terça-feira, 3 de julho de 2012

Faça a sua parte e ajude no combate à dengue

O Programa Municipal de Prevenção e Combate à Dengue de Camaquã funciona vinculado a Secretaria Municipal da Saúde desde 2002 sem interrupções, com o objetivo de investigar o surgimento de focos do mosquito transmissor da doença, bem como, de orientar a população sobre as medidas de prevenção.

Atualmente, uma equipe composta por 14 agentes de campo trabalha exclusivamente na execução deste serviço realizado semanalmente 86 vistorias em armadilhas, 92 vistorias em pontos estratégicos e cerca de 320 vistorias de orientação nos bairros. As armadilhas são pneus adaptados que são pendurados a cada nove quarteirões da zona urbana em locais que possam servir como porta de entrada de mosquitos que venham de outros municípios no interior de veículos. Os pontos estratégicos são locais que oferecem maior risco em virtude da quantidade de depósitos de água parada que possuem, como por exemplo, borracharia, ferro velho, cemitério, floricultura, posto de lavagem, etc. Havendo a presença de larvas nestes locais os agentes as coletam e as mesmas são enviadas para o Laboratório Central do Estado – LACEN/RS.

Na primeira quinzena de junho, foi coletado larvas de Aedes Aegypti em uma armadilha localizada no bairro Siá Juliana divisa com o bairro Jardim do Forte. Em virtude disso, uma ação emergencial está sendo realizada com a orientação e supervisão dos técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, com objetivo de fazer a delimitação do foco com a coleta de todas as larvas encontradas para análise, bem como, o tratamento com a colocação de larvicida para matar as larvas. Para tanto, o Departamento de Vigilância Sanitária de Camaquã solicita a colaboração de todos os moradores dos imóveis compreendidos no polígono formado pelas ruas Olavo Moraes, Nelson Ricardo, Marfiza Garcez dos Santos, Dr. Walter Kess, Jango Castro, travessa Dr. Lessa, Tiradentes e João de Oliveira.

As medidas adotadas estão previstas na norma técnica de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, que também define que o status do município só passará a ser de município infestado se larvas do mosquito forem encontradas nos domicílios do entorno da armadilha. Sendo assim, esta nota não quer gerar pânico, e sim alertar a população para fazerem a sua parte eliminando todo e qualquer local com água parada.

Notifica-se ainda os proprietários de terrenos baldios ou de imóveis fechados para que providenciem com urgência a limpeza dos mesmos, ficando, caso não o façam, sujeitos as penalidades previstas em lei.

Em casos de dúvidas contate o Departamento de Vigilância Sanitária pelo telefone (51) 3671 8665 ou pelo e-mail pmcvigilancia@camaqua.rs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário