quarta-feira, 4 de julho de 2012

Escola Osvaldo Aranha desenvolve o Projeto Lago Verde Azul

Um dos maiores patrimônios ambientais do planeta, a Lagoa dos Patos, está sendo amplamente estudada e pesquisada por professores e alunos da Escola Municipal Osvaldo Aranha de Camaquã através do projeto “Lago Verde Azul: Santuário da Mãe Terra” que começou a ser desenvolvido desde o início do ano letivo. Estão acontecendo diversas atividades com o intuito de valorizar e conhecer melhor para formar uma consciência de preservação dos recursos ambientais disponíveis para a humanidade.

O projeto surgiu da preocupação com a água, elemento imprescindível para a manutenção de toda a forma de vida no planeta. Tendo como inspiração os versos da música “Lago Verde Azul” do cantor e compositor Elmo de Freitas, o projeto se propôs a trabalhar com duas dimensões; uma socioambiental, onde foram explorados todos os conhecimentos sobre a fauna e a flora, e a necessidade de preservação de toda a riqueza desta biodiversidade; e a outra, foi a dimensão artístico-cultural, onde a partir da letra da canção desencadeou-se uma série de ações artísticas como forma de reconhecer todas as manifestações culturais encontradas na região da Laguna e também de  valorizar o artista da terra, Elmo de Freitas.

Ao longo do primeiro semestre, foram realizadas inúmeras ações de construção de conhecimento além de concursos de fotografia, desenho, pintura em telas, poemas, contos e apresentações de dança, música e teatro.

“Para que os conhecimentos adquiridos em sala de aula pudessem tornar-se ainda mais significativos era imprescindível proporcionar esse momento de encontro dos alunos com a imensidão do Mar de Dentro”, relata o diretor da escola Juarez Ribeiro. Por isso foram realizadas 18 viagens de estudos, uma verdadeira expedição por todos os recantos da Lagoa.

Para a culminância do projeto foi realizado no dia 28 e 29 de junho um grande Seminário de Socialização dos conhecimentos adquiridos com o projeto, onde os palestrantes foram os próprios alunos que desta forma tornaram-se protagonistas da construção de seus conhecimentos e toda a escola ficou conhecendo melhor cada recanto dessa imensidão de águas chamada Lagoa dos Patos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário