segunda-feira, 28 de maio de 2012

Datas Comemorativas

Hoje (28 de maio) é Dia do Ceramista.

O que é ser um ceramista?

O ceramista é o profissional que trabalha com a cerâmica, que é a atividade de produção de objetos e artefatos a partir de argilas. A argila é uma espécie de barro, que quando umedecido se torna facilmente modelável. Após ser submetido a uma secagem, geralmente em forno especial para a cerâmica, o artefato ganha rigidez e resistência. Existem inúmeras técnicas, materiais e métodos de produzir um objeto de cerâmica, e a sua utilização depende do efeito desejado pelo artista.

Quais as características necessárias para ser um ceramista?

Para ser um ceramista é necessário que o profissional tenha gosto por artes e se interesse por decoração, uma vez que os objetos produzidos, na maioria das vezes tem esse fim. Também é preciso que o profissional tenha interessa em se manter sempre atualizado, participando de cursos e workshops que ensinam novas técnicas e efeitos visuais que podem desenvolver em suas obras. Outras características interessantes são:

- capacidade de concentração
- facilidade de moldar objetos
- firmeza nas mãos
- visão de produção
- capacidade de percepção da dinâmica do objeto
- sensibilidade

Qual a formação necessária para ser um ceramista?

Não existe formação mínima para ser um ceramista, por ser uma arte, o aprendizado vem com a prática e com o gosto. Apesar da não-exigência de formação, existem muitos cursos que ensinam técnicas e métodos de produção para cada material, além de interligar a cerâmica com outros tipos de artes plásticas. Tais cursos são muito importantes para a diferenciação do profissional e para o desenvolvimento de seu trabalho.

Principais atividades de um ceramista

- preparar o material a ser utilizado
- projetar a obra, o objeto ou o artefato a ser produzido, desenhando-o e especificando os detalhes, segundo seu desejo, ou do cliente que o requisita
- começar a trabalhar na obra, utilizando as técnicas que produzirem o efeito desejado
- quando pronta, colocá-la para secar, geralmente em forno de cerâmica, na temperatura adequada a cada material
- depois de seca pintá-la, se for o caso, com a tinta adequada a cada material e ao efeito desejado, e, se necessário, colocar para secar novamente
- dar o acabamento à peça, e realizar os ajustes finais

Áreas de atuação e especialidades

A arte cerâmica possui várias técnicas e modos. Os principais materiais são o feldspato, a sílica e a argila. Subdivisões da técnica utilizada é:

- terracota: argila cozido no forno, sem ser vidrada, embora, algumas vezes pintadas
- cerâmica vidrada: como por exemplo o azulejo
- grês: cerâmica vidrada, às vezes pintada, feita de pasta de quartzo, feldspato, argila e areia
- faiança; louça fina, obtida de pasta porosa cozida a altas temperaturas, envernizada ou revestida de esmalte, sobre o qual pintam-se motivos decorativos

O profissional ceramista pode trabalhar em várias áreas, como:

- cerâmica artística: é a área especializada na produção de objetos decorativos, obras de arte e artefatos estéticos
- cerâmica industrial: é a área responsável pela produção de pisos, azulejos e revestimentos
- cerâmica tecnológica: é a área relacionada a produção de materiais de grande resistência ao calor e à compressão, estudos nessa área são muito incentivados, principalmente em referência a semicondutividade, supercondutividade e comportamento adiabático. Exemplos de utilização: blindagem térmica de ônibus especiais, produção de nanofilmes, sensores para detectar gases tóxicos, vasistores de redes elétricas, entre outros.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o ceramista é amplo, pois o profissional pode montar o seu ateliê em qualquer lugar, trabalhando por conta própria. A arte, infelizmente, ainda é pouco incentivada no Brasil, embora o povo brasileiro tenha uma cultura marcadamente artística. O setor de pesquisas está em grande crescimento, principalmente na área de cerâmica tecnológica, referentes a busca de novos materiais e técnicas, e a sua utilização no mercado.

Curiosidades

As mais antigas peças de cerâmica foram encontradas na Tchecoslováquia, e datam de 24.500 a.C. Outras peças antigas, não tanto quanto estas, foram encontradas na região do Japão e tem cerca de oito mil anos de idade, talvez até mais. Peças da mesma idade também foram encontradas no Brasil, na região da floresta Amazônica. Geralmente são objetos simples, inicialmente produzidos para armazenar grãos ou líquidos, evoluindo, aos poucos, para objetos mais elaborados, que possuíam alças, bocais e tampas. Em lugares como a China e o Egito, a arte da cerâmica tem cerca de cinco mil anos. No Egito, a arte de vidrar de 3.000 a.C., estátuas, colares, amuletos e objetos decorativos vidrados foram encontrados. Os babilônios e os assírios também deixaram sua contribuição a esse respeito, utilizando a cerâmica como ladrilhos esmaltados.

A cerâmica, tal como conhecemos hoje, é fruto de uma evolução de muitos e muitos séculos, e da intervenção dos mais variados povos e civilizações. Por volta de 1830, teve início a esmaltação industrial, na Europa Central. Após a Segunda Guerra Mundial, houve grande desenvolvimento nas técnicas de produção, e muitas descobertas sobre os materiais foram feitas, fazendo com que os preços baixassem, e com que a cerâmica deixasse de ser um artigo de luxo e símbolo de status. Atualmente, a cerâmica pode ser utilizada como decoração, revestimento de banheiros, na indústria, na indústria espacial e de tecnologia, entre outras. 

Brasil Profissões

Nenhum comentário:

Postar um comentário