quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mudanças no trânsito em Camaquã com a finalidade de dar mais segurança aos motoristas e pedestres

A rotatória instalada no entroncamento das Ruas Capitão Adolfo Castro, Zeca Netto e Major Lúcio Meirelles foi projetada pelo setor de engenharia da Prefeitura Municipal no ano de 2010, em conjunto com o projeto já implantado na esquina da Rua Capitão Adolfo Castro, com Rua Garibaldi e Luiza Maraninche. Porém, na época não foi possível a implantação total do projeto, o que veio ocorrer somente agora.

A implantação ainda está em fase de testes e ajustes. A iluminação foi reforçada no local para maior visibilidade no período noturno, bem como serão instalados novos dispositivos refletivos de sinalização. Posteriormente, serão implantadas faixas de pedestre para garantir maior segurança aos pedestres que por ali se deslocam diariamente e aos finais de semana em dias de missa, com aumento significativo do fluxo de veículos e pedestres.

O trânsito no local possui fluxo intenso e até então era bastante conturbado, uma vez que o canteiro ali existente induzia os motoristas aos mais diversos tipos de manobra. Assim, como forma de garantir maior segurança aos motoristas e possibilitar as manobras de retorno para o acesso as Ruas Olavo de Moraes, Luiza Maraninche e adjacentes, foi finalizado o projeto que visa possibilitar a alternativa das manobras de retorno com maior segurança, bem como redução da velocidade empreendida pelos condutores.

Além disso, como forma de facilitar o acesso a Rua Carlos Krüger foi criado um corredor exclusivo de acesso aos motoristas que nela pretendem ingressar. E, das alternativas de acesso anteriores nas proximidades, a única supressão ocorreu na Rua Carlos Krüger, cujos motoristas que se deslocam por ela no sentido bairro/centro não tem mais a opção de conversão a esquerda em direção ao Portão Boa Viagem, sendo a conversão à direita obrigatória. No entanto, a manobra de retorno e conversão à esquerda é possível ser efetuada na rotatória, com total segurança aos usuários.

Também, a sinalização de regulamentação tende a ser alterada em alguns pontos, como exemplo citamos o entroncamento da Rua Zeca Netto com o fluxo de veículos que chega na rotatória pela Capitão Adolfo Castro sentido centro/bairro, que recebeu a sinalização de “pare” em ambos os sentidos como forma de evitar acidentes e até que ocorra a adaptação dos usuários, considerando o costume dos motoristas que se deslocam pela Rua Zeca Netto em somente parar no entroncamento com a Rua Capitão Adolfo Castro, que agora tem de obrigatoriamente parar cerca de 40 metros antes, no entroncamento com a Rua Major Lúcio Meirelles.

Por fim, novas adaptações poderão ocorrer nas proximidades, como forma de facilitar o acesso dos usuários dos bairros Vila Nova e Dona Tereza.

Blog do Juares com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã
Foto: Selomar Böde

3 comentários:

  1. ótima iniciativa, ficou muito bom
    sugiro ainda que seja tomada providencia no cruzamento da marechal floriano com cap adolfo castro, pois os carros que vem na bernardo dias para acessar a cap adolfo castro em direção ao portao boa viagem, trancam o transito de quem vai na marechal sentido centro bairro.

    ResponderExcluir
  2. Péssimo, mais um monte de pedras empilhadas, já nao chega as que ja tem, realmente é quase impossivel se dirigir em Camaquã, ando em Porto Alegre muito mais fácil do que em Camaquã ninguém respeita nada manobram onde querem não andam em uma linha só, e a prefeitura em vez de colocar sinaleiras fica enchendo a cidade de pedras amarelas que parecem um brete, sem falar que quem esta no bairro vila nova para ir em certos locais tem que fazer uma enorme volta porque as pedras não deixam passagem, a soluçao é simples nao adianta ficar cada um dando uma opiniao furada e enchendo a cidade de pedras, tem que contratar um engenheiro de trânsito para fazer um projeto e executar se gastará uma vez só e solucionará o problema por um bom tempo, chega de amadores ficarem no achometro achando que sabem, contratem gente capacitada para isto.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos de uma solução aqui no cruzamento das ruas Júlio de Castilhos e Vivaldino Mendes. Um quebra-molas, redutores de velocidades, alguma coisa...

    ResponderExcluir