quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Espaço do Leitor

Desabafo de uma filha indignada. (Reedição)

 "Caro Juares, eu e minha família somos fiéis leitores do seu blog, por isso estou aqui  para dividir minha revolta e indignação.
Então vamos aos fatos:  Minha mãe tem 64 anos e no dia 02 de agosto ela passou mal e começou a ter sinal de ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral), então resolvemos levá-la ao Pronto Socorro de Camaquã, eram mais ou menos 19:00 h,  chegando lá com os sintomas evidentes foi imediatamente encaminhada para o médico de plantão e tendo plano de saúde rapidamente fez os exames necessários (tomografia) para a confirmação do que já tínhamos quase certeza, até aí tudo ok.  A partir desse momento começou a nossa luta, pois ela teve que ficar sentada numa cadeira a espera de um médico neurologista ou no caso um cardiologista de sua confiança para lhe encaminhar a baixa para poder ser medicada, acontece que o excelentíssimo cardiologista que sempre atendeu ela no consultório, nem sequer atendeu nosso telefonema ou do hospital, sendo que ela foi uma das primeiras pacientes dele, quando ele não era tão conhecido em camaquã e nem tinha sua clínica de luxo no centro da cidade, então resolvemos partir para outros médicos. Alguns até tiveram boa vontade mas não estavam em camaquã quando encontrávamos, o preço era um absurdo e o hospital não aceitava a baixa pelo plano de saúde, tinha que ser tudo particular. Isso já eram 23:15 h e ela ainda estava sentada numa cadeira sem que o clínico geral pudesse fazer nada, pois não era sua área. Daí então resolvemos levá-la à Porto Alegre em carro próprio, assinamos um termo de responsabilidade no hospital  e fomos em busca de socorro em  plena madrugada. Neste exato momento ela está na UTI do Hospital Beneficiencia Portuguesa, fazendo exames para saber até que ponto a demora no atendimento foi nocivo para sua saúde.
Infelizmente alguns profissionais da saúde esquecem o juramento que fazem no começo de suas carreiras e acabam virando verdadeiros mercenários, fico imaginando como são tratadas as pessoas sem planos de saúde e sem condições de pagar por consultas particulares. E isso não é culpa somente do "sistema", mas das pessoas que esquecem de simples sentimentos, como respeito ao próximo.
Gostaria de agradecer os profissionais que nos atenderam no hospital, desde a recepcionista, o porteiro e até mesmo o clinico geral que até gostaria de ter feito mais, mas não pode pois não era a sua área. O atendimento foi nota dez para esses profissionais que não mediram esforços para pelo menos tentar nos ajudar.
Tenho certeza que várias pessoas irão se identificar com este texto".

Ana Paula Bichet Braga
03.08.2012 - Camaquã/RS

17 comentários:

  1. Infelizmente existem açougueiros que estão em lugar de médicos, verdadeiros mercenários que não têm amor ao próximo. Se não se importam com a vida alheia, vão dar valor a um juramento que depois não é lhe cobrado da forma devida!! Mas pode ter certeza que esse tal cardiologista é um incompetente que ficou com medo da situação e seus conhecimentos são piores que um leigo... A justiça do homem é falha, mas de Deus, nunca tarda. Se ainda não pagou, tenha certeza que um dia irá acontecer... Tomara que seja com um familiar dele pra sentir na pele o que é a dor de um parente com um ente querido em estado de risco. Não generalizando, como disse existem alguns, pois sempre no meio do trigo existe o joio. Ainda bem que existem profissionais sérios. Obrigada a esses.
    Desabafo de quem já passou por isso.

    ResponderExcluir
  2. Seguindo a mesma linha de raciocínio venho expressar minha indignação com o ocorrido acima. Como genro da vítima (do descaso) também me sinto na obrigação e principalmente no direito de manifestar meu sentimento de revolta com alguns dos médicos de Camaquã, pois, já estive morando por algum tempo nesta tão bela cidade e também passei por situações constrangedoras tanto no que se refere a mim como com minha esposa.
    É revoltante vermos ainda nos dias de hoje pessoas que se dizem profissionais da área da saúde tratarem com tanta indiferença pessoas não tão abastadas como outras com um certo padrão econômico elevado, o dinheiro fala mais alto quando certos médicos se acham numa situação de escolha de atender ou não um paciente em detrimento com sua situação econômica.
    Estima recuperação para minha sogra e os médicos de Porto Alegre façam aquilo que os de Camaquã se esquivaram de fazer, até...

    ResponderExcluir
  3. Isso é um absurdo,mas eu acho que a família tem que registrar o acontecido na polícia e em seguida,fazer uma denuncia no "CRM", no sindicato dos médicos pois isso ñ pode ficar em pune.Só indignação ñ vai resolver nada.Que esta senhora tenha melhoras rápidas.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente é bem assim em nossa cidade; à alguns dias meu filho de 20 anos respingou super bonder no canto do olho levei ele até o PS onde um clinico de plantão o atendeu muito bem. mas não sendo da area dele recomendou que fosse chamado um oftalmo na condição de pagarmos uma consulta, ão exitei e pedi que ligasse para uma Dra à qual nem se quer atendeu o telefonema, então o clinico nos encaminhou para porto alegre ao PS onde fomos atendidos imediatamente pelo especialista; isso aconteceu no meio da madrugada chegamos em casa as 5,00 da manhã. até quando teremos que correr no meio da madrugada???

    ResponderExcluir
  5. O fato é que ALGUNS médicos em Camaquã, se instalam na cidade, não para criar vínculos com pacientes, mas para ter um certo status social. Cidade pequena. Depois que conseguem uma estabilidade financeira, acomodam-se, não querendo mais ser "incomodados" com "pacientes inconvenientes"! Aquele vínculo que existia antigamente com o médico que "era da família" não existe mais. Trabalhar por amor ao paciente, são poucos, mais para terem estabilidade. Sabe-se que é uma profissão árdua, e necessita muita dedicação, anos de estudo e PRINCIPALMENTE ATUALIZAÇÃO. Se essa ATUALIZAÇÃO existisse realmente, não haveria necessidade de procurar atendimento especializado em outra cidade. Então, já que é necessário tanto afinco para ter esse diploma tão merecido, porque não o valorizar de verdade, honrar o juramento feito diante a sociedade? Vejam fragmentos de dois juramentos, (Existem outros modelos): ...“Eu juro que ao exercer a arte de curar mostrar-me-ei fiel aos preceitos da honestidade, caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, os quais terei como preceito de honra...”
    JURAMENTO DE HIPÓCRATES
    "Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade. Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão. Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade. A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação...”.
    Percebe-se que a caridade e a saúde dos pacientes são frisados com principal objetivo (alvo da profissão, se fosse pra contar dinheiro, ou trabalhar com horário fixo, deve-se pensar em outra profissão, como bancário, por ex.).Creio que ser bem remunerado pelo que se faz é uma realização que todos merecem e é mais do que digno buscar esse objetivo, porém um pouco de amor ao próximo, caridade, humanidade... Pode não encher o bolso, mas faz bem ao coração, para a alma e ganha pontos com Deus (será que isso hoje conta?). Hoje a carência não é só material, mas afetiva, às vezes um desabafo pode curar um paciente! Quem lida com pessoas, isso é inevitável. (Posso citar professores que acabam muitas vezes fazendo o papel que a família deveria estar cumprindo. Precisa comparar salário e estilo de vida? Também passam dia e noite em claro trabalhando, e com pouco tempo para família. Cito professor por trabalharem diretamente com pessoas também).
    Que me perdoem os bons profissionais da medicina, como já foi dito, existe o joio no meio do trigo. Creio que temos o direito de escolher a melhor forma de levar nossa vida, fazer o que nos realiza, mas ter consciência dessas escolhas, saber que quando optamos por um caminho, deve-se tomar cuidado de como iremos trilhar, se teremos competência para segui-lo, caso contrário pode ser fatal, é a vida que está em jogo. Não brinque, não seja irresponsável e incompetente, doe-se, coloque-se no lugar de quem precisa da tua ajuda, seja HOMEM/MULHER de verdade, honre com suas palavras proferidas diante a sociedade, valorize-se e permita a alegria no rosto das pessoas, que sofrem com a injustiça, falta de condições para terem um tratamento digno. É duro e desumano a dor de ver quem se ama sofrendo, a vida se esvaindo juntamente com o descaso, com a sensação de impotência e abandono. Sem entrar no descaso político social, pois o enfoque é a falta de humanidade e amor ao próximo.
    Também sou filha da senhora que teve o AVC. E infelizmente, amigos que foram solidários com a situação, relataram situações repetidas com o MESMO médico. Então, não é um caso isolado ou falha não intencional.
    Graças a Deus, minha mãe está se recuperando, na UTI em POA, fez vários exames e fisioterapia para voltar a andar. Espero que logo volte pra casa. Obrigada aos profissionais que colaboraram com esse resultado tão essencial para nossa família. Que Deus retribua a nossa gratidão em bênçãos. Sabemos que existem excelentes médicos, mas aqui foi sobre o descaso com a vida. Tudo está ficando banal. Até a vida!

    Andréia Braga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO BOA SUA COLOCAÇÃO SOBRE O FATO,ANDREIA. TB JA PASSEI POR SITUAÇÃO SEMELHANTE. QUASE TIVE QUE RESOLVER O CASO NA PORRADA. MAS O NOME DO MEDICO,PASSEI PARA O MAIOR Nº DE PESSOAS POSSÍVEL. TENHO CERTEZA QUE O CREDITO DELE BAIXOU MUITO APOS ISTO.NEM ESTA MAIS EM CAMAQUÃ.ORTOPEDISTA, A ESPECIALIDADE DELE.SERÁ QUE NÃO É A HORA DE COLOCAR O NOME DESTE MÉDICO NA MÍDIA? A COMUNIDADE CAMAQUENSE TERIA QUE SABER QUEM É ELE. VIU A POSTAGEM DO JUARES,"BARRADO EM CASA"A ALGUNS DIAS ATRAS? SE PUDER LEIA. LÁ BOTAMOS A "BOCA NO TROMBONE".VALEU!!!!!!

      Excluir
    2. QUE SUA MÃE TENHA PRONTA RECUPERAÇÃO.FIQUE COM DEUS.

      Excluir
    3. Obrigada pelo comentário. Com certeza, boca a boca o nome do negligente está sendo falado. Fica com Deus também.

      Excluir
  6. andreia vejo que você tem principios cristão,é muinto siguinificante seu desabafo, procuro entender a todos mas não posso julgar o proximo, por isso fico pençando o que estaria a contecendo com este medico naquele momento, EXEMPLO: sou eletricista, e a sete anos atras em sertos momentos não tinha condiçoes de atender meus clientes por motivos emocional. hoje sou cristão não fumo não ando me embriagando procuro estar sempre bem espiritualmente para atender meus cliente 24hrs por dia. QUE DEUS ABENÇOE TODOS OS PROFICIONAIS DA AREA DA SAÚDE.AMEM um abraço do jluz-eletricista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula Bichet Braga8 de agosto de 2012 às 19:31

      Amigo, também sou filha da paciente e estive na casa do médico naquela noite, falei com a filha dele ouvi ela conversando com ele e em seguida ela veio e me disse que ele tinha esquecido o telefone em casa, sendo que eu ouvi ela falando e explicando a situação para ele. Não pude fazer nada porque era uma menina que não merecia escutar o que na hora eu tive vontade de falar para ele, além disso mandei mensagem de texto, deixei recado na caixa postal com o nome da paciente e até hoje ele sequer ligou para saber o que tinha acontecido e ela era paciente dele a 17 anos.

      Excluir
    2. Caro amigo, sei que não devemos julgar os outros, tenho princípios cristãos e também entendo sua colocação... Mas UM MÉDICO cuida de VIDAS, ele sequer deu atenção para a situação. Como seu exemplo que passou por uma situação difícil em sua vida, entendo... Mas se o senhor viesse a deixar de atender um cliente, com certeza não teriam RISCO DE MORTE!! Se o médico ao menos tivesse mostrado interesse, indicado outro médico... Moro em outra cidade (estado) (São José do Rio Preto), aqui, quando um médico não tem condições de atender, ele encaminha ou indica para outro. MAS NÃO DEIXA O PACIENTE sem atendimento. MESMO SENDO PELO SUS. Meu marido necessitou fazer uma cirurgia na boca e na unidade médica que ela se encontrava não havia como realizar a mesma, a médica ligou para outro especialista do seu próprio celular, explicou a situação e deixou tudo já encaminhado... E ele não é paciente dela a 17 anos!!

      Andréia Braga

      Excluir
  7. Cade as autoridades locais ? sera que estao com medo de agir nestes casos? ou por que é ano eleitoral??? O que deveria era ser publicado bem DESTACADO o nome do "negligente", para todos ficarem sabendo como serão atendidos em emergências. E que sua Mãe se recupere be

    ResponderExcluir
  8. ana paulabichet braga8 de agosto de 2012 às 14:15

    Caro Juares, gostaria de lhe agradecer pela atenção, e como ja foi dito graças a DEUS e profissionais competentes do HPS e do Hospital Beneficiencia Portuguesa ambos de Porto Alegre, minha mãe esta se recuperando bem, logo logo estara em casa. Gostaria de também poder lhe parabenizar pois seu blog foi de grande repercussão dentro e fora da cidade, continue fazendo este trabalho , pois é de grande importancia para todos nós. Um grande abraço.
    Ana Paula Bichet Braga
    Camaquã/ 08/08/12

    ResponderExcluir
  9. Entendo seu lado ana paula, mas acho que deveria dar nome aos bois. abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não podemos dar nome aos bois, se fizesse isto o medico passaria ser vitima e eu a gande vilã da história, sem contar que poderia me encomodar e muito na justiça.

      Excluir
  10. Juares, muito obrigada por publicar nossos comentários. Foi de grande valia.Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Tenho medo de voltar para Camaquã e não ter um tratamento adequado para o tipo de problema que tenho!!!

    ResponderExcluir