quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Secretaria da Cultura estabelece novos critérios para qualificar mais os desfiles em Camaquã

A secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Camaquã realiza neste sábado, 02 de março, os desfiles do Carnaval 2013. Com novos critérios, como exigência de número mínimo de participantes e ampliação dos quesitos a serem avaliados, tudo indica que a festa na rua Olavo Moraes ganhará em qualidade.

“Antes de tudo, queremos fazer um evento organizado, que contemple os carnavalescos envolvidos, mas que também respeite os espectadores que irão prestigiá-los; enfim um Carnaval que alegre a todos”, diz a secretária da Cultura e Turismo, Marla Crespo. Para isso, ela promete começar pontualmente os desfiles às 21h, após a entrada da Corte, formada pelo Rei Momo Osvaldo Martins Ferreira, pela Rainha Jaqueline Mendes Rehbein e pela Princesa Katiusce dos Santos Ribeiro.  
 
Cada escola terá entre 50 minutos e uma hora para atravessar a Olavo Moraes, no sentido inverso ao do trânsito, entre o prédio do Sine e a Praça Zeca Neto (esquina da Casa Natal). Atrasos serão punidos com perda de pontos. Dentro da meta de tornar o Carnaval mais interessante e competitivo, a secretaria passa a exigir das escolas também o cumprimento de outros itens, como número mínimo de integrantes (140), ter dois ou mais carros alegóricos, ala de baianas e outros pontos.

A Império Camaquense, atual campeã, defende o título deste ano trazendo a África como tema: “Das Entranhas da Mãe África a Império vê nascer um Sonho de Liberdade” é o samba enredo da agremiação mais tradicional de Camaquã. Já a Explosão do Samba, que no seu primeiro ano de avenida, em 2012, foi prejudicada pelo atraso no início do seu desfile, agora promete um desfile mais centrado e maduro, porém sem perder a alegria que contagiou o público no ano passado. “Afrodite, a Deusa do Amor” é o tema, que dá nome também ao samba enredo da escola. Por sua vez, a Unidos da Vila trará a magia do cinema para desfilar: “Dos Antigos Filmes aos Novos, Mantendo a Magia de Fazer Sonhar”. A primeira a entrar na Olavo é a Unidos da Vila. A última a desfilar será a Império.
 
Jurados de fora

Ao todo serão avaliados sete quesitos pelos jurados, pertencentes à Liga das Escolas de Samba do Rio Grande do Sul: comissão de frente, bateria, samba enredo, mestre sala/porta bandeira, fantasias, alegorias/adereços e harmonia.

Além dos subsídios da Prefeitura, já recebidos para preparação do desfile, as três agremiações receberão troféus confeccionados pelo artista plástico Caiaque e prêmios em dinheiro. (Fonte/fotos: AssCom da prefeitura de Camaquã).

O que é? Carnaval 2013

Quando? Dia 02 de março, sábado

Horário? 20h30min

Local? Avenida Olavo Moraes (entre o Sine e a Casa Natal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário