domingo, 2 de dezembro de 2012

O último Gre-Nal do estádio Olímpico

NADA COMO UM CLÁSSICO PARA HOMENAGEAR O ESTÁDIO

Imagem original: Globoesporte.com / Montagem: Paulinho Amaral
 Dizem que a primeira vez ninguém esquece. E a última? Mais do que inesquecível, a tarde deste domingo, 2 de dezembro de 2012, carrega em seus minutos e horas o poder de transformação. Nada mais será como antes depois que Grêmio e Inter se encontrarem no Olímpico, às 17h (de Brasília) para o Gre-Nal 394, da 38ª rodada do Brasileirão. Que, além de fechar o campeonato, encerra um ciclo de 58 anos da atual casa gremista. Depois do apito final de Heber Roberto Lopes, tudo o que se viveu nesse estádio será memória, nostalgia e lágrimas. Numa palavra, saudade.

Mas é bom lembrar. Gre-Nal é Gre-Nal. Do outro lado do velho gramado do Olímpico, estará postado o grande rival. Sem pretensões no Brasileiro, 9º colocado com 51 pontos, 19 deles atrás do Grêmio, emerge um Inter louco para estragar a festa de despedida dos tricolores. Assim como fizera no primeiro Gre-Nal do estádio, em 1954, estrondosa goleada de 6 a 2.

Além do simbolismo do adeus, o clássico vale na tabela para o Grêmio. Segundo colocado com 70 pontos, está um à frente do Atlético-MG, e quer garantir a sua posição para ir diretamente à fase de grupos da Libertadores de 2013, a ser disputada na nova casa, a moderna e badalada Arena, no bairro Humaitá. O Galo enfrenta o Cruzeiro, do gaúcho Celso Roth, com quatro passagens como técnico do Grêmio e que pode ajudar o ex-time na empreitada.


Grêmio: Vanderlei Luxemburgo não revelou o time. A aposta é no mistério. Sem Kleber e Marcelo Moreno, o treinador tem Zé Roberto como dúvida - se recupera de torção no tornozelo esquerdo. Deve optar por Leandro e André Lima na frente e por Marquinhos caso o camisa 10 seja vetado. É provável que improvise Léo Gago na lateral esquerda, afinal, entende que Anderson Pico está acima do peso. O time: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Léo Gago; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Leandro e André Lima.

Internacional: Osmar Loss evitou confirmar o time para o clássico deste domingo. Edson Ratinho e Fabrício, que cumpriram suspensão diante da Portuguesa, voltam a ficar à disposição. No entanto, somente o segundo deverá estar em campo. Relacionado, Dátolo foi testado na vaga de Diego Forlán e poderá estar em campo, com a mudança para o esquema 4-2-3-1. O provável time colorado terá Muriel; Ygor (Josimar), Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Josimar (Ygor), Guiñazu, Fred, D’Alessandro e Dátolo (Diego Forlán); Leandro Damião.


* O Olímpico foi o estádio que mais sediou Gre-Nais ao longo da história (122). O Beira-Rio vem a seguir, com 109 clássicos.

* No Olímpico, o Grêmio conseguiu suas maiores vitórias sobre o Inter vencendo por 4 a 0 em 1968 e por 4 a 1 nos anos de 1959, 63 e 90. Já as maiores vitórias do Inter sobre o rival no Olímpico foram as seguintes: 6 a 2 em 1954; 5 a 2 em 97 e 4 a 1 em 94.

* O maior público recebido no Olímpico em Gre-Nais foi registrado no Campeonato Gaúcho de 1981 quando 72.893 pessoas assistiram o empate por 1x1 (29/11/81).

* Este é o quinto Gre-Nal de 2012. Nos quatro jogos anteriores, o Grêmio venceu duas vezes, houve um empate e uma vitória do Inter.

globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao

Nenhum comentário:

Postar um comentário