quarta-feira, 18 de julho de 2012

Datas Comemorativas

Hoje (18 de julho) é Dia do Trovador / Dia Mundial dos Veteranos de Guerra. 

Dia do Trovador.

O termo trova, do francês, "trouber" (achar) nos indica que os trovadores devem "achar" o motivo de sua poesia ou de suas canções. Segundo Aurélio Buarque de Holanda, trovador é "na Idade Média, poeta ambulante que cantava seus poemas ao som de instrumentos musicais; menestrel; poeta; vate". 

Originária da quadra popular portuguesa, a trova teve no Brasil um desenvolvimento inusitado, e é hoje praticada por mais de 3000 trovadores em todo o país; possui até uma organização de âmbito nacional, a UBT - União Brasileira de Trovadores. Esse gênero literário é considerado, atualmente, o único gênero exclusivo da língua portuguesa! Começou a ser estudado e difundido só depois de 1950, propagado pelo poeta carioca Gilson de Castro (que, mais tarde, adotaria o pseudônimo literário de Luiz Otávio) juntamente com J.G. de Araújo Jorge.

A UBT foi fundada em 1966, adotando uma rosa como símbolo da organização e tendo como padroeiro São Francisco de Assis. Em reconhecimento pelo trabalho de Luiz Otávio em favor da cultura, a Assembleía Legislativa do Estado de São Paulo, através de decreto-lei, oficializou 18 de julho, data de nascimento do poeta, como Dia do Trovador. 

Gêneros da Trova
A- Trovas Líricas: Falando dos sentimentos; amor, saudade, etc.
Saudade palavra doce
que traduz tanto amargor;
saudade é como se fosse
espinho cheirando a flor...(Bastos Tigre)
B- Trovas Filosóficas: Contendo ensinamentos, máximas, pensamentos, etc.
Duas vidas todos temos,
muitas vezes sem saber:
-- a vida que nós vivemos,
e a que sonhamos viver...(Luiz Otávio)
C- Trovas Humorísticas: Como o próprio nome diz, são trovas que se propõem a fazer rir.
Eu, trabalhar desse jeito,
com a força que Deus me deu,
pra sustentar um sujeito
vagabundo que nem eu ???...(Orlando Brito)

Kakinet, Soleis

Dia Mundial dos Veteranos de Guerra. 

Alguns veteranos carregam sinais visíveis do que foi seu serviço: membros amputados, cicatrizes e um certo olhar diferente. Outros podem carregar as evidências dentro de si mesmos...uma alma tocada pela tragédia da guerra jamais esquece as adversidades por que passou. 

Exceto nos desfiles, os homens e mulheres que defenderam bravamente seus países não vestem emblemas ou fardas. Não conseguimos identificar um veterano de guerra logo que o vemos.

Quem é o veterano de guerra?

É aquele que passou seis meses na Arábia Saudita carregando galões de combustível nas costas, para garantir que seus companheiros dos tanques não ficassem sem combustível. 

É a enfermeira - ou enfermeiro - que lutou contra a futilidade da vida e decidiu ser abnegado, refutando suas horas de sono em prol dos feridos.

É aquele que foi embora sendo uma pessoa e voltou outra, totalmente diferente - ou às vezes nem conseguiu voltar. 

É o instrutor tático que nunca viu uma batalha sequer, mas salvou muitas vidas ensinando os soldados a cuidarem de si mesmos e de seus companheiros. 

É aquele senhor idoso que está agora segurando uma sacola de supermercado, lento e pensativo, que ajudou a libertar inúmeras pessoas de campos de concentração nazistas, enquanto rezava o dia inteiro para poder voltar e abraçar sua família...e receber um afago da esposa quando viessem os pesadelos. 

É aquele herói anônimo, que morreu nos campos de batalha ou nas profundezas do oceano, e não pôde ter seu valor reconhecido. 

É uma pessoa comum, mas ainda assim um ser humano extraordinário, uma pessoa que ofereceu os mais importantes anos de sua vida a serviço de seu país, que sacrificou suas ambições para que outros não tivessem que sacrificar as deles. 

A cada vez que víssemos algum veterano de guerra devíamos simplesmente lembrar de agradecê-los. É o melhor reconhecimento que a maior parte das pessoas precisa e, na maioria dos casos, significa mais do que quaisquer medalhas que eles possam ter ganho! 

Korean War Veterans Association

Nenhum comentário:

Postar um comentário