Na tarde desta quinta-feira (04/08), a Polícia Civil de Camaquã deflagrou uma mega operação denominada “Quebrando a Banca” em combate a exploração de jogos de azar/máquinas caça-níqueis.
A operação sob a coordenação do delegado regional Rudimar de Freitas Rosales, contou com a participação de 14 delegados e mais de 100 policiais civis oriundos de Camaquã, região e das cidades de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande e aproximadamente 20 viaturas.
Através de mandados de busca e apreensão foram vistoriados diversos estabelecimentos comerciais e algumas residências, principalmente na área central da cidade, sendo várias pessoas ligadas a exploração de jogos de azar detidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia de Camaquã, onde responderão a Termos Circunstanciados, uma vez que a prática de jogos de azar é definida na legislação brasileira como Contravenção Penal.
Na operação foram apreendidas 40 máquinas caça-níqueis e equipamentos correlatos, as quais serão enviadas a uma ONG em parceria com o Ministério Público e Inspetoria da Receita Federal em Porto Alegre/RS, que através do projeto Alquimia serão desmontadas e transformadas e computadores para o uso de crianças carentes.
A delegada Vivian Sander Duarte, titular da Delegacia de Polícia de Camaquã ressaltou que outras operações deste tipo serão deflagradas em Camaquã, haja vista a viabilidade de destino das máquinas, pois o maior problema era como guardar este material apreendido.
Projeto Alquimia
O Projeto Alquimia iniciou em 17 de julho de 2008, data em que o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul firmou Termo de Cooperação com o Centro Social Marista – CESMAR, visando ao reaproveitamento de componentes eletrônicos e demais materiais (madeira, vidro, metais) retirados das máquinas “caça-níqueis” apreendidas em operações desencadeadas pela Força-Tarefa de Combate aos Jogos Ilícitos. O objetivo do projeto é assegurar uma destinação ambiental adequada às máquinas apreendidas, com aproveitamento integral dos componentes, ao mesmo tempo em que se viabiliza a inclusão social, por intermédio do Programa Socioambiental de Recondicionamento e Reciclagem. No processo de reaproveitamento e de reciclagem de bens, a inclusão social é realizada com a participação de jovens em situação de risco social (jovem aprendiz), dependentes químicos em fase de reabilitação (laborterapia) e apenados. Com isto, é possível a capacitação profissional dessas pessoas, nas mais diferentes oficinas do Projeto (informática- hardware e software, marcenaria e serralheria). Em Porto Alegre, são também parceiras do Projeto Alquimia a Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões e o Programa de Auxílio ao Toxicômano-PACTO. Atualmente o Projeto encontra-se em fase de implantação de núcleos regionais nas principais comarcas do Estado.
Contato
Endereço: Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, n.º 80, Torre Norte, 13º andar, Bairro Praia de Belas , Porto Alegre – RS CEP: 90050-190
E-mail: alquimia@mp.rs.gov.br
Telefone: (51) 3295-1022
EXCELENTE AÇÃO DOS ORGÃOS REPRESSORES DAS CONTRAVENÇÕES. A POLICIA QUANDO QUER, EM PARCERIA COM O MP FAZ ACONTECER. SÓ NÃO ENTENDO PORQUE NÃO COMBATEM A PIRATARIA EM UM MODO GERAL. ISTO TAMBÉM TEM MUITAS FACETAS POR TRAZ. É UM CRIME DE MAIO MONTA, PRODUZ DESEMPREGO, SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS E QUEBRA DE MUITOS ESTABELECIMENTOS LEGALMENTE ESTABELECIDOS. QUE PENA. NÃO ENTENDEMOS ESTE PODER PARALELO DO CRIME. E APOLICIA AQUI DE CAMAQUÃ NÃO FAZ NADA.
ResponderExcluirQUERIAMOS UMA AÇÃO ASSIM CONTRA A PIRATARIA DE FILMES. TODO MUNDO VENDE A CÉU ABERTO, TEM GENTE NA RUA, NOS BARES, NO COMERCIO OS CENTROS DE COMPRA, CAMELÔ. TUDO. E AS LOCADORAS MAL PODEM PAGAR O ALUGUEL. ISTO SIM É CRIME.
ResponderExcluirAS LOCADORAS DE CAMAQUÃ ESPERAM UMA AÇÃO ASSIM A MUITO TEMPO. JÁ PEDIMOS A AÇÃO DO MINISTÉRIO PUBLICO, DA POLICIA CIVIL E TIVEMOS AUDIENCIA COM O PREFEITO E SECRETÁRIOS DA A´REA. FICAM DE VER O QUE PODEM FAZER E NADA ACONTECE. HOJE ATÉ AS ESCOLAS PASSAM FILMES PIRATAS. HÁ CASOS DE FILMES QUE AINDA NEM CHEGARAM NAS LOCADORAS. QUE TIPO DE EDUCAÇÃO PASSAM A NOSSOS FILHOS.
ResponderExcluirEspero que eles tambem façam uma operação "Capitão Gancho" recolhendo os DVS pirateados que andam por toda a cidade é uma vergonha tem vendendor ambulante em cada esquina vendendo essa porcaria de dvd pirata... espero q as autoridades competentes façam alguma coisa URGENTE
ResponderExcluirinfelizmente poderiam ter pegados muito mais, mas sempre tem algum policial que da informação para os donos de caça níquel,tem que mudar isso!! é triste!!
ResponderExcluirA ação foi importante para banir esse tipo de pratica em que as pessoas muitas vezes iludidas jogam tudo o que tem de dinheiro nessas máquina. Porém é importante ver a questão de que como alguem ai já disse sempre tem alguem sendo avisado pela propria policia, outra coisa é o projeto do que fazer com esse "lixo eletrônico" é muito bonito arrumar computador para os carentes e o que fazem com os "noteiros"....espero que não os vendam para novas máquinas como já aconteceu em outras ocasiões de apreensão desse tipo de máquina, pois o mesmo corrupto que avisa da ação policial pode ser o corrupto que ajuda a distribuir esses equipamentos e manter em atividade.
ResponderExcluirPARABENS JUAREZ PELO TEU BLOG. FAÇO DELE UM CANAL DIARIO DE INFORMAÇÃO, ESTÁ MUITO BEM ELABORADO, BEM VARIADO E IMPARCIAL. VEJO QUE O POVO ACHOU UM CANAL PARA DESABAFAR, PARA BOTAREM A BOCA NO TROMBONE.AÇÕES COMO FOI FEITO COM OS CAÇA NIQUEIS, DEVERIAM SER CONSTANTE CONTRA OS TRAFICANTES, PEQUENOS E MÉDIOS. HOJE HÁ ASSALTO TODA A HORA, POR VICIADOS E DEPENDENTES DE DROGAS, EM BUSCA DE GRANA PARA COMPRAR A DROGA. ESTAMOS À MERCÊ DESTE CRIME. A PIRATARIA TAMBÉM É UMA COISA DANOSA, GRAVE E PERVERSA. FAZ UM MAL DANADO A TODA UMA CADEIA COMERCIAL E DE SERVIÇO. ESPERO QUE AuTORIDADES LEIAM E PENSEM UM POUCO NO QUE ESTÁ ACONTECENDO NESTA TERRAM SEM LEI. UM ABRAÇO. TEU AMIGO ´´DE ABREU´´
ResponderExcluirMUITO BOA A OPERAÇÃO... PENA QUE A INFORMAÇÃO VAZOU E VARIOS CASAS ESTAVAM VAZIAS POIS FORAM RETIRADAS AS MAQUINAS NA NOITE ANTERIOR A OPERAÇÃO.
ResponderExcluirAINDA DAVAM RIZADA DOS POLICIAIS IDIOTAS QUE FORAM LA PARA PEGAR ALGUMA COISA E DERAM COM SALAS VAZIAS...(ALI NA JULIO MESMO... OS SEGURANÇAS DAS SALAS DE JOGOS ESTAVAM DANDO RIZADA DA POLICIA POR DAR COM AS SALAS VAZIAS)
QUE VERGONHA... PROPRIOS POLICIAIS ENTREGANDO E COMPROMETENDO A OPERAÇÃO...
ANTES DE UMA OPERAÇÃO DESTAS TEM QUE PEGAR ESSE POLICIAL QUE VAZOU A OPERAÇÃO...
A mega sena está aí dando prêmios para laranjas
ResponderExcluirem cada estado hehehehe
se esses jogo tivesem sido legalizado não teria
corrupição .
estaria gerando milhares de empregos
mas a estoria por traz deste caça niqueis é bem diferente do que vcs imaginam.
Parabens mesmo Juarez,nao consigo comecar a trabalhar sem antes ler as noticias no teu blogue...e como se fosse um vicio...muito bom mesmo,sou sua fa...Muito sucesso sempre
ResponderExcluir