sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Guarany de Camaquã bate o Brasil de Pelotas e avança na tabela

A tarde desta quinta-feira (15/09), foi uma das mais tristes tardes na vida de todos os Xavantes. Alguns jogadores e comissão técnica a beira do campo, no estádio Cel Sílvio Luiz, em Camaquã/RS, para enfrentar o Guarany de Camaquã pela 1ª rodada do returno da Copa Dra Laci Ughini 2011, estavam muito apreensivos e ansiosos. O relógio marcava aproximadamente 14h40min quando chegou a notícia em campo; Brasil de Pelotas é punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por escalar o lateral direito Cláudio de maneira irregular no jogo contra o Santo André e perde seis pontos no Campeonato Brasileiro série C, com isto é automática e antecipadamente rebaixado para a série D (quarta divisão) do futebol brasileiro. Escureceu tudo, honestamente não era motivo de alegria para ninguém (acho que até para os rivais mais radicais) ver a tristeza estampada no rosto daqueles profissionais e dirigentes, tinha jogador que chorava copiosamente e outras pessoas ligadas ao futebol do Brasil que demonstravam descontentamento com o presidente da FGF, Francisco Noveletto, por não tentar reverter este quadro junto ao STJD.

Os jogadores Xavantes ao entrarem em campo para o início da partida, bem que a torcida local tentou vaiá-los, mas foi muito pouco, acredito que no fundo até eles estavam solidários para com a equipe do Brasil de Pelotas, este tipo de sentimento contagia todo mundo.

 Exatamente às 15h30min começou o jogo; Guarany de Camaquã x Brasil de Pelotas. Totalmente abalado pela notícia dos tribunais o time Xavante não tinha cabeça para enfrentar o Alvi-Azul, e um pouco desanimado jogava na marcação, em cima do erro do adversário.

Torcida desanimada do Brasil de Pelotas
Somente após a metade do primeiro tempo é que o Xavante começou a reagir. Aos 25 minutos, Rafael Xavier recebeu no bico da grande área, emendou para o gol e errou o alvo por milímetros. Cinco minutos mais tarde, depois de uma jogada muito bem transada por Athos e Luiz Carlos, Cláudio foi lançado pela direita, bateu cruzado e parou em uma excelente defesa de Júlio César, que evitou a abertura do placar antes do intervalo.


Comemoração da torcida no final do jogo
No segundo tempo, o técnico Sérgio Ramirez tentou mudar o panorama da partida, colocando Guilherme no lugar de Miguel. Mas as bruxas rondavam os rubro-negros, e logo em seguida João Emir deu uma chegada mais forte no adversário e foi expulso, logo aos seis minutos. Para piorar, o atacante Rafael Xavier sofreu uma lesão no tornozelo e também teve que sair mais cedo. Wilson foi para o jogo. 

Com vantagem numérica em campo, o Bugre passou a pressionar, até que chegou à vitória, conquistada na marca dos 34 minutos e 30 segundos. A jogada começou com Boiadeiro, que chutou em cima da zaga Xavante. Na sequência, a bola sobrou fora da grande área e o volante Júlio Machado chegou batendo forte e rasteiro, no canto direito de Fabiano, para fazer o único gol da partida.


O próximo compromisso do Guarany esta marcado provisoriamente para o dia 21/09, quarta-feira, às 15h em Santana do Livramento contra o 14 de Julho. Já o Brasil tem jogo no domingo (18/09) em Pelotas contra o Santo André pelo campeonato brasileiro série C. Joga para cumprir tabela, pois já está rebaixado.

Mesmo o jogo sendo em pleno horário comercial o torcedor alvi-azul compareceu em bom número, já do lado do xavante tinha 13 torcedores.

Com este resultado o Guarany de Camaquã sobe para 09 pontos em 07 jogos, ficando temporariamente em 5º lugar. Já o Brasil de Pelotas cai para o 4ª lugar, com 09 pontos em 07 jogos, perdendo a posição justamente para seu arquirival Pelotas, que venceu o São Paulo por 2 a 0 e vai a 10 pontos em 07 jogos.

Ficha técnica

Guarany de Camaquã: 1. Júlio César; 2. Gustavo, 3. Alan Delon, 4. Evandro e 6. Clayton; 5. Júlio Machado , 8. Luciano Corrêa (depois 15. Douglas Alemão), 7. Júnior (depois 16. Vinícius Sampaio) e 9. Delmer; 10. Altieri (depois 17. Thiago Boaideiro) e 11. Esquerdinha
Reservas que não entraram no jogo: 12. Jean Alves, 13. Alex Silveira, 14. Heberson e 18. Henrique.

Técnico: Marcão
 
Brasil de Pelotas: 1. Fabiano; 2. Cláudio, 3. Júnior Carvalho, 4. Vinícius e 6. Kim (depois 17. Gleisson); 5. Neto, 7. João Emir, 8. Miguel (depois 16. Guilherme) e 10. Athos; 9. Luiz Carlos e 11. Rafael Xavier (depois 14. Wilson).
Reservas que não entraram no jogo: 12. Luciano, 13. Thiago Matos, 15. Douglas e 18. Jone.

Técnico: Sérgio Ramirez

Gols: Júlio Machado aos 34 minutos e 30 segundos do 2º tempo para o Guarany de Camaquã.

Cartão amarelo: Guarany de Camaquã= Luciano Corrêa, Esquerdinha e Douglas Alemão. Brasil de Pelotas= Vinícius, Kim, João Emir (2x) e Gleisson.

Cartão vermelho: Brasil de Pelotas= João Emir (dois amarelos).

Árbitro: Éder Zanella
 Auxiliares: Aldoíno Mocelin e José Luís Cardoso da Silva (trio de Porto Alegre/RS).

Delegado da partida: Jéferson Blumberg

Local: Estádio Cel Sílvio Luiz
Cidade: Camaquã/RS
Horário: 15:30 h
Jogo: Guarany de Camaquã 1 x 0 Brasil de Pelotas


Outros resultados de quinta-feira (15/09):

Santo Ângelo 0x1 Caxias 
Pelotas 2x0 São Paulo-RG

Fotos: Juares da Luz

Um comentário: