quarta-feira, 6 de junho de 2012

Educar para incluir: em Camaquã Caica promove formação continuada para educadores tendo como tema a inclusão

Professores, supervisores, estudantes e profissionais que buscam aprender mais sobre inclusão participam todas as terças-feiras do curso de formação continuada, de 100h “Aprendendo a Incluir para aprender com a Inclusão”  promovido pelo Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente – CAICA.

Em encontros anteriores, foram estudados conceitos, pressupostos e aprendizagens sobre Deficiência Visual, contando com a presença das palestrantes Gisiane Campos Longarai e Fabiane Ferreira – ambas formadas em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia e Atendimento Especializado, na semana passada a palestra foi ministrada pela pedagoga e especialista em educação inclusiva, Tatiana Martins Rodrigues, que falou sobre a experiência da educação inclusiva relacionada aos deficientes visuais na EMEF Ana Tomázia Ribeiro, estando acompanhada das alunas Luciana e Vanessa.  Na terça-feira (05/06) esteve presente o Especialista em Educação, Corpo e Qualidade de Vida, e Professor da Escola de Educação Especial Louis Braille de Pelotas - Rafael Barbosa Porcellis da Silva, que desenvolveu o trabalho sobre Orientação e Mobilidade para deficientes visuais.

O relato de experiência de pessoas com deficiência que superaram barreiras e transformaram suas vidas, deixando a cada um, uma lição valiosa de vida e norteando caminhos para uma inclusão verdadeira, que supera preconceitos, que aposta na diversidade e que prepara cada pessoa para exercer a sua cidadania é sempre emocionante. Luciana contou um pouco de sua experiência de vida e de como tem uma vida normal. Ela faz tricô, aula de informática, cozinha, cuida dos filhos desde o nascimento e até anda de bicicleta: “Tenho algumas limitações, mas todos temos”, ressalta. Para ela, uma grande dificuldade é a barreira que as pessoas tem para interagir com ela: “Nós gostamos muito deste contato”, comenta.

O nível de conhecimento dos palestrantes convidados para refletir sobre cada tema também faz com que os participantes repensem sobre algumas propostas inclusivas e que as coloquem em prática.

Desde o dia 17 de abril, a equipe CAICA está realizando os encontros com o objetivo de informar e sensibilizar educadores, diretores, coordenadores e supervisores sobre a construção de uma escola que acolhe e prepara as crianças para conviverem e aprenderem a valorizar a diversidade nas suas salas de aula e na sociedade. O sucesso deste curso é fruto da dedicação de cada um dos profissionais do CAICA que não medem esforços em organizar cada detalhe. As parcerias das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Ação Social também fazem a diferença para a realização deste curso, disponibilizando recursos, transporte e local adequado para que tudo saia da melhor forma possível. Assim como a parceria de pessoas da comunidade que auxiliam na organização do evento.

 “Quando toda comunidade repensa questões importantes como a inclusão no cenário atual, começa-se a pensar o quanto recursos e adaptações são necessárias para auxiliar a pessoa com deficiência. E é justamente em momentos como este curso, onde podemos debater,  refletir e ouvir a opinião de todos, que estamos exercendo a plena cidadania”, avalia a coordenadora do CAICA e psicopedagoga Graziela Grala.

Blog do Juares com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário