sábado, 26 de maio de 2012

Camaquã prepara-se para a sua IIª Festa Pomerana

A primeira e única Festa Tipicamente Pomerana do Rio Grande do Sul.

O Evento foi idealizado na Região pelo radialista e publicitário Flávio Medeiros diretor da Empresa Art Mídia Comunicação, Marketing & Eventos,em 2011.

O idealizador estabeleceu parceria com a diretoria da Comunidade Luterana Unidos em Cristo com sede no Bairro Viegas, na rua Bagé, 460, aonde aconteceu  a 1ª Edição no ano passado, sendo coroada de êxito e a parceria foi renovada para os próximos anos.

Dia 03 de Junho acontece a 2ª Festa Pomerana de Camaquã, o evento integra o calendário oficial de eventos do Estado e do Município. De acordo com a Setur/RS - Secretaria do Turismo do RS, a Festa Pomerana de Camaquã é o primeiro e único evento tipicamente Pomerano realizado em solo Gaúcho.

As tradicionais Festas Pomeranas realizadas no Brasil acontecem em Pomerode/SC e Santa Maria de Jetibá/ES. A Festa Pomerana de Camaquã é uma justa homenagem aos descendentes dos imigrantes Pomeranos, povos que durante a 2ª Guerra Mundial foram expulsos de seu País de origem, a Pomerânia, hoje território Polonês, no século passado esteve ocupado pela Áustria, Prùssia e Rússia.

Com a ocupação do território, alguns Pomeranos se refugiaram na Alemanha e Brasil. Uma das Colônias mais importantes localiza-se no RS na localidade de  Harmonia, interior do Município de São Lourenço do Sul. Outras estão em Santa Catarina e Espírito Santo. Há vários descendentes de Pomeranos também instalados nas localidades de Santa Auta, Freguesia e Bandeirinha em Camaquã, na zona urbana do Município existem descendentes residindo principalmente nos bairros Viégas e Santa Marta.

Existem também concentrações de Pomeranos no interior de Chuvisca, Colônia São Geraldo em Cristal e interior de Pelotas. Povos Pomeranos são descendentes de uma mistura de Germanos com Eslavos, oriundos de regiões antigamente ocupadas pelos Celtas. A Mistura racial fez com que entre os Pomeranos, não predominem os louros, predominam homens e mulheres com cabelos castanhos. Na localidade de Harmonia em São Lourenço do Sul, 99% da População é formada por descendentes de Pomeranos, na localidade os moradores falam fluentemente o dialeto Pomerano.

Em 1824 chegaram os primeiros Pomeranos no RS, iniciando-se se assim a Imigração Pomerana no Estado, as famílias  instalaram-se em São Leopoldo, em Outubro de 1857 mudaram-se para a Região Centro Sul do RS, cinco anos mais tarde, já havia mais de 3 mil instalados em nossa Região.

A Festa Estadual Pomerana de Camaquã, visa resgatar tradições e costumes dos povos Pomeranos, destacando a Gastronomia típica, o chope como bebida preferencial e a boa música animada pelas tradicionais bandinhas típicas. Durante o Evento que será realizado dia 03 de Junho no centro de Eventos da Comunidade Unidos em Cristo em Camaquã, na parte gastronômica será disponibilizada aos visitantes pratos típicos como a tradicional Sopa de Galinha (Ruina Zup) Bolinho de batata (Rievelsback) Carne de porco assada ( Broth Schuin Flaish) Bolo de carne (Flaish Back) Chucrute (Sauerkrauth) Joelho de porco (Eisben) Linguiça frita e/ou assada (Broth Vusth) Pato assado ou frito e o tradicional peito de ganso defumado ( Spick Bosth) dentre outras variedades. 

O tradicional torneio de Schafskopf é um dos pontos altos da festa, reunindo participantes de toda a região. O Jogo é também conhecido como cabeça de carneiro. Em 1824 chegaram ao RS cerca de 2.000 Pomeranos, iniciando-se assim a Imigração Pomerana no Estado. No momento, a língua Pomerana ocidental (existem mais de um tipo de língua Pomerana) é falado apenas no Brasil, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Espírito Santo

Atualmente a língua Pomerana já tem uma escrita, dada pelo linguista, prof. Dr. Ismael Ressmann, e nos municípios mais Pomeranos do estado do Espírito Santo já tem aulas de língua Pomerana através do Programa de Educação Escolar Pomerana PROEPO.
Em 2010 foi lançado um Filme-Documentário "Pomeranos a Trajetória de um Povo", narrado em quatro idiomas; Português, Pomerano, Alemão e Inglês. O filme conta a história dos Pomeranos que deixaram a Europa e chegaram à região serrana do Espírito Santo a partir de 1859. Devido às guerras e o processo de revolução industrial que gerou muito desemprego e miséria por toda a Europa, o povo Pomerano viu-se obrigado a imigrar. Em terras capixabas puderam novamente sonhar com uma vida melhor e reconstruir as suas vidas. Após um século e meio vencerem todos os desafios que a vida impôs, foram protagonistas de uma das mais belas histórias já vistas. (Art Mídia Comunicação, Marketing & Eventos)

Programação da 2ª Festa Pomerana de Camaquã/RS
Data: 03 de junho ( Domingo)
Local: Comunidade Unidos em Cristo na Vila Viégas
09h- Inicio das Festividades
Recepção aos visitantes e expositores ao Som da Banda Típica Nova Emoção de Canguçu.
12h- Almoço Típico Pomerano
13h- Show Banda Nova Emoção
14h- Torneio de Schafskopf
15h- Concurso Chopp em metro
15h- Show Banda Nova Geração
15h- Tradicional Domingueira da Cuca e da linguiça
17h- Tradicional Café Colonial Pomerano

Nenhum comentário:

Postar um comentário