terça-feira, 3 de setembro de 2013

Bancada do PT propõe Sessão Especial para tratar sobre UPA 24h em Camaquã

A Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), através dos vereadores Alcindo Mendes, Marco Longaray e Marivone Tavares, solicitaram na 31ª Sessão Ordinária, da segunda-feira (02/09), que no dia 9 de setembro de 2013, a Sessão Ordinária seja transformada em Especial para recepcionar a Coordenadora Rosângela Dornelles, da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, que poderá vir ao Legislativo Camaquense para tratar da UPA 24h e de outros assuntos relativos à questões de saúde do município de Camaquã.

O assunto é de extremo interesse da nossa cidade e que, antecipadamente, a Bancada do PT já efetuou contato com a Sra. Rosângela Dornelles, se dispondo a estar no dia proposto pelos Vereadores, e que aguardam a deliberação da Mesa Diretora confirmando a data.

Sobre as UPAs

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. 
 
Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. (Fonte: Câmara de Vereadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário