quinta-feira, 5 de julho de 2012

Datas Comemorativas

5 de julho, nasceu a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado do mundo.

A 5 de julho de 1996, nasceu a ovelha Dolly, na Escócia, fruto de um trabalho científico que resultou no primeiro mamífero clonado do mundo. Dolly viria a morrer a 14 de fevereiro de 2003.

Os investigadores Keith Campbell e Ian Wilmut criaram no Instituto Roslin, através do processo de clonagem, a ovelha Dolly, que nasce a 5 de Julho de 1996, na Escócia, país onde viveu durante seis anos e oito meses.

Dolly foi clonada a partir das células da glândula mamária de uma ovelha adulta com cerca de seis anos, através de uma técnica conhecida como transferência somática de núcleo.

A mais célebre ovelha do mundo teve uma vida normal e deu à luz duas crias. Até que em 1999 foi divulgado um trabalho na revista Nature, segundo o qual Dolly poderia tender a desenvolver formas de envelhecimento precoce.

Esta questão suscitou uma acesa polémica na comunidade científica, relativamente à influência da clonagem nos processos de envelhecimento – tema que ainda na atualidade permanece obscuro.

E em 2002 foi anunciado que Dolly sofria de um tipo de artrite degenerativa, possivelmente resultante do envelhecimento precoce ao qual esta ovelha estaria ‘condenada’.

Dolly acabou por ser abatida em fevereiro de 2003, para não enfrentar uma morte dolorosa por infecção pulmonar incurável. O seu corpo, embalsamado, está exposto no Royal Museum, em Edimburgo, na Escócia. Hoje, recorda-se o nascimento da ovelha filha da ciência. 

ptjornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário