quarta-feira, 5 de junho de 2013

Artigo sobre ações voltadas para questões ecológicas e de sustentabilidade em Camaquã: Unidos pelo presente e futuro

Por João Batista Caldasso da Silva
Engenheiro agrônomo e secretário municipal do Meio Ambiente

Para a consolidação de uma sociedade democrática, são necessárias ações direcionadas visando eliminar processos que multiplicam, produzem e reproduzem exclusões.

A partir deste desafio e visando resgatar a confiança das pessoas na possibilidade de construir um mundo melhor, justo e sustentável, diante de tantos apelos para o consumo desenfreado e permeados por uma cultura materialista que está dominando a nossa sociedade, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Camaquã está trabalhando em conjunto com as demais secretarias municipais para realizar atividades voltadas não somente às questões ecológicas, mas também sociais e culturais.

Foi com essa intenção que se organizou, por exemplo, o projeto “Sustentabilidade Social”, em conjunto com a Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social e com a Secretaria Municipal da Infraestrutura. Nascido da fusão de projetos destas três secretarias, que seriam realizados em dois bairros de Camaquã – Bom Sucesso e Getúlio Vargas, o projeto pretende criar uma nova dinâmica entre os moradores com relação ao descarte de lixo e ao embelezamento do local onde vivem, melhorando assim a qualidade de vida destas comunidades.

Também assim é que foi pensada e organizada esta Semana do Meio Ambiente: iniciamos na manhã de segunda-feira (03/06), com a doação de mudas de árvores nativas, de cachorros e gatos que estão no canil-gatil municipal, além da realização de orientação à população sobre a forma correta de destinação de resíduos.

Também nesta semana refletimos sobre as mudanças no código florestal, que atinge a todos, direta ou indiretamente. E faremos isto com a presença ilustre do nosso colega do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, engenheiro Aroldo Barwaldt, a quem direciono os meus mais sinceros cumprimentos.

Sessões de vídeos ambientais voltadas para os alunos de nossas escolas, públicas e privadas; passeio a pé e de bicicleta nesta quarta-feira, dia 5 de junho, que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, visando atrair a comunidade para causa ambiental.

Mas nossas ações não param nesta semana. Seguiremos nossas caminhadas de orientação sobre a destinação adequada de resíduos, porta-a-porta. Nos bairros Cônego Walter e Hípico ampliaremos o projeto Sustentabilidade Social. Neste último, aliás, por solicitação da própria comunidade, que entendeu e acreditou na proposta do trabalho.

Questão ambientais, sociais e culturais unidas em favor da nossa comunidade, propiciando um desenvolvimento que tenha sempre como meta a sustentabilidade, conduzindo a um equilíbrio que garanta a qualidade de vida das gerações futuras. É isso que o governo municipal quer e trabalha para nossa querida Camaquã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário