sábado, 6 de abril de 2013

Espaço do Leitor: denúncia

"Olá, sou Fabrício, leitor assíduo do seu blog, e sei a força que ele tem em nossa sociedade, estou escrevendo para você, para que a sociedade camaquense saiba como o hospital nossa senhora aparecida de Camaquã trata os seus pacientes, é algo desumano.
Meu primo cravou um prego no olho esquerdo, foi ao HPS de nossa cidade, onde lá eles falaram “NÃO PODEMOS FAZER NADA POR VOCÊ, VOCE TEM QUE IR PARA PORTO ALEGRE”. Meu primo que não tem condições financeiras, teve que pagar uma consulta particular para um médico especialista que o socorreu em seu consultório e o encaminhou para Porto Alegre. Ele teve que ir com seu próprio carro pois o HOSPITAL NOSSA SENHORA APARECIDA NÃO FEZ QUESTÃO NEM DE CONSEGUIR UMA AMBULÂNCIA PARA LEVÁ-LO.
Agora me falem onde anda a compaixão, os médicos e enfermeiros de plantão, onde anda o secretário de saúde de nossa cidade, onde anda a diretoria do hospital que coloca robôs no hospital, pois só robôs para fazerem isso com uma pessoa, NÃO QUEREM ATENDER ELE E NÃO FAZER QUESTÃO NENHUMA DE AJUDAR. Meu primo teve que correr por si próprio para não perder sua visão, ele ainda corre risco, o médico falou que ele tem que levar mais ou menos de dois a três pontos o mais rápido possível.
Isso não tem cabimento, não pode acontecer, nem animais são tratados assim, não fizeram questão nenhuma de ajudar uma pessoa em estado grave, ele foi dopado de remédio para Porto Alegre em seu carro, pois repito O HOSPITAL NÃO QUIS DAR UMA AMBULANCIA.
Espero que você coloque isso em nosso blog, para quem sabe pessoas responsáveis possam tomar alguma providência, e mudar tudo naquele hospital, que já era para ter mudado a muito tempo". 

Fabrício Carvalho / Terenisa Carvalho
Camaquã/RS 

20 comentários:

  1. Infelizmente esse tipo de coisa ocorre em nível nacional. Isso não diminui a culpa de ninguém, mas o que acontece é que não é de uma mudança no HNSA que precisamos, é, primeiramente, de uma mudança de mentalidade do povo, que passe a cobrar, exigir, fiscalizar e lutar por seus direitos, tentando entender mais de governo e política do que de futebol e novela.

    Daí, assim, conseguiremos mudar nosso sistema de saúde e tudo o mais que nos é motivo de ser um país de terceiro mundo com riquezas de primeiro.

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  2. Hospital é uma empresa certo. Tem alguém que comanda ( administrador ). Que acredito seja muito bem remunerado. Se seus funcionários não estão cumprindo com suas atribuições. Admita pessoas competentes. Mas o que parece é que estão fazendo um favor, nada disso estão sendo remunerados, agora se acham que não seja suficientes. Procure outra coisa para fazer. Mercado de trabalho hoje tem muitas oportunidades.

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  3. No Hnsa, existe uma chefia para cada setor, onde estava a chefia do Pronto socorrro???
    Não é a primeira vez que acontece descaso por lá, e nunca ninguem é responsável,ou a culpa é do médico, do hospital, mas e a chefia que deveria estar de olho nestas situações, onde está???
    Precisamos sim reclamar, para ver se chega aos olhos e ouvidos dos administradores e do presidente, este tipo de situação.

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  4. Isso é o que mais acontece neste HOSPITAL. Na quinta feira o sr Orlando Fagundes faleceu em casa ,depois de ter sido MAL atendido e mandado embora.
    É um cidadão camaquense que sempre contribuiu e na hora que precisou não teve um atendimento digno.O povo nã fica só olhando novela e futebol não.E quando eu falo em povo ,falo no pobre,no velho,no solitário,aquele que não tem VOZ,que está doente precisando de auxílio e tem quem faça mas NÃO FAZ. ZAIRA

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  5. O problema no HNSA, que não era para ter o nome da SANTA, e sim de um lider Ditador ou outro qualquer, porque de santo lá não tem nada. Só quando as freiras mandavam lá. Usa-se o Santo Nome em vão, e o Sr. Machado que é um dos cabeças do hospital(CEO) modernamente falando, é um homen de bem, católico praticante, como sabedor destas BARBÁRIES que acontece lá, era para tomar as medidas
    necessárias. Quem sabe aplicar um pouco do que nos pede a palavra de Deus, ´´fazer o bem sem interessar a quem`` ou ´´o que fizeres aos pobres e necessitados, estará emprestando amim´´. Afinal o HNSA está ali para fazer o BEM, e o bem e atender o povo. como entidade sem fins lucrativos``()´´ parece que já enriqueceu muito médico, vivem de reformas, suítes, salas, bloco cirúrgico. Paga-se pilhas de dinheiro por uma cirurgia, anestesia ou outro procedimento qualquer, tudo em nome da saúde. E o atendimento básico, confortador, daquele ente, daquela familia que está sofrendo??? como fica?? Não é pra nóis, não tem médico, só se chamar particular, aí ele cobra?? Que coisa triste. O que houvimos todo o dia é culpa do Governo. A saúde vai mal, está na UTI. Na maioria das vezes, uma atenção carinhosa, uma palavra amiga de orientação, de conforto vale mais do que o remédio, só em ver o médico O doente já se anima, mesmo que ele diga, ``isto é assim mesmo``, ou muitas vezes não diz nada, nem, fala com o paciente, nem pergunta o que houve, só dá a receita e manda esperar na sala ao lado, ou para casa, como aconteceu com o Seu orlando. Que coisa triste. A MEDICINA É UMA COISA SAGRADA, SER MÉDICO É UMA GRAÇA. Agora, a atitude da maioria dos médicos, está muito aquém daquele que foi o MAIOR MÉDICO DA TERRA. JESUS CRISTO.
    Assis de Abreu.

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  6. Concordo com todas as postagens aqui.Temos que botar a boca no trombone,fazer o povo de Camaquã ver que nem tudo ta a maravilha que se ouve falar.Principalmente na área da saúde,segurança,infraestrutura etc. Quanto ao caso em questão,será que foi feito um BO? A pessoa que sofreu este mau atendimento tem que acionar este Hospital, exigir via justiça reparos por danos morais e financeiros. E este incompetente deste diretor qual a orientação que ele passa a seus subordinados? Não é a primeira vez que este Hospital deixa de atender pacientes na emergencia. Ta na hora do povo exigir mudanças,ou vão esperar que morra alguem para mudarem alguma coisa? INCOMPETECIA PURA desta direção.

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  7. Incrível!!
    Será que este paciente é o mesmo que sofreu uma lesão de Córnea e o Robôs fizeram uma limpeza e também curativo no seu olho???
    Será que é o mesmo paciente que a Doutora, para conseguir uma avaliação de um Oftalmologista tentou fazer uma remoção, ligando para o Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre, Hospital das Clínicas, HPS, sendo que nenhum destes aceitou este paciente.
    Será que este é o mesmo paciente que foi atendido pela equipe do HNSA, e foi encaminhado a um Oftalmologista que com certeza iria cobrar uma consulta Particular, pois o HNSA não tem esta especialidade???
    Será que este é o mesmo paciente que junto com sua esposa, solicitaram o número de um Médico Oftalmologista pra consultar, depois de serem atendidos no Pronto Socorro e entenderem que o Hospital fez o que estava ao seu alcance????
    Absurdo esta Postagem!!!
    Dizer que o Hospital tratou tal pessoa como um animal, é realmente lamentável.
    FICA A DICA : Se reclamam tanto do atendimento, porque não ir direto a Porto Alegre ou a Pelotas, receber um soro sentado no chão ou então levantar-se as 5 Horas da manhã e pegar uma ficha no Posto de Saúde para tratar a dor de Barriga ou a dor no Corpo, QUE NÃO É URGÊNCIA.
    E a propósito, nunca vi uma Diretoria tão empenhada em trazer melhorias ao HNSA, sendo assim trazendo benefícios para a população.
    Uma Diretoria que adquiriu o Laboratório, a CT Imagem, reformou a secretaria, reformou o Bloco B, o Centro Cirúrgico, construiu novas Salas, reformou as Enfermarias Masculina e Feminina, esta reformando a entrada do Laboratório, está em seus planos reformar o Bloco B, adquiriu uma casa para ser o Arquivo Morto, uma Diretoria que mostra com clareza todos os valores que gasta em suas reformas em cada inauguração.
    Se uma Diretoria destas pode ser chamada de “DITADORA”, que estes “DITADORES” permaneçam no comandando do Hospital, por muitos anos.
    Todos sabemos que o HNSA tem seus problemas sim, porém existe muito drama por parte de certas pessoas.

    FACIL É CRITICAR!!!!

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    1. o bloco a e uma vergonha,a empreiteira que e de um engenheiro fez tudo errado,o bloco cirurgico nunca funcionou.a ct imagem nao e do hospital e de medicos so usam o espaço que é do hospital.

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    2. Informe-se meu Querido(a), o HNSA comprou a CT Imagem. O Bloco A é tão ruim que tem apenas Ar-Condicionado do tipo Split e televisão de LCD nos apartamentos. E o Bloco Cirúrgico funciona tanto, que a agenda está completamente lotada de Segunda a Sexta das 07:30 até as 18:00 e devido a isto a agenda de marcação de cirurgias, esta para Junho. Será que o Bloco não funciona??
      FICA A DICA : Informe-se antes de falar.

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  8. INFELIZMENTE tem SEMPRE um puxa saco, pra tapar as coisas! É LAMENTAVEL! Provavelmente deve ter dinheiro e não depende do HNSA de Camaquã.
    É um Absurdo!

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  9. Prezado Sr. Juares, louvável sua atitude em dar voz aqueles que necessitam espaço para relatar fatos lamentavelmente ocorridos. Uma pena que só revelam um lado da moeda, é visível que cada história tenha um desfecho diferente, e cabe ao “repórter” ser o elo entre as duas partes, averiguando o que realmente aconteceu e não apenas divulgando o que um “ser qualquer” tenha tentado veicular! Procurar saber quais são os tramites legais em cada caso seria um ótimo ponto de partida! Remover um paciente não é como remover a poeira que está acumulada em nossa casa, não basta passar a “vassoura” e largar em outra cidade! É visível a qualquer um que tenha o mínimo de conhecimento que a saúde esta um caos a nível nacional e não apenas em nosso município, que aliás atende a cerca de 14 municípios e não apenas nossa população! Nosso Pronto Socorro sim trabalha com dificuldades para atender toda a demanda da região. E se lembrarmos o real propósito que é o atendimento de urgência e emergência, ou seja, acidentes e casos graves, excluindo-se as famosas “dores de barriga há uma semana” que são casos de POSTO DE SAÚDE nosso atendimento até que não deixa muito a desejar, se compararmos com o atendimento do Pronto Socorro de Pelotas, que a espera pode chegar a 08 horas, isto numa cidade muito maior do que a nossa. Parece que estes meros difamadores, são os mesmos que elegem os reis, rainhas, fenômenos, gladiadores, enfim todos aqueles que fazem parte da “nobreza” do nosso país, assim como o país do futebol, do carnaval, etc, bem como elegem pessoas sem o mínimo de conhecimento para dirigir um país, um estado ou uma cidade, sejam eles jardineiros ou palhaços, e outros com maior conhecimento que tentam ganhar vantagem com o cargo auferido e que para se destacar necessitam de criar um vilão pois sozinhos não tem a mínima expressão de sobrevivência e criam-se os “ditadores”! Aqueles que tem o telhado de vidro, que podem se expor ao realizarem seu trabalho com dignidade e clareza, demonstrando seus feitos por simples atitude de realização! Aos leitores desejo consciência em suas escolhas, pois nosso país tem com toda certeza, muito o que melhorar a começar pelo povo!

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  10. Gente eu fico pasma lendo o que as pessoas sem menor conhecimento escrevem a respeito do NOSSO PRONTO SOCORRO! Eu queria que durante uma semana, somente uma semana, pois 24 hrs seria muito pouco, ficassem lá parados só observando o NOSSO TRABALHO, sim aqui quem vos fala é uma funcionária de lá! Observando tudo o que acontece la dentro, tudo o que passamos, tudo o que fazemos para o bem estar dos pacientes, com todo o respeito que tratamos os mesmos, claro que sempre tem sua excessão assim como em qualquer outra empresa, tem funcionarios e funcionarios! Queria que vcs que criticam tanto este local, ficassem la observando para ver tudo o que acontece do ooutro lado tambem, porque criticar é muito facil, agora fazer o que a gente faz la queria ver! Nos chamaram de robôs ali em cima em uma outra postagem, nunca vi na minha vida robo se emocionar com algumas coisas que acontecem la, nunca vi um robo correr de um lado p o outro durante seis ou doze hrs sem parar e muitas vezes com um sorriso no rosto, muitas vezes dando força para aquele familiar q tanto precisa de uma palavra de carinho ou ate mesmo para o proprio paciente, um simples sorriso, digo isso porque muitas vezes ja aconteceu comigo de ter que engolir a emoção e me fazer de forte, tirar forças não sei de onde para agarrar um paciente no colo e coloca-lo em cima de uma cama para tentar e fazer de tudo para salvar a sua vida, assim como os medicos que vcs tanto criticam que fazem o impossivel com o pouco recurso que temos aqui! Concordo com algumas coisas que falam, falta muitas coisas aqui no nosso hospital ainda o que dificulta nosso trabalho, quando voces falam em robos se referm a muita gente e me desculpem voces mas existem pessoas com coração la sim, pessoas que estao la para fazer o bem para os outros, pessoas que se sentem felizes quando conseguem salvar a vida de alguem e que sofrem juntamente com seu familiar quando perdem a mesma! pessoas que deixam suas casas, que trabalham durante todo um final de semana deixando o seu lazer de lado, PARA IR LA FAZER O BEM P OS OUTROS, pq me desculpem mas robos sao aqueles que trabalham pelo o dinheiro e isso é uma coisa que nao acontece ali pelo menos conosco, porque se fossemos trabalhar pelo dinheiro com certeza não estariamos nessa profissão! Entao do fundo do coração, voces pessoas que tanto nos criticam tentem olhar o outro lado tentem investigar o que aconteceu antes de sair falando o q nao sabem por ai! Façam uma faculdade de medicina, ou de enfermagem, ou ate um tecnico em enfermagem e vão p la trabalhar com a gente para voces verem o q realmente acontece!!! precisava falar porque estou cansada de ver voces criticarem criticarem e não fazer nada para ajudar!

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  11. O fato é que pessoas esperam mais de 6h para serem atendidas, o atendimento é sempre com caras feias, parecem que não estão sendo pagos para trabalhar. Não se esforçam pra nada, não se colocam na pele das pessoas. Tem muita coisa pra ser mudada! E as pessoas tem sim, o direito de reclamar, de expressar suas dores, tem que denunciar, porque acontece muitas coisas que sempre são tapadas. Estamos no direito de expressar nossas opinioes e é claro que sempre tem um espertinho pra tapar as coisas e inventar que não é bem assim, que não foi deste jeito, e blablablabla...

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  12. Boa noite, novamente escrevo para todos, mas principalmente aqueles que criticam nosso Hospital e o Pronto Socorro, que provavelmente ainda acreditam em Papai Noel e Coelho da Páscoa, e que não tem condições em comprar um Jornal para adquirir conhecimento necessário a todos, aqueles formadores de opiniões, ou aqueles que possuem estas condições mas preferem ler o Horóscopo do Dia, o resumo semanal das Novelas, as últimas notícias do BBB, e o que não podia faltar é claro, Os Quadrinhos. Transcrevo abaixo, na íntegra, matéria da jornalista Letícia Duarte, Jornal Zero Hora. Edição 17.351 de 11 de abril de 2013. Página 37:
    “Superlotação faz Santa Casa lançar alerta
    Sem vagas, emergência recomendou pacientes a buscarem outras instituições para atendimentos particulares e por convênios.
    Depois do drama de um pai que perdeu o filho antes de conseguir um leito emergencial em Porto Alegre provocar uma corrente de solidariedade e indignação ao ser contado nas páginas de Zero Hora, um novo sintoma do caos da saúde veio a público nesta quarta-feira.
    Com a emergência para convênios e particulares superlotada, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre divulgou um comunicado para aconselhar a população adulta a procurar outro serviço nas próximas 48 horas.
    O alerta expõe a extensão de um problema crônico, que vem se agravando nos últimos anos: a falta de capacidade da rede, que já contaminou o setor privado. Na tarde, 31 pacientes ocupavam a emergência adulta para convênios da Santa Casa, que dispõe de 14 leitos. Com a chegada incessante de pacientes, o prazo de espera não raramente passava de quatro, seis, até oito horas. O local foi um dos procurados pelo consultor Vladimir Duarte Dias quando procurava atendimento para o filho, Luiz Marcelo, que sofria com um mieloma múltiplo e morreu na madrugada de segunda-feira, depois de tentar vaga pelo IPE em cinco hospitais, mas se assustou ao encontrar uma placa informando que o prazo de espera era de sete horas.
    — Já passou do limite. Chegou a um ponto de risco institucional. E o quadro, pelo que a gente ouve, é global — justificou o chefe do serviço de emergência do complexo hospitalar Santa Casa, Leonardo Martins Fernandez.
    A multiplicação do número de pacientes com convênio, fruto do crescimento econômico do Brasil nos últimos anos, é um dos fatores que ajudam a explicar a sobrecarga da rede. Entre 2001 e 2011, o registro de beneficiários saltou 92,9% no Rio Grande do Sul, quase o dobro da média nacional do mesmo período, e chegou a mais de 2,5 milhões de pessoas. Na Capital, a quantidade de habitantes com plano de saúde passa de 710 mil pessoas, o que já representa mais da metade da população, de 1,4 milhão. Só que a rede não acompanhou a expansão. Enquanto a clientela de operadoras de saúde no RS cresceu 35% nos últimos cinco anos, as vagas desvinculadas do SUS nos hospitais cresceram apenas 7,5%.
    Sobrecarga generalizada
    Ter convênio deixou de ser garantia de ter acesso rápido a emergências da Capital. Assim como a Santa Casa, que passou a recomendar que pacientes procurassem outras instituições pela superlotação, outras instituições também encontram-se no limite da capacidade. Confira a situação em três hospitais privados nesta quarta-feira:
    * Moinhos de Vento: 100% dos leitos de emergência lotados. A capacidade é para 175 pacientes por dia, mas a média de atendimento em abril tem chegado a 220 e 250 pacientes.
    — Estamos preocupados porque o inverno não chegou ainda, a tendência é piorar — diz o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Fernando Torelly.
    * Mãe de Deus: dos 23 leitos de emergência, 22 estavam ocupados. Apenas duas das 20 poltronas utilizadas para medicação estavam livres. Segundo o coordenador médico da emergência, Marcelo Fagundes, a média é de 150 atendimentos por dia.
    * Divina Providência: todos os leitos estavam ocupados e, no final da tarde, a emergência foi fechada para receber novos pacientes. Não há previsão de normalizar o atendimento.”

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  13. Cidadãos camaqüenses, não pensem que no quintal do vizinho a grama é sempre mais verde! Não pensem que nas grandes cidades tudo é uma maravilha! Nem queira que acreditemos que nestes lugares não há normas a serem cumpridas onde se entra a qualquer hora, quantas pessoas quizer, da maneira que quiser, levando o que quiser! Ou que sé é atendido instantaneamente, sem filas de espera! Basta de demagogia! Aqueles que possuem cargos públicos que prometem e não cumprem, e que principalmente tentam ganhar reconhecimento a custas dos outros, por favor leiam mais noticias antes de abrir a boca!

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  14. Gente e só procurar os postos de saúde ou procurar as emergencias em Porto Alegre,Pelotas etc... onde tem mais recursos dae sim vcs vão esperar ate 10hrs para ser atendidos .Fácil e criticar agora fazer algo para melhorar e dificil!!! O ps tem sim seus problemas ,suas dificuldades ,suas carencias ,mas se não houvesse mais as consultas para curar "dor de barriga"com certeza sim teriamos mais tempo para cuidar das urgencias q ali chegam e dar mais atenção para quem realmente precisa ...Fica a Dica

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  15. Não sei porque mencionam tanto a "tal dor de barriga" nos relatos acima, estamos falando de casos sérios, onde era pra acontecer atendimentos rápidos, sem enrolações. Nenhum camaquense é burro pra acreditar nas SEMPRE inventadas Desculpas Esfarrapadas! E me desculpem comparar PORTO ALEGRE, com CAMAQUA? Fala sério! Uma cidade grande para uma cidade pequena! Ninguém quer saber como é em Porto Alegre, mas se querem escutar, o HPS de Porto Alegre faz atendimentos rápidos, fiquei dois dias lá,e presenciei atendimentos rápidos, médicos sorridentes, enfermeiros atenciosos, preocuados em ver e atender a todos, dando assistencia as familias. MUITO diferente de Camaquã. Se houver mudanças acredito que o HNSA seja melhor, mas enquanto houver estes absurdos, NUNCA se torna_ra um hospital digno de assistência. O fato é que muitas pessoas reclamam do pronto socorro e COM MUITA RAZAO! Quase 90%, reclama, e se reclamam é porque tem razão. E NAO é porque alguém vem com palavras difíceis, ou artigos de outras cidades, estas enrolações todas que vão CALAR a população! Porque a realidade do pronto socorro é ESTA; Se VOCÊ não Tem DINHEIRO pra ir em um médico Particular, VOCE pode PERDER UMA VISAO, FICAR EM ESTADO GRAVE, que NAO ESTAM SE IMPORTANDO, POIS NAO É COM ELES que esta acontecendo! Mas quando se TEM um conhecido as coisas mudam! Fica a dica! Procurem saber qual é a satisfação em bom atendimento no pronto socorro, que o resultado vai ser ótimo, menos de 10 % de atendimento regular, o restante, péssimo. E chega! A realidade todo mundo SABE!

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  16. Querido.
    Trabalha a oito anos nesta instituição e ainda não vi uma pessoa infartando não ser atendida, uma pessoa com ameaça de AVC não ser atendida, uma Cólica Renal não ser atendido como urgência, um acidentado, ou tudo mais que se caracterize urgência.
    Te convido a pegar seu banquinho e passar um dia conosco e analisar se os casos urgentes são atendidos ou não.
    Agora a bendita " DOR DE BARRIGA" que tanto falamos, é aquele caso "QUERIDO", que a pessoa está com dor de barriga a 4 dias e quando não aguenta mais vem ao P.S, sendo que no 1º dia de sua dor, poderia se deslocar ao Posto de Saúde terminar com a dor. Sabe aquela dor de garganta de uma semana, que quando já não dá nem para falar, vem ao PS. esta também poderia ser tratada no Posto, antes de piorar.
    Sabe no Domingo?? Pois é Domingo, até as 18:00, o PS, esta calmo, ai quando acaba o Futebol ou o Faustão , acredite o Pronto Socorro começa a Bombar. Porque???
    E mais uma fez coloco o porque que teu parente pagou particular. PORQUE O HNSA, não tem plantão Oftalmológico.
    Pessoas com tu, podem receber um atendimento extra, porém vai reclamar. Te aconselho. Quando tu se sentir mal vai pro HPS, que lá o atendimento é 100% e tu não vai precisar esperar, ainda mais se tu disser que é do interior, vai ser atendido na hora.
    Abraço QUERIDO!!!!!

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  17. É p isso que te a pesquisa de satisfação ao cliente la, faça vc mesmo a pesquisa, pedindo p ver os relatorios de todos os meses!

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  18. Por isto o municipio não vai pra frente!!! Sei muito bem o que o hospital tem ou não tem! Conheço pessoas que trabalham lá,e que muitas vezes estão de conversinhas nos corredores,em vez de estar fazendo atendimento. Lamentável! E outra, pra deixar BEM CLARO, o rapaz mencionado na reportagem não tinha condições financeiras, o PRONTO SOCORRO NÂO CONSEGUIU encaminha_lo para PORTO ALEGRE, mandou se VIRAR com um oftalmo PARTICULAR, ainda indicaram um que morava no consultório, que ERA MENTIRA da funcionaria do Pronto socorro, pra se perder TEMPO, coisa que não podia se perder, pois estava com a córnea perfurada. Não enxergava e sentia muita dor. Mas graças a DEUS, o médico PARTICULAR conseguiu encaminha_lo pelo SUS. Agora me diz, Sr Juares, como que o hospital NAO conseguiu encaminha_lo e o oftalmo conseguiu??? Falta de vontade na minha opinião. E NAO Adianta INVENTAR mas coisas, Porque só quem vive este momento sabe oque acontece realmente. Só quem trabalha no hospital fala bem de lá. É um FATO e pronto. Mas que NAO Agiram de maneira correta, NAO
    agiram! Não adianta discutir. E se VC trabalhador do HNSA ficou tão constrangido, querendo se explicar de mil maneiras, é porque sabe que foi errado. Aqui relatamos FATOS que realmente ACONTECEM, NAO PRECISAMOS INVENTAR NADA. É DIREITO NOSSO RECLAMAR DAS COISAS ERRADAS que acontecem em nossa CAMAQUA. Então, NAO precisa mais perder seu tempo, TODO mundo ja SABE a VERDADE! Nao precisa dar explicações,que disto o povo já esta de saco cheio. Valeu entendedor! E este é apenas UM de MUITOS casos. Obrigado Sr Juares por divulgar as denuncias que tem que ser feitas. Fatos que acontecem e que Sempre querem tapar, ou inventar desculpas. Muito obrigado!

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