos de plantio e reflorestamento das espécies mais adequadas.

Soleis

Nenhum comentário:

Postar um comentário