quarta-feira, 11 de maio de 2011

Brigada Militar lança a operação Década de Ação pela Segurança no Trânsito

Hoje (11/05) a Brigada Militar lança em todo o estado do Rio Grande do Sul a operação Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

A Década de Ação pela Segurança no Trânsito abrange cinco pilares: 1. Gestão da segurança do trânsito; 2. Infraestrutura mais segura e mobilidade; 3. Veículos mais seguros; 4. Usuários mais seguros e 5. Atendimento às vítimas. E tem como meta reduzir em 50 % os acidentes de trânsito nos próximos nove anos.

O 30º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Camaquã, participando também do evento realizou a operação simultaneamente em todos os 11 municípios abrangentes (Amaral Ferrador, Arambaré, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Cristal, Chuvisca, Dom Feliciano, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Tapes e Turuçu). .

Em Camaquã a operação sob o comando do Tenente Sampaio foi realizada na rua Olavo Moraes (portão Boa Viagem), onde foram abordados e fiscalizados diversos veículos, e recolhida uma motocicleta por não possuir documentação. E quando da identificação do condutor foi constatado que o mesmo, Sr. Daniel da Silva Backaus, 28 anos, além de não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tinha a seu desfavor um mandado de prisão por apropriação indébita, sendo então conduzido à Delegacia de polícia para os devidos fins.

Entenda melhor o plano de ação da ONU

A Comissão Global para a Segurança no Trânsito da ONU lançou em maio de 2009 um plano de ação para a década 2011/2020, recomendando aos países membros medidas imediatas de atenção e prevenção contra a violência no trânsito que se revela como a principal causa de morte prematura e de ferimentos incapacitantes na população de jovens do mundo.

O desafio é grande (reduzir em 50% os índices de mortalidade) mas absolutamente possível, desde que haja absoluto comprometimento das autoridades de todas as esferas de poder e efetiva participação da sociedade, não só colaborando com atitudes preventivas mas, principalmente, no acompanhamento das ações.

O Governo do Estado, por meio do Detran/RS, realizou hoje (11/05) às 11h, o lançamento da Década de Ação para a Segurança no Trânsito no Rio Grande do Sul, no Palácio Piratini, em Porto Alegre/RS. Durante a solenidade, o governador Tarso Genro assinará um decreto que cria o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito e, os secretários de Estado assinarão termo de compromisso manifestando apoio às ações de redução da violência no trânsito.

A ação faz parte de uma mobilização global, que inicia na Nova Zelândia e segue em cada um dos 24 fusos horários no sentido do Oriente para o Ocidente. Às 11h, em cada país, uma celebração será feita como demonstração de adesão à Década, proclamada pela Organização das Nações Unidas para reverter a escalada da violência no trânsito em todo o mundo.

Como os cinco pilares não se resumem a ações de Governo, também é importante que empresas, entidades, sociedade civil organizada e os próprios cidadãos participem. As linhas de ação identificadas pela ONU como importantes para promover a segurança no trânsito vão desde o fortalecimento da gestão da segurança no trânsito, passando pela melhoria da infraestrutura viária e segurança veicular, até o comportamento dos usuários e atendimento ao trauma (assistência pré-hospitalar, hospitalar e reabilitação).

Foto: Juares da Luz



Um comentário:

  1. Vc pode me dizer de quem é a criação do logo desta iniciativa, se é da ONU ou criado por que orgão no Brasil?

    ResponderExcluir