quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CAICA e Comadecam promovem Curso de Formação em Prevenção do Uso Indevido de Drogas

Curso de Formação em Prevenção do Uso Indevido de Drogas para Educadores das Escolas Públicas e Particulares de Camaquã.

Vivemos, hoje, num mundo interconectado, onde o prazer artificial é supervalorizado e este fato se reflete no desenvolvimento intenso de produtos químicos e na crença em seu poder mágico; na era dos notebooks e dos celulares, as crianças e adolescentes têm acesso facilitado à visão pretensamente mágica das drogas. Neste contexto, não podemos considerar o uso indevido de drogas como apenas uma questão de patologia individual - é preciso caracterizá-la e compreendê-la numa rede complexa de relações. Essa rede inclui a droga, o indivíduo e o contexto sociocultural.

Frente a estas dificuldades enfrentadas pelas famílias na educação de suas crianças e adolescentes, a escola surge como a segunda – e talvez única – chance que muitos jovens têm de serem ajudados em suas dificuldades. A escola é o lugar privilegiado hoje para exercer uma tarefa que facilite o viver criativo e o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes e, incluso, suas famílias.

ESTRUTURA DO CURSO

Módulo I 

Público alvo: Diretores, Supervisores, Orientadores Educacionais, Professores do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e Professores do Ensino Médio e Técnico, Conselheiros do COMADECAM e Profissionais da Rede de Cuidado em Saúde Mental.

Coordenação: COMADECAM/CAICA

Parceiros/colaboradores: Secretaria Municipal de Educação, NAI/CAPS, IFSUL, 12ª Coordenadoria de Educação, CAE.

Conteúdo programático: Conceitos e Informações Básicas sobre Drogas (lícitas e ilícitas). O Indivíduo e a Droga (uso, abuso e dependência). Prevenção do Uso Indevido de Drogas: Fatores de Risco e Fatores de Proteção. Legislação e políticas da educação. Estratégias de prevenção na escola.

Datas: 11/09; 02/10; 06/11 e 11/12 - das 8h30min às 11h30min

Local: Auditório Zilda Maria Azambuja – SME

Obs: será fornecido Certificado de Participação de 40h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário