O trânsito tem sido um dos principais problemas de Camaquã, Por que ?
Temos ruas largas e retas que cortam a cidade de ponta a ponta ?
Não conheço outra cidade com ruas mais largas e retas que a nossa.
Mas os “intelectuais do trânsito” conseguiram estragar tudo.
Os motoristas esperam que os outros motoristas aceitem o tradicional “pode-e-não-pode” .
Todos querem “solução” para o trânsito , mas ninguém quer sair da sua zona de conforto!
Hoje em dia, com inflação controlada e disponibilidade de crédito e com o aumento do poder de compra, temos o direito de adquirir veículos, ai vemos o aumento de veículos na cidade.
Não são as pessoas que estão erradas, é o transito que esta errado, O carro sozinho não congestiona o trânsito.
Teríamos que impor uma “reeducação na população”.
O povo nasceu pra ser comandado. Não falo isso por arrogância ou prepotência, mas é uma ordem natural do ser humano, receber, processar e executar. Manda quem sabe, obedece quem ta acostumado.
As pessoas são seres de hábitos, “errados ou corretos”, não mudam, a não ser que alguém impuser a mudança.
Ou seja:
Não é o povo que cria o mau transito de camaquã e sim, quem não o organiza,
Uma menina destas que anda anotando placas, disse a um senhor que ele estava mal estacionado. E ele perguntou-lhe bem brabo:
-Tu tem carteira de motorista menina?
Isso é comandar alguma coisa?
já presenciei uma 'menina' dessas que anda com uma prancheta no centro anotando não sei o que, para não sei quem, e aliás ninguém sabe para que.
Há problemas de infraestrutura, há problemas de superpopulação de carros, mas há uma enormidade de problemas referentes à falta de educação do motorista, motociclista, ciclistas e pedestres, que piora bastante a cada dia.
Sou de Camaquã e me envergonho da forma como dirigimos aqui na cidade, pára-se em qualquer lugar, não se usa a seta indicativa de mudança de direção, e se a velocidade máxima da via for de 40km/h, esqueça, ninguém andará, ocupamos toda a via para efetuar ultrapassagens em ônibus que estão parados embarcando passageiros, no meio da via, ou caminhões ou o próprio colega motorista que parou para conversar com o amigo, ou a madame que esta tentando manobrar.
Quem fiscaliza esses hábitos?
Ninguém.
Então, ninguém as cumpre.
O rigor na fiscalização e a aplicação da Lei, é para todos, independente de quem. Mas para isso tem que ter o comando e o poder para comandar.
Outro fator importante é que temos uma grande parcela da população(maior que 30%) que ANDA A PÉ, E QUE SE ATRAVESSAM NA FRENTE DOS VEICULOS SEM O MENOR CUIDADO.
E para eles nada é proibido também ?
Ninguém obedece nada por que ninguém fiscaliza nada.
Não existe solução para o trânsito que não passe pela adequação das pessoas com o transito, mas para isso tem que ter administração e fiscalização.
Tem que ter agentes rígidos e atuantes. Multar quem fecha cruzamento, quem para em fila dupla, quem estaciona em local proibido “só por um minutinho”. Todas essas pessoas estão atrapalhando o trânsito e devem ser punidas para que sejam educadas a cumprir rigorosamente as regras.
Quantas vezes você já não ficou parado atrás de um carro que esperava o portão de um prédio abrir para que ele entrasse? Ou de um caminhão fazendo carga e descarga em pleno horário comercial?
Somos 'acostumados” a ir de carro a Porto Alegre, e ainda “DIZER” que lá é muito mais “FACIL” de dirigir parece piada não? É que la não nos arriscamos a fazer o que fizemos aqui, lá tem quem cobre e fiscalize. Experimente parar na via para esperar uma vaga no estacionamento... não precisa nem parar é só diminuir a velocidade para olhar um numero, que já tem uma pressão em cima para acompanhar a velocidade do transito.
Sem dúvida a administração publica esta com uma grande dívida em relação as ruas da cidade.
Não se dando conta de que as ruas estão certíssimas, não poderiam ser melhores, incompetente de quem criou essas confusões ocupando o espaço viário, congestionando o trânsito com suas idas e vindas desnecessárias, FAZENDO COM QUE OS VEICULOS FIQUEM ARRODEANDO NO CENTRO POR NÃO CONSEGUIR PARAR ONDE QUERIA.
Duas estações de ônibus em pleno centro, fora as outras paradas de ônibus, duas paradas de táxis roubando quase duas quadras de maior fluxo da cidade, com apenas 3 ou 4 táxis em cada, tirando vagas e trancando o fluxo, isso é administrar ?
Eu sou do tempo que os táxis, estacionavam em cima da praça, só foram para a rua por causa dos pardais e dali não querem mais sair.
Um exemplo é o recuo que tem na praça Zeca Netto, em frente ao Banco do Brasil, tanto serviria para táxis como estacionamento para outros veículos. Poderia facilmente ser feito na Donário Lopes.
Praticamente todas as empresas começam os trabalhos às 8h e largam às 12h, voltam às 13;30h terminam às 18h.
As pessoas precisam ser pontuais para chegarem, às escolas e aos demais compromissos.
Todas elas precisam realmente seguir esse horário, e provocam grandes picos de congestionamentos, enquanto em outras horas o tráfego fica livre.
cada parada de ônibus tem centenas de carros que passam no mesmo local e nos mesmos horários nos mesmos dias.
ônibus ficam disputando espaço com carros. Porque não tirar desta área congestionada estes ônibus como é em Porto Alegre por exemplo?
Por que não colocá-los na área da feira do colono por exemplo, já que pagam uma fortuna de aluguel por uma coisa que nunca funcionou ?
É difícil convencer alguém a deixar o seu carro para entrar em um ônibus lotado, quente, com cadeiras quebradas e tocando música brega nas alturas, transporte coletivo que é ruim demais.
Mesmo com veículos ruins e funcionários mal treinados, o preço das passagens é caro, sai mais barato pagar o combustível do carro do que a duas ou quatro passagens de ônibus .
Mesmo que o transporte coletivo magicamente se tornasse eficiente, pontual, bem cuidado e barato, muitas pessoas continuariam utilizando seus carros, por puro costume ou praticidade.
Os ônibus não têm horário certo para passar ou parar devido ao inconstante movimento das pessoas.
A solução do trânsito além de passar pela consciência coletiva tem relação com o bom planejamento da cidade e dos sistema de transporte coletivo.
Mas como priorizar o transporte COLETIVO em uma cidade onde a falta de planejamento e a gestão pública do trânsito que pensa exclusivamente em “MÃO- ÚNICAS”?
E o que o prefeito da cidade anunciou que faria ?
Mais umas pedras nas esquinas, mais umas sinaleiras, mais uns quebra molas, mais umas mão únicas ?
Obras mesmo, nunca. Viadutos, passarelas, isso não sabem nem que existe. Mas ai já é pedir demais, não precisa tanto.
Ações enganadoras criando uma “falsa” COMISSÃO DE TRÂNSITO que apenas empurram o problema com a barriga.
Ao contrario, deveriam, “remover obstáculos” essa é a atitude essencial para uma boa fluidez do trânsito.
Proibição de carga e descarga entre 8h e 18h,como mudanças, abastecimento de supermercados, de lojas,tudo o que coloque caminhões nas vias públicas no horário comercial deve ser proibido.
A carga e descarga deve acontecer depois das 18h até às 8h do dia seguinte.
Autoescolas, com alunos, aprendendo a dirigir em pleno horário comercial nas ruas de maior movimento com um alto fluxo de veículos, trancando tudo, isso se resolveria com apenas uma cartinha ou uma reunião com os proprietários das autoescolas.
Buracos:
A quantidade enorme de buracos (exemplo ao lado da estação de ônibus na Olavo Moraes) também faz com que o trânsito flua mais devagar.
Que inclusive são muitos feitos pela própria prefeitura ou Corsan, telefonia , e que ninguém fiscaliza, cavam e deixam do jeito que querem.
Quando o motorista vê o buraco, ele reduz a velocidade, tem que mudar de faixa para desviá-lo, andar em zigue-zague, ou parar. Quando não vê o buraco, corre-se o risco de furar o pneu ou quebrar o carro, que será mais um obstáculo na via.
É preciso abrir a cabeça para pensar em alternativas que não sejam mudar o sentido das ruas ou para cá ou para la. Mudar sinaleira dali para la , isso não cria vagas de estacionamento e nem faz fluir o transito.
Estacionamentos na zona central sendo usados com praças de táxis que ocupam metade do centro, com estacionamentos particulares da própria administração que devia dar exemplo alugando uma garagem que alias tem varias ali no lado.
Para fluir bem, o trânsito precisa de um sistema inteligente. É preciso que haja fiscalização nos principais pontos da cidade e operadores de tráfego realmente capacitados para coordenar.
Eu fico estarrecido pela simplicidade de se resolver um problema caótico como esse, no decorrer destas linhas, fico pensando, se já se sabe quem é o culpado, e não tomam um atitude, é porque ?
Incompetência?
Comodidade?
Cumplicidade?
Já que a brigada não se envolve mais com o transito a muitos anos ,e não colocaram ninguém para controlar os veículos, e se os gestores continuam a não fazer nada, ao contrario, só atrapalham, nos resta apenas comprar carros que possam passar por cima um dos outros, ou por dentro dos buracos sem ter que desviá-los.
OU......
“vocês”
tem outra ideia?
R. S.
Empresário camaquense
Grabde TEXTO> muito bom.
ResponderExcluirDeveria de ir para leitura dos senhores administradores do municipio.
Muito bom. Muito inteligente o texto em todas as palavras
ResponderExcluirO Transito de camaqua é uma vergonha. Tenho vergonha e medo de andar quando estou com visita aqui na cidade
ResponderExcluirParabéns!!! Adorei o desabafo do leitor. Se no centro esta este caus, imagina nos bairros. Moro em um dos maiores bairros desta cidade, precisa ver a quantidade de buracos nas ruas, lixo, lâmpadas queimadas, precariedade das condições dos circulares da empresa Puchalski, que tirou o horário das 12:10hs que onde os colegiais tem que ir somente no horário das 12:20hs super lotação que não se pode nem respirar, isto quando não estraga no meio do caminho, um horror. Se vamos comentar o descaso pública acho que daria para editar um livro. Vamos ter que valer nossos impostos. Parabéns!!!
ResponderExcluirParabéns pelas excelentes palavras q vc postou neste blog,finalmente existe alguém q tem ideias criativas e inteligentes para a melhoria de uma cidade q há muito esta parada no tempo,não se vê fazer mais nada,só pensam em ganhar o rico dinheiro do povo e usufruir a nossas custas.A se eles ganhassem um salário comercial,não existiria tanto candidato para se eleger em politicas.
ResponderExcluirPara mim são tudo farinha do mesmo saco.
Cara vc daria um ótimo secretario de transito,isso c vc não c interessa-se sómente em ganhar bem,assim como todas as "autoridades" q nos governam.
Parabéns novamente.
D.O.A
Muito bom o texto!!! Parabens!!! So queria salientar que a adminstração publica e o tal conselho de transito devem rever as faixas de seguranças, onde que as mesmas estão 50% equivocadas e também salientar que o dia de obras e pinturas das faixas de seguranças nao podem ser durante o horário comercial, muito menos em inicio de mês em plena segundas ou sextas-feira.
ResponderExcluiré ter ideias todo mundo tem , por ex:tirar os carros dos donos de lojas, funcionarios,bancarios ja aliviariam 50% do estacionamento do centro,o dificil é colocar em pratica o dia que os governos pararem de dar bolsa isso ou aquilo e ensinar o povo a pescar e nao dar o peixe na boca , pra mim educaçao , saude e segurança tem que estar em primeiro lugar ,educaçao tu aprende a ganhar teu dinheiro e te sustentar e respeitar os outros , saude pra poder fazer isto e segurança pra pode ir e vir a qualquer hora do dia ou da noite.
ResponderExcluirOtimo texto, so tenho a acrescentar é a falta de educação dos ciclista que andam contra mão, e agora essa gurizada que anda em uma roda so tirando fininho dos carros e pedestres, é uma vergonha, e infelizmente tem pra quem reclamar.
ResponderExcluir