A fim de apresentar um passo a passo para a legalização da agroindústria familiar, foi realizado no dia 13 no auditório da Secretaria Municipal da Educação o I Seminário Municipal para a Implantação de Agroindústrias Familiares. No evento, a coordenadora do Departamento da Agroindústria Familiar da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Joice Tim, falou sobre o processo de regularização e salientou a importância de estar legalizado principalmente para comercializar seus produtos com a merenda escolar. O evento foi organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.
O secretário da Agricultura, Vinícius Araújo, salientou que o Governo Municipal quer procurar junto com os produtores soluções para que estes possam produzir e vender: “Sei que este é o maior desejo de todos vocês”. Também presente no evento, o prefeito Ernesto Molon, classificou o seminário como um passo muito importante para os pequenos produtores que desejam ampliar o seu negócio: “É preciso esclarecer qual a melhor forma de buscar esta legalização”, destaca.
De acordo com dados da SDR, 70% dos alimentos consumidos são provenientes da agricultura familiar: “Por isso, retomamos o selo Sabor Gaúcho, voltado para produtos da agricultura familiar e que hoje são muito procurados pelos consumidores que buscam uma alimentação saudável”, diz.
Joice explica que o primeiro passo para a legalização é procurar o escritório municipal da Emater do seu município para acessar o Programa Agroindústria Familiar. Ela acrescenta que hoje existem mais de oito mil agroindústrias no estado e apenas 560 estão legalizadas. “Este programa visa aumentar a organização dos agricultores”, comenta. Ao final do encontro, os produtores puderam esclarecer suas dúvidas e obter informações sobre financiamentos. O encerramento contou com uma farta mesa de deliciosos produtos feitos pelos próprios produtores como bolachas, pães, doces, queijos e embutidos, iogurte e sucos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã
Fotos: Gabriela Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário