quarta-feira, 11 de julho de 2012

Datas Comemorativas

Hoje (11 de julho) é Dia Mundial da População.

Com mais de sete bilhões de pessoas, a população do mundo aumenta anualmente em 75 milhões, sendo que metade tem menos de 25 anos de idade. Jovens entre 15 e 24 anos somam um bilhão, o que significa dizer que existem 17 jovens em cada grupo de 100.

Mas o número de pessoas com mais de 60 anos, por sua vez, chega a 646 milhões, numa proporção de uma em cada dez.
DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO
Esse número ainda é acrescido todo ano em mais de 11 milhões, o que caracteriza um envelhecimento da população mundial.

Conforme estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2050, a porcentagem de jovens com menos de 15 anos de idade deve diminuir de 30 para 20%, enquanto a quantidade de idosos deve crescer 22%, alcançando um total de dois bilhões de pessoas com idade avançada.

"O Dia Mundial da População chama a atenção da opinião pública para a importância que se deve dar à evolução do tamanho da população mundial e de cada país, de sua estrutura por idade, raça, gênero etc.
A população é agente e objeto de toda e qualquer política pública. Uma visão realista da crítica demográfica do país é imprescindível para os jovens de hoje, pois oferecerá a eles elementos preciosos para que possam formar convicções, exercer opções e definir trajetórias de vida para as próximas décadas."
José Alberto Magno de Carvalho
Diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - CEDEPLAR
"Há dez anos, as Nações Unidas instituíram o 11 de julho como o Dia Mundial da População, uma vez que fora neste dia, em 1987, que a população mundial atingira 5 bilhões de pessoas. A ideia era chamar a atenção do mundo sobre a urgência e importância das questões populacionais e a necessidade de se buscar soluções para as mesmas.

O Planeta Terra conta hoje com aproximadamente 1,1 bilhão de jovens de 15 a 24 anos. Este contingente de pessoas, o maior que o mundo já teve, está se fazendo ouvir e sendo reconhecido como fonte de oportunidades e sujeito a diversos tipos de ameaças.

Muitos desses jovens estão desinformados, não possuem bom nível de instrução e não recebem atenção adequada do setor saúde, especialmente no que se refere à saúde reprodutiva e sexual.

Desta situação resultam riscos desproporcionais de contrair doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids, de gravidezes precoces e indesejadas, e de violências e abusos sexuais.

A 21ª sessão especial da Assembléia Geral da ONU, realizada em Nova Iorque de 30 de junho a 2 de julho de 1999, reafirmou que os governos devem considerar as necessidades dos jovens, dando prioridades a programas de educação, oportunidades de geração de renda, treinamento vocacional e atendimento de saúde, em especial sexual e reprodutiva.
Reafirmou também que as políticas referentes aos jovens devem envolvê-los de maneira ativa no delineamento, implementação e avaliação de tais programas."
Elza Berquó
Demógrafa e Presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento - CNPD.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Nenhum comentário:

Postar um comentário