sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Datas Comemorativas

Hoje (03 de agosto) é Dia do Capoeirista / Dia do Tintureiro.

Dia do Capoeirista.

Século 19. Abolida a escravidão, nas principais cidades portuárias negros se oferecem para carregar móveis, mercadorias, dejetos.
Defendem-se por meio da capoeira. Ora empregando a agilidade, ora valendo-se também de cacetes e facas.
Maltas aterrorizavam a população. Com a República, em 1889, Deodoro da Fonseca (1827-1892) inicia campanha de combate à capoeira. 

Em outubro de 1890, promulga a Lei 487, de Sampaio Ferraz, que prevê de dois a seis meses de trabalho forçado na Ilha de Fernando de Noronha. No art. 402, “Dos vadios capoeiras”, lê-se:

Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominação capoeiragem; andar em correria, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordem, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal.
Pena – prisão celular de dois a seis meses.

Parágrafo único – é considerada circunstância agravante pertencer o capoeira a algum bando ou malta. Aos chefes e cabeças se imporá a pena em dobro.

Ao assumir o poder com a Revolução de 1930, Getúlio Vargas liberou uma série de manifestações populares, entre elas a capoeira, que hoje aspira até a figurar nos jogos olímpicos. 

Almanaque Brasil

Dia do Tintureiro.

Dia 03 de agosto é dia de Santa Lídia, padroeira dos Tintureiros. Por isso, neste dia é comemorado também o Dia do Tintureiro.
 
Santa Lídia foi uma das primeiras cristãs na Europa. Judia comerciante de púrpura, ela converteu-se ao cristianismo batizada por São Paulo. 

Sua cidade, Tiatira, na Ásia, tornou-se notável em razão dos famosos tecidos de púrpura e da indústria de tinta.

A púrpura é uma matéria corante vermelho-escura usada antigamente para tingir tecidos.

UFGNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário