quarta-feira, 5 de junho de 2013

Diretor e atores de “Em Teu Nome” falam com alunos e são recebido pelo prefeito de Camaquã

Numa iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, o filme “Em Teu Nome” foi exibido no Cine Teatro Coliseu, na última segunda-feira (03/06). A obra cinematográfica, que recupera a trajetória revolucionária e as transformações pessoais de um grupo de jovens gaúchos exilados na década de 1970 pela ditadura militar, foi apresentada em três sessões. Nas da tarde e da noite teve bate papo nas suas conclusões, com o diretor Paulo Nascimento e os atores Leonardo Machado, Fernanda Moro e Sirmar Antunes respondendo a perguntas dos expectadores.  
 
Vindo a Camaquã a convite da professora Roberta Pedroso, o grupo, ciceroneado na cidade pela secretária municipal da Cultura e Turismo, Marla Crespo, esteve no final da tarde com o prefeito João Carlos Machado. Entre os assuntos desenvolvidos na reunião do gabinete esteve a sugestão de Nascimento, diretor da produtora Accorde Filmes, de fazer as filmagens do seu próximo filme em Camaquã. 
 
As gravações devem começar em 2014. “A arquitetura plana da cidade é ideal para a história que queremos contar”, informou o ator Leonardo Machado, mantendo um entusiasmado mistério em torno da nova obra.

“Valeu demais”

No debate pós filme, feito junto a um público formado predominantemente por alunos do ensino médio e técnico, Nascimento e os atores contaram detalhes da filmagem de “Em Teu Nome”. Abordaram, por exemplo, as dificuldades surgidas durante o trabalho, as surpresas meteorológicas que tiveram e também os momentos engraçados. 
 
Falaram ainda a respeito do personagem real que inspirou o filme - o juiz militar aposentado João Carlos Bona Garcia. Ao responder sobre os resultados da obra em termos de contribuição cultural e histórica, a partir da fiel recuperação de um capítulo da ditadura brasileira, Nascimento simplificou: “Olha, somente o fato de estarmos aqui debatendo sobre ele (o filme) já valeu a pena demais”, comemorou. Filmado em quatro países – Brasil, Chile, França e Marrocos -, Em Teu Nome deu o Kikito de Melhor Diretor a Paulo Nascimento no Festival de Cinema de Gramado de 2009. (Fonte: Imp. Pref. Camaquã).

Nenhum comentário:

Postar um comentário