terça-feira, 23 de outubro de 2012

Espaço do Leitor

Caos no atendimento do Pronto Socorro de Camaquã. 

"Gostaria de saber se tens como nos dar um apoio publicando em seu blog o caos em quem se encontra o atendimento no Pronto Socorro de Camaquã. Somos produtores rurais numa fazenda neste município. Na sexta-feira (19/10), um funcionário nosso ficou muito mal e foi pedido um auxílio ao Posto de Saúde mais próximo, que é o de Santa Rita do Sul, município de Arambaré. Disponibilizaram ambulância, que o conduziu até a cidade de Arambaré, onde foi encaminhado para o PS de Camaquã. Chegando lá, foi atendido, fizeram uma injeção para dor e realizaram uma Tomagrafia da coluna. Mesmo constando alteração no exame e o paciente estar com muita dor, foi liberado pois não podiam chamar um traumatologista pelo SUS, já que não era caso de fratura. Não tendo uma outra opção, recorremos aos consultórios e não encontramos nenhum traumatologista que pudesse atendê-lo. Retornamos ao PS com ele, pois o mesmo ainda estava muito ruim. Pedimos para que tentassem contato com algum traumatoligista e chamassem particular, ja que não tinha condições de levá-lo embora daquele jeito. Conseguiram chamar, mas mesmo sendo particular, o médico demorou duas horas para chegar e o nosso funcionário teve que esperar com muita dor em uma cadeira de rodas e como vomitava seguidamente, ficou na rua. Foi constatado Érnia de disco na coluna e ficou baixado particular. Como eles não tinham condições, mas como era funcionário nosso... nós pagamos. Agora pergunto, e quem não tem como conseguir recurso? Fica assim? Vai pra casa, mesmo sentindo muita dor e vomitando? Sei que esse nosso caso não é o único. Acho que alguém deveria fazer alguma coisa para ajudar a comunidade camaquense nesse sentido".

Cristiane Eusébio
Camaquã/RS

17 comentários:

  1. isso realmente é uma vergonha o descaso, gente estamos lidando com pessoas, espero que agora todos aqueles que nos visitaram paa pedir nossa ajuda para se elegerem com nosso voto tomem vergonha na cara e façam algo pela comunidade, principalmente pelas pessoas que são menos favorecidas. Desafio algum eleito a responder ou comentar esta publicação no espaço do leitor.

    Igor Restano

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Cristiane e todos leitores.

    Infelizmente é assim mesmo porque nunca ninguem faz nada, morre pessoas hoje e vai morrer pessoas amanhã com estes problemas absurdos que é o atendimento pago por nós.
    Gostaria de informar a todos que por lei é obrigatório ter um Traumatologista e um Pediatra de plantão em todos os PS, sendo estes atendidos gratuitamente, mas não tem porque nunca ninguem cobrou isso,preferem pagar pra não se encomodar.
    Espero que seu funcinário melhore mas a dor que ele sentiu na hora não vai mudar. Mauricio

    ResponderExcluir
  3. Ola boa noite Cristiane

    Pois é hoje em dia a nossa saúde aqui é realmente uma vergonha. Somos tratados pior que animal!!!Se nao tiver dinheiro Deixam as pessoas padecerem de dor!
    Temos que fazer algo! mas agora a quem devemos recorrer, pessoas que nao tem o minimo de condiçoes, podem até morrer esperando!
    Onde vai parar nossos direitos como seres Humanos?
    Espero que esta reportagen de em algo! porque só assim mesmo para poderem fazer algo!

    ResponderExcluir
  4. É hoje em dia a situaçao da Saúde esta muito precaria! quem nao tem dinheiro pode ate morrer esperando! Isto é um absurdo! Minha indignaçao é tanta que nem sei como explicar, afinal esta falta de respeito com nos Seres Humanos nao tem explicaçao! Como podemos mudar isto?
    Daniele B.

    ResponderExcluir
  5. É uma pena que quem está comentando isso aqui não sabe o que é de verdade uma URGÊNCIA e EMERGÊNCIA. Muitas pessoas aguardam e lotam a emergência do Hospital Nossa Senhora Aparecida sem a real necessidade de estarem lá . Pois não procuram atendimento eletivo quando começam os problemas e sim quando já não aguentam mais a dor. Existem traumatologistas nos Postos de Saúde atendendo para estas situações como o caso do paciente citado. Para quem não sabe este caso de hérnia de disco não se caracteriza URGÊNCIA/EMERGÊNCIA, pois não oferece risco ao paciente, exceto a dor que, como citado pela empregadora deste paciente, foi tratada ali mesmo no Pronto Socorro. Acho que antes de ir para as redes sociais e blogs CRITICAR, as pessoas deveriam se calçar de informações válidas para que não seja causada nenhuma injustiça e para que não se mude o foco. PRECISAMOS SIM DE MELHORIAS NA SAÚDE , MAS NÃO É COM CRÍTICAS INFUNDADAS QUE IREMOS CONSEGUIR !! OK? fica o recado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      o que é urgencia e emergencia, uma pessoa com muita dor que chega ao ponto de vomitar isso não é emergencia esta certo como você sabe que isto não vem sendo tratado, mas em uma crise de dor o que vc vai fazer no minimo vc não passa ou passou por isto é muito mais facil deixar alguem sofrendo com dores pois ela não vai morrer, e a dor vc não sente por ele. claro que temos casos no ps que não são de emergencia e urgencia mas onde estão a upa para desafogar o ps.

      Excluir
  6. Eu sei o que é uma URGÊNCIA E EMERGÊNCIA e que muitas pessoas procuram o PS sem uma real necessidade. Pode ser que hérnia de disco não seja considerada uma URGÊNCIA/EMERGÊNCIA, só que até chamarmos o médico não sabíamos ao certo o que era. Só o fato
    de que, apesar de medicado ainda sentia muita dor. Uma dor que
    começou de repente no trabalho e que praticamente o paralisou. Então ele deveria ter ido para as filas dos Postos de Saúde deste jeito para consultar? Também sabia que viria uma resposta dizendo ser uma CRÍTICA INFUNDADA, porque tem gente que não consegue se colocar no lugar dos outros. Apenas olhar pra si mesmo e considerar os outros Ignorantes né? Talvez essa pessoa que disse ser uma crítica infundada, nunca passou por uma situação dessa e quando precisar, talvez o atendimento seja diferenciado.
    A SAÚDE APESAR DE FAZER MUITA COISA PELA COMUNIDADE, AINDA PRECISA DE MUITAS MELHORAS!
    Cristiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite,Cristiane!
      Goataria de colocar o seguinte, sou muito a favor de criticas construtivas, e algumas coisas que você colocou realmente acontecem, o atendimento na saúde em geral as vezes é bem demorado, mas nao concordo quando você cita e incita aos demais falando em dinheiro, "nosso funcionario, e pagamos",se você fosse uma pessoa um pouco mais informada, e menos ansiosa, saberia buscar recursos, em nossa cidade temos um adjunto do secretario de saúde chamado Robson, que é uma pessoa abençoada, e que nao mede esforços para ajudar a população, se você tivesse ido falar com ele, garanto que ele teria arrumado um traumatologista para teu funcionario, e você não teria gastado teu dinheiro, desta maneira você não estaria incitando a população de que só se é atendido quando se tem dinheiro, as vezes informação te leva muito mais longe. Fica a dica exames anuais a famosa prevenção é a melhor economia, pensa nisso e faz um plano de saúde para teus funcionarios...

      Excluir
  7. Parabéns pelo comentario acima.Quem escreve o que quer, as vezes le o que não quer!!!Precisamos sim de melhorias na saude, mas tambem temos que dar prioridade a quem realmente esta precisando. Antigamente dor no corpo (em geral) primeiro se tomava um chá, ou iria ate um posto de saude,não esperava ate a ultima dor, para procurar recurso.Hoje em dia dor de barriga vão correndo para o PS EMERGENCIA/URGENCIA???.Gostaria de convidar o povo que so reclama para passar no PS em dia de chuva,ou quando tem uma festa grande, ninguem fica doente!!! GOSTARIA DE ACESSAR ESTE BLOG PARA NOTICIAS INTERESSANTES:,BLOG, FACEBOOK não e lugar de criticar/elogiar.So vão parar de escrever bobagens , a hora que tomar processos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. felismente não estamos em uma ditadura e temos liberdade de expressar nossos pensamnetos e acho que este blog só nós traz noticias interesantes ou a saude não é interessante ?
      o que não interessa é ficarmos os agredindo e não resolvermos nada vamos fazer a nossa parte e da melhor forma possivel, ser solidario a quem precisa e não adianta discutir cada um vai defender o seu .um bom dia a todos com muito amor no coração.
      igor restano.

      Excluir
    2. quando leio esse tipo de notícia fico realmente triste é muito descaso com o ser humano, e tem certos comentário que por favor...quem sabe se a hérnia de disco avisasse ele uns 3 meses antes ele conseguiria agendar uma consulta em um postinho...pq conseguir algum atendimento em posto por favor...estamos falando de um ser humano que fosse fraca ou forte ele tinha a obrigação de ser atendido!

      Excluir
  8. Boa tarde!
    fiquei chocado com o fato aconteciso, e sei que isto acontece varias vezes nao só com esta funcionario e sim com varias pessoas! Temos sim que falar o que acontece, nada do que estao dizendo mais acima é mentira e sim a pura realidade de hoje em! Agora nao adianta se queimar e falar em processo,por favor cade a consciencia e o realismo desta pessoa, se o que passa hoje na saude é uma pura realidade! Fazendo pouco casos das pessoas!
    E outra nao adianta ficarem defendendo que isso nao vai mudat o que aconteceu e o que ainda acontece na Saúde que o descaso com as pessoas!
    Bote a mao na conciencia e olhe mais a sua volta! Fica Dica!

    Wiilian R.

    ResponderExcluir
  9. Não sejamos hipócritas ao ponto de dizer que o atendimento no PS em Camaquã é dos melhores, eu mesma já passei por uma situação em que meu pai precisou de atendimento, por estar com a pressão alta e ter um aneurisma e dar entrada no PS ao meio dia e ser atendido as 15 horas, tudo isso depois de inúmeros pedidos salientando que o caso dele não podia esperar. Concordo que tem muita gente que vai pra lá sem necessidade, mas que faltam recursos e um melhor atendimento a quem precisa isso é notório. Está na hora do Poder Público fazer algo pela saúde em nosso municipio, é o mínimo que merecemos.

    Ketline Nunes

    ResponderExcluir
  10. Para quem não sabe a Hérnia de disco é o resultado de uma Protusão na coluna que não foi tratada, ou seja, ela avisa sim antes de se tornar uma Hérnia. No "postinho", 30 fichas são distribuidas na segunda feira para consultar com o Dr. Sandro, na terça feira são mais 30 com o Dr. Igor e na quarta são mais 30 com o Dr. Steger, todos TRAUMATOLOGISTAS. E mais um detalhe, o PS não se negou em atender o paciente citado, ele foi atendido e medicado. Muita coisa precisa mudar sim na Saúde, mas como disseram anteriormente, antes de criticar informem-se como é que funciona os procedimento, o que caracteriza-se como URGÊNCIA/EMERGÊNCIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deves trabalhar na área da Saúde, já que é tão entendida(o)em Urgência/Emergência e na doença que ele teve. Já disse que a dor aconteceu de repente no ambiente de trabalho, a ponto de paralisa-lo. Se deu ou não sinal antes, não sei. Sei que ele não sabia ter essa doença. E em momento algum citei que foi negado atendimento. Disse que foi atendido e medicado, mas mesmo com alteração no exame e ainda sentindo muita dor, foi liberado. E isso, não considerei correto. Porque ele não estava em condições nenhuma de sair daquele jeito. Voltar para casa, que fica a 40KM de distância daqui. Se é assim que vai continuar funcionando, e a comunidade está descontente...temos no mínimo o direito de expor esse descontentamento.

      Excluir
  11. Cristiane,

    Compartilho com você em seus comentários pois minha sogra passou por situação parecida, quando estava com fortes dores de cabeça e procurou a emergência, antes que digam que dor de cabeça não é caso de pronto socorro, era muita dor que ela não conseguia fica de pé e desmaiava, pois bem ao procurar o serviço referido, foi medicada e informava que se tratava de problema de coluna, porém a dor não passava mesmo com medicação... meu sogro a levou para casa ainda com dor, sem recursos para procurar médicos particulares, ao chegar em casa ela voltou a desmaiar e retornaram então ao P.S. então fez soro com medicação, tudo isto no inicio da tarde, foi liberada. A noitinha ela voltou a desmaiar, meu sogro então cansado do descaso e mesmo sendo leigo sabia que algo estava errado, chamou os filhos para á levaram ao P.S. ao chegar, já havia mudado o plantão médico, foi diagnosticado que havia dado um AVC nela, "isso quando ela sentiu a dor de cabeça" e precisava de cirurgia com urgência. Não havia leito cirúrgico em parte alguma, ela então passando a noite no corredor do PS em um maca, correndo sérios riscos. No dia seguinte, um amigo do amigo do meu sogro, tinha contato direto com Dr. Regis que por sua vez, foi muito atencioso, o lutou muito em busca de vaga. Por fim, com a Graça de Deus, ela conseguiu fazer a cirurgia na cidade de São Gabriel, hoje passa muito bem, não ficou com praticamente nenhuma sequela. Acredito que só quem passa por tal situação sabe realmente a dor de ver um familiar a sofrer, sei que muita gente procura o PS por pouca coisa como já foi dito aqui, mas existem casos e casos. E neste que relataste, poderia ser qualquer outra pessoa que não tem recurso mesmo, nem mesmo o acesso direto com Superiores da Saúde. E ai oque fazem? Vão pra casa com dor? acho que não importa se é uma hérnia de disco, um AVC, aneurisma, ou dor de barriga, o ser humano deve ser atendido com devida atenção pois trata-se de uma vida, e profissionais da saúde trabalham para salva-las. A um desleixo muito grande hoje na saúde Brasileira, faltam recursos e os honorários são poucos, mas quem escolhe a profissão sabe bem oque tem a enfrentar, e os pacientes não tem culpa.
    Que Deus abençoe a todos, e perdoe os que não sabem o que falam.
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a todos pelo Apoio!

      "O Ser humano deve ser atendido com devida atenção pois trata-se de uma vida, e profissionais da saúde trabalham para salva-las. Quem escolhe a profissão, sabe bem o que tem a enfrentar.E os pacientes, não tem culpa!"

      Acho que isso que colocaste por último, diz tudo.



      Excluir