quarta-feira, 26 de junho de 2013

Embrapa visita lavouras no interior de Cristal

Na Propriedade do Sr Erlando Podewils, na localidade da Colônia Nova, em Cristal, estiveram na sexta-feira (21/06), os pesquisadores da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Arione Pereira, Lírio Reichert e Fernanda Azevedo. O instituto realiza pesquisas com a variedade de batata Bel, que é produzida no interior do município.

Esta é uma variedade de batata que tem seu uso preferencial para processamento industrial, as famosas “batatinhas fritas” das formas “chips” e batata palha, que consumimos como aperitivo. Isso se deve ao alto conteúdo de matéria e o baixo teor de açúcar, características que qualificam o produto final.

No município de Cristal, 13 produtores se mantêm com o cultivo da Bel, os demais plantam o tubérculo apenas para subsistência. Também estiveram presentes, o vice-prefeito Rudi Trapp e Soni Thurow, da EMATER de Cristal, que já acompanha há três anos a produção no município e conhece as dificuldades dos produtores, especialmente na brotação da batata, que deveria passar por um processo em câmara fria para que brote no período certo. 
 
A EMATER em parceria com a Embrapa segue estudando o caso para facilitar o trabalho do produtor e gerar maior rentabilidade para sua produção. (Fonte: Ass Imp. Gov. Mun. Fotos: Emprapa Pelotas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário