sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Prefeitura trabalha para amenizar alagamentos em São Lourenço do Sul

Com as fortes chuvas que atingiram a região na quarta-feira (20/02), registrando uma média de 110 mm, em São Lourenço do Sul diversas áreas sofreram com alagamentos. O acúmulo de água causou transtornos à população. Em alguns locais o nível da água chegou a atingir meio metro de altura, invadindo algumas residências.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil esteve monitorando a situação, alertando a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU), Desenvolvimento Rural (SMDR) e Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH).

A SMOU esteve executando medidas para amenizar a situação, aumentando o escoamento de água. Ruas foram rebaixadas, bueiros abertos, as pontes nos rios São Lourenço e Carahá foram limpas novamente e em alguns locais foram escavados valos para resolver o problema.
 
O trabalho da SMOU prosseguiu durante a quinta-feira (21/02) nos bairros atingidos. Desde as 07 horas da manhã, duas equipes da Secretaria estiveram limpando bueiros nos bairros Barrinha e Navegantes, para a retirada de barro. A limpeza teve inicio na rua Almirante Barroso e seguiu pelas ruas paralelas em direção ao bairro Navegantes. Durante a tarde o trabalho iniciou na rua Humaitá e seguiu pelas ruas paralelas até a Praia da Barrinha.

Segundo a SMOU, os valos, bueiros e bocas de lobo foram limpos recentemente e não estavam entupidos. A quantidade elevada de chuva em um curto período de tempo sobrecarregou o sistema de drenagem, impossibilitando o escoamento e causando alagamentos. Para prevenir entupimentos e problemas na vazão de água, a Secretaria realiza com frequência a limpeza de valos, bueiros e bocas de lobo.

Zona rural – No interior do município, a chuva também causou transtornos. Em alguns pontos, como nas localidades de Rincão dos Azevedos e Três Passos, os marcadores da propriedade registraram até 200 mm de chuva. As regiões da Reserva e Fortaleza também estão entre as mais atingidas.

A chuva ocasionou estragos nas estradas rurais, bueiros e no aterro de pontes. Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Dênis Peglow, cinco retroescavadeiras, três patrolas, cinco tratores e algumas caçambas trabalham na recuperação dos danos.
A expectativa é de que bueiros e pontes estejam recuperados nos próximos dias. Já os reparos nas estradas devem se estender por no mínimo um mês, devido a quantidade de pontos danificados pela erosão pluvial.

Quem transitava pela BR-116, entre Camaquã e Pelotas, a chuva também causou contratempos. Em um trecho a quatro quilômetros do trevo de acesso a São Lourenço do Sul, um açude transbordou, avançando sobre a pista. O trânsito ficou interrompido até as 21 horas.

Investimentos em prevenção – Em novembro de 2012, foram entregues à Caixa Econômica Federal os projetos executivos que contemplam a pavimentação e a confecção de redes de drenagem urbana em 6,5 km de vias por onde transitam os veículos do transporte coletivo urbano. O projeto aguarda aprovação do Ministério das Cidades, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) – Pavimentação e Qualificação das Vias Urbanas.

Se aprovado, o projeto representa um investimento de mais de R$ 18 milhões, que contemplará áreas nos bairros Barrinha, Sete, Medianeira, Lomba e Nova Esperança. Entre os objetivos do projeto destaca-se a implantação do sistema de drenagem pluvial nas vias selecionadas, o que irá proporcionar a adequada captação e destinação destas águas. As diretrizes e soluções apontadas no projeto foram estabelecidas a partir de estudos hidrológicos, do conhecimento dos pontos de deságüe e do projeto geométrico, entre outros fatores.

Também há um projeto específico para o asfaltamento e uma rede de drenagem de reforço para o trecho não asfaltado da Avenida Cel. Nonô Centeno. (Fonte: Prefeitura de São Lourenço do Sul).

Nenhum comentário:

Postar um comentário